Autoestima, saiba como ter e a importância para o bem estar

Ao redor do mundo, um dos maiores problemas, principalmente no cenário feminino, é a falta de autoestima na população.

Seja por medo ou ansiedade ou por conta de traumas no passado, uma pergunta que muitas pessoas fazem é como ter autoestima melhor, sendo que isso parece ser um enorme desafio a alcançar.

A verdade é que nem sempre saber como ter autoestima é um processo fácil.

A questão de como ter autoestima alta apenas aumentou nos últimos anos. Com o período de isolamento, muitas pessoas foram forçadas a refletir sobre si mesmas e seus maneirismos, assim como seus pontos mais fracos e medos.

A autoestima alta se tornou algo incomum na população brasileira, tendo em vista que isso pode ser causado por diversas razões.

O primeiro passo para saber como melhorar a autoestima seria entender o que causa uma autoestima baixa. Isso pode variar completamente entre indivíduos, portanto, vale lembrar que o que será citado são apenas alguns exemplos que uma pessoa pode levar em conta para entender seus sentimentos de angústia sobre si mesmo.

O que causa a baixa autoestima?

Em 2021, o Brasil é o país com a maior taxa de pessoas ansiosas no mundo, o que se liga diretamente com a quantidade de falta de autoestima na população.

Não saber como ter autoestima melhor é um dos fatores que causa ansiedade, depressão e até pode desenvolver transtornos ainda mais graves se não for resolvido a longo prazo. Por isso, é de extrema importância saber como ter autoestima.

Não é possível declarar que há apenas uma ou duas razões para uma autoestima baixa. Isso pode variar de indivíduo para indivíduo, além de que existem casos onde múltiplas razões estão em jogo. As principais razões para uma autoestima baixa, normalmente, são as seguintes:

  • A ocorrência de bullying ou chacota durante período escolar da vida de uma pessoa;
  • Trauma relacionado a abuso, seja por parente, amigo ou desconhecido;
  • Falta de confiança em si mesmo;
  • Falta de ambição;
  • Falta de objetivos;
  • Constante comparação com outros indivíduos;
  • Ambiente de trabalho ou familiar tóxico.

Existem outras razões para a baixa autoestima das pessoas, mas é certo que essas englobam várias delas. Muitas vezes, a mistura dessas razões pode levar alguém até mesmo odiar-se e agravar o caso, podendo levar até ao suicídio caso não haja nenhuma fonte de suporte ou ajuda confiável.

Além disso, querer o corpo perfeito, por exemplo, é um dos principais fatores entre as mulheres com baixa autoestima.

Dicas de como ter autoestima

Sabendo que as razões de alguém poder sofrer com a autoestima baixa, é possível entrar no assunto de como ter autoestima melhor e como trabalhar para alcançar esse objetivo.

Saber algumas dicas essenciais sobre autoestima é algo que todos devem ter para poder lidar com seus sentimentos negativos de forma saudável, não se agarrando em maus hábitos para poder se sentir melhor.

Entre as pessoas com baixa autoestima, mais de 49% são mulheres. Isso demonstra que, de certa forma, o sexo feminino sofre com situações de descaso mais do que o sexo masculino dentro da sociedade, o que leva muitas mulheres as terem ansiedade, depressão e baixa autoestima em maior número.

Entender como ter autoestima melhor é o primeiro passo para se sentir bem consigo mesmo.

Trabalhe a si mesmo

O autoconhecimento é o ponto chave para ter uma melhor autoestima. Uma pessoa que busca o autoconhecimento pode reconhecer quem ela mesmo é, quais seus objetivos, medos, desejos e muito mais, sem vergonha de admitir nenhum deles e reconhecendo que ela é um humano como todos os outros.

O autoconhecimento ajuda para que uma pessoa possa reconhecer seus erros e também suas vitórias de forma mais clara, auxiliando em uma autoestima melhor no dia-a-dia.

Isso pode ser feito por meio de textos pessoais em um diário ou meditação, por exemplo.

Vista-se como gosta

Após uma sessão de autoconhecimento, uma mulher pode apostar em comprar Roupas femininas, por exemplo, que se encaixam naquilo que ela realmente é.

Se vestir da forma que quer, apresentando-se para o mundo da forma que realmente é, sempre foi uma das melhores maneiras de permitir uma melhor autoestima no dia-a-dia.

A apresentação de alguém é algo extremamente pessoal e diretamente ligado em seus sentimentos e personalidade.

Aposte na terapia

Mesmo que o autoconhecimento e amor próprio possam ser alcançados por meio de exercícios caseiros, a terapia é algo assistido por um profissional da área e pode ser a opção ideal para quem sofre de autoestima extremamente baixa.

Em casos onde a autoestima está ajudando a desenvolver depressão, ansiedade ou outros transtornos, principalmente, a busca por terapia é extremamente necessária.

Tenha objetivos

Ter objetivos claros na vida, como ter uma casa, independencia, ter um novo emprego ou buscar uma formação superior ou até mesmo conseguir viajar para um local desejado, são todos objetivos que podem dar um novo ar e novos sentimentos para uma pessoa se sentir mais feliz consigo mesmo e poder parar de se questionar como ter autoestima melhor.

Autoestima