Quais são as principais diferenças entre os sistemas operacionais Windows, Mac e Linux

Quais são as principais diferenças entre os sistemas operacionais Windows, Mac e Linux?

É fato que o mundo da tecnologia revolucionou nossa forma de ver e viver o mundo. E com avanços tão significativos, alguns sistemas operacionais para computadores foram se desenvolvendo e se destacando ao longo do tempo.

Podemos contar hoje com três principais sistemas operacionais que possuem majoritariedade no domínio das máquinas e possuem semelhanças e diferenças.

Neste artigo iremos apontar quais são as principais diferenças entre os sistemas operacionais Windows, Mac e Linux, para você que tem interesse e curiosidade no assunto.

Os sistemas operacionais e sua funcionalidade

Não há outro meio de os computadores funcionarem se não através de sistemas operacionais. São eles quem ditam a forma como esta máquina irá se comportar e quais serão suas habilidades, características, possibilidades de uso e afins.

Os três sistemas apontados acima são os que mais se destacaram e são os principais representantes comerciais no mundo dos computadores, cada qual desenvolvido por uma empresa de tecnologia.

Nem sempre foi fácil lidar e saber manuseá-los, mas com a tecnologia cumprindo papéis tão fundamentais no nosso cotidiano, algumas empresas como a Green Tecnologia se dedicam a ministrar cursos que facilitam o uso e o acesso a esses avanços.

Quais são as principais diferenças entre os sistemas operacionais Windows, Mac e Linux? Veja agora

Dentre os representantes comerciais ativos no mercado atualmente estão os três principais sistemas operacionais: Windows, desenvolvido pela empresa Microsoft, Mac, criado pela empresa Apple, e o Linux, pertencente à empresa Linus Torvalds.

Veja a seguir quais são suas particularidades e principais diferenças.

Windows

O sistema operacional Windows foi criado pela Microsoft em 20 de novembro de 1985, em resposta ao interesse cada vez maior em interfaces gráficas de usuário da época.

Portanto, o Windows é o sistema operacional cuja interface gráfica é multitarefa, ou seja, com ele é possível trabalhar em vários programas de forma simultânea.

Em suas versões iniciais, o Windows era utilizado apenas como um ambiente operacional, mas a partir do Windows 95 passou a incorporar novos recursos até chegar ao que é hoje, um dos sistemas operacionais mais populares e utilizados no mundo.

Algumas das quais são as principais diferenças entre os sistemas operacionais Windows, Mac e Linux é que o Windows proporciona facilidade de uso e está a muito mais tempo no mercado da tecnologia, passando credibilidade e segurança aos usuários, além de possuir mais aplicativos disponíveis compatíveis com o sistema.

Algumas das consequências de ser tão popular é que o Windows acaba se tornando alvo de hackers, o que faz do sistema um dos mais vulneráveis a ataques de vírus e malwares.

Mac

O sistema operacional Mac OS, desenvolvido pela empresa Apple, foi lançado em 24 de março de 2001, pensado exclusivamente para computadores Mac, e é o segundo sistema operacional mais utilizado em todo o mundo.

O sistema ainda não é muito popular no Brasil, mas é o sistema mais estável dentre as opções que possuímos hoje. A dificuldade é que para usufruir do sistema operacional Mac o usuário precisa indispensavelmente possuir um computador cuja marca seja a mesma da criadora do sistema, a Apple Inc.

O Mac OS é um sistema de uso bastante simples, o que permite que os usuários desenvolvam suas tarefas com praticidade e facilidade.

Na hora de saber quais são as principais diferenças entre os sistemas operacionais Windows, Mac e Linux é que o Mac possui uma maneira mais preocupada de lidar com o gerenciamento de programas.

Ao contrário do Windows, que fecha todas as abas completamente ao clicar no “X” no canto superior direito da tela, o Mac os deixa sempre funcionando em segundo plano para que o usuário não perca o que estava fazendo caso clique o “X” acidentalmente, consumindo o mínimo de energia e memória para isso.

O sistema operacional Mac ainda possui captura fácil de tela, pois possui comandos próprios para executar o print. É possível capturar todo o desktop, somente a janela que está ativa no momento ou uma área selecionada pelo usuário com o mouse.

Após isso, o sistema ainda permite que o usuário adicione a imagem capturada à área de trabalho sem precisar perder tempo salvando essa captura, quando o Windows só permite isso com uso de alguns apps.

Linux

O Linux é o sistema operacional conhecido como sistema livre, e vem alcançando expressividade no número de usuários graças à suas muitas variedades e possibilidades de alteração.

O sistema operacional, diferente do Windows e do Mac, é um sistema gratuito, criado pela empresa Linus Torvalds em 1991.

Algumas das quais são as principais diferenças entre os sistemas operacionais Windows, Mac e Linux é que o Linux pode operar diferentes aparelhos eletrônicos, como celulares, tablets, urnas eletrônicas, relógios e até aeronaves.

Mas por não ser ainda tão popular, os usuários podem encontrar algumas dificuldades. Uma vantagem bastante significativa no uso do Linux é a segurança, pois o sistema não é o grande foco de hackers, e possui uma rede de usuários ativos, que detectam facilmente qualquer imperfeição no funcionamento do sistema.

Se sua dúvida era quais são as principais diferenças entre os sistemas operacionais Windows, Mac e Linux, esperamos ter esclarecido para você.

Compartilhe com seus amigos e comente conosco quais desses sistemas você já utilizou e qual sua principal vantagem.