Cresce o números de brasileiros que assistem filmes e séries pelo celular

Os brasileiros estão assistindo cada vez mais filmes e séries pelo celular. O hábito está se tornando muito comum e o mercado de audiovisual tem realizado uma série de adaptações para garantir uma fatia desse bolo que é a oferta de vídeos on demand e a diversão por streaming.

Dados da pesquisa Video Viewers, realizada pela Provokers sob encomenda do Google, apontam que o consumo de vídeos on-line pelos brasileiros subiu 165% nos últimos cinco anos, enquanto a procura pela TV expandiu 24% no mesmo período.

O levantamento foi divulgado em setembro de 2019, durante a Youtube Brandcast, evento de tecnologia específico para o setor audiovisual.

O dado pode ser cruzado com o crescimento do número de dispositivos móveis nas mãos dos brasileiros. A 30ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, divulgada em abril pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP) projeta que, até o final de 2019, 420 milhões de aparelhos digitais como smartphones, computadores, notebooks e tablets estarão ativos no Brasil. Deste total, 230 milhões são celulares.

Não é a toa que canais de TV por assinatura quanto as operadoras de TV a cabo buscam o mercado de streaming apostando em suas próprias plataformas digitais para oferecer o melhor conteúdo, em termos de programação e de qualidade de imagem, no celular.

Um dos exemplos é a Sky TV, que conta com o Directv GO, uma plataforma e aplicativo on-line onde é possível assistir a todo o conteúdo da TV por assinatura.

O público infantil é ainda mais engajado nas plataformas on-line. A pesquisa TIC Kids Online Brasil 2018 revela que 83% do público infanto-juvenil que usa internet assiste a programação audiovisual on-line.

Segundo o levantamento divulgado em setembro de 2019, crianças e adolescentes usam o celular mais para vídeos, programas, séries e filmes do que para enviar mensagens instantâneas.

O estudo foi realizado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) a pedido do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Diante de tal crescimento, é importante garantir a segurança na internet. Sites que prometem filmes e séries gratuitos devem sempre ser encarados com desconfiança.

Muitos deles estão repletos de armadilhas como vírus e malwares que podem causar dano em celulares, tablets, computadores, servidores e até redes inteiras com apenas um clique.

Além disso, sites mal intencionados podem armazenar dados do usuário que pode ficar vulnerável, dependendo do certificado de segurança do site.

Por isso, a melhor maneira de assistir vídeos e séries pelo celular é contratando serviços confiáveis de streaming que já estejam estabelecidos no mercado.

Diante da grande oferta de conteúdo que oferecem, o valor das mensalidades costumam ser razoáveis e, quem já tem TV por assinatura em casa, pode ter acesso às várias plataformas disponibilizadas por cada canal.

Claro que, para assistir vídeos e séries pelo celular, é preciso ter uma boa internet em casa. Arquivos audiovisuais consomem muita franquia do pacote de dados, portanto estar conectado ao wi-fi é a melhor maneira de aproveitar os vídeos.

Além disso, a conectividade precisa ser adequada. A Sky Banda Larga oferece internet robusta e estável para garantir que a diversão não será interrompida.

Cresce o números de brasileiros que assistem filmes e séries pelo celular