escritório de contabilidade

Quais são os serviços de um escritório de contabilidade?

Todo gestor já ouviu falar de ao menos um escritório de contabilidade, porém poucos sabem enumerar quais são os tipos de serviços realizados por essas empresas especializadas no complexo sistema tributário brasileiro.

Justamente por não entenderem quais são os serviços realizados, muitos gestores acreditam que o trabalho de uma contabilidade é facultativo. Este é um terrível engano que pode gerar prejuízos enormes à empresa.

Para que você entenda quais são os serviços executados por um escritório de contabilidade, hoje nós preparamos um artigo completo que reúne as soluções contábeis mais procuradas por pequenas e médias empresas!

Quais são os serviços de um escritório de contabilidade?

Um escritório de contabilidade presta os mais variados serviços. Em comum, todos eles buscam encontrar o melhor equilíbrio fiscal para o seu negócio, seja através do planejamento tributário, da gestão de contas a pagar ou de assessorias especializadas.

Para entender e saber como os escritórios contábeis ajudam o seu negócio, veja abaixo os principais serviços que um escritório contábil realiza!

1. Escrituração Tributária

Não é novidade para ninguém que o sistema tributário brasileiro é complexo. Entre tantas taxas e obrigações fiscais, há ainda a necessidade de registrar e acompanhar valores a receber e contas a pagar.

Justamente por isso, muitos escritórios realizam o serviço de escrituração, isto é, colocam no papel todas informações fiscais pertinentes à empresa. Na prática, este serviço fica responsável por:

  • Balanço patrimonial;
  • Balancete;
  • Apuração de tributos;
  • Conciliação financeira;
  • Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE).

Vale destacar que este serviço também realiza a gestão de todas as guias de impostos, como o ICMS e o ISS, populares por confundirem pequenas e médias empresas.

2. Abertura e encerramento de empresa

Outro serviço igualmente popular é a abertura e encerramento de empresas. Por mais que pareça fácil, a abertura de empresa deve ser precisa e bastante atenta à Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).

Do mesmo modo, o encerramento de qualquer empresa pode sofrer com consequências inesperadas visto que não segue o protocolo de desativação. Inclusive, empresas onde a responsabilidade é limitada, os danos impactam diretamente no CPF dos sócios.

Justamente por isso, tanto o processo de abertura quanto encerramento deve ser guiado por um escritório de contabilidade comprometido e focado nos ganhos através do planejamento tributário assertivo.

3. Assessoria de planejamento tributário

O planejamento tributário é uma tarefa que gera economia e uma série de vantagens à empresa. Ainda assim, poucos conhecem ou têm este importante serviço como aliado.

Na prática, o planejamento tributário realiza a elisão fiscal, isto é, a economia no pagamento de taxas e impostos a partir de práticas legais. Seja a partir do adiamento de contas, redução de multas e até da diminuição de renda da empresa, todas as ações colocadas em prática buscam a redução das taxas.

A partir de tantas práticas implementadas, o negócio alcança uma redução real dos impostos pagos. E com a maior economia, ele consegue alocar os novos recursos ou até expandir os serviços contábeis.

4. Emissão de certidões

Ao buscar novas linhas de crédito e empréstimo, todo gestor fica confuso diante tantos requerimentos obrigatórios. Felizmente, todas as certidões pedidas são facilmente emitidas quando um escritório contábil está ao lado da empresa.

Em geral, as emissões mais comuns são de Certidão Negativa de Débitos, porém há outras formas menos convencionais que podem ser obrigatórias de acordo com o banco e outras entidades.

A melhor maneira para evitar qualquer tipo de dor de cabeça é contar com o apoio especializado. Assim, ao invés de se assustar, você consegue ser direcionado e saber o que precisa ser feito.

5. Regularização das obrigações tributárias

Ao longo dos anos, muitas empresas esquecem de lidar com as obrigações fiscais e criam taxações que comprometem o desempenho e o acesso à crédito do negócio. Por sorte, o escritório de contabilidade realiza a regularização das obrigações de uma empresa.

Popularmente conhecidas como obrigações acessórias, muitos documentos devem ser entregues ao longo do ano. No caso de pequenas e médias empresas, a quantidade pode até assustar.

Entre tantos exemplos, as obrigações que mais têm peso estão relacionadas ao Simples Nacional, modalidade popular por facilitar a gestão de taxas e impostos para PMEs.

O DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) e o DCTF (Declaração de Débitos Tributários Federais) estão entre os mais confusos. Isso acontece porque cada protocolo muda de acordo com a opção escolhida dentro do simples nacional.Ainda assim, há outras obrigações que acontecem ao longo do ano, como a Declaração de Imposto Retido na Fonte (DIRF) e a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).