Como montar um negócio

Como Montar um Negócio em 2022?

Se você por alguma razão quer saber como montar um negócio em 2022, hoje vou falar algumas dicas importantes para você seguir.

As pesquisas têm mostrado que a quantidade de novas empresas está aumentando bastante, e durante a pandemia esse número deu um salto.

Algumas pessoas perceberam que já nem é tão seguro depender apenas de um emprego de carteira assinada. Outras por necessidade ou por estarem sem emprego, querem montar um negócio em 2022, mesmo que seja para vender apenas coisas simples e baratas.

Mas como montar um negócio em 2022 de forma correta? por onde você deve começar? ou quais fatores é preciso avaliar?

São muitas questões e dúvidas que surgem na hora de começar um negócio. No entanto, é importante ter os pés no chão, para não ter prejuízos.

Como Montar um Negócio?

Seja qual for o motivo para você querer montar um negócio em 2022, você precisa seguir esses passos, pois eles são de extrema importância.

1. Comece Fazendo Uma Pesquisa

Se você já tem algum tipo de negócio em mente, ainda é necessário estudar a ideia e a realidade. Agora, se você não sabe o que comercializar, na internet tem muito conteúdo bom com muitas opções de negócios que não precisam de muito investimento.

Decidiu sobre o que montar? Então, agora é hora de comparar se a sua ideia condiz com a realidade.

Veja se a sua ideia tem potencial de sucesso, por isso antes de executar será necessário fazer uma validação.

Essa etapa pode ser umas das mais chatas, porém pode evitar grandes desastres.

Uma das características de negócios que apesar de terem começado pequeno cresceram, é que eles sempre buscam resolver problemas de um público, realizam desejos ou oferecem algo que de fato aquele mercado precisa. Por isso, foque nessas questões.

Mas como descobrir essas características? Bom, existem muitas maneiras, mas podemos citar as redes sociais, com questionários ou até mesmo pesquisando boca a boca.

Essa validação será importante para que você saiba:

  • Quem precisa do seu negócio?
  • Existe uma real necessidade pelo que você vende?
  • Quem são seus concorrentes?
  • Como é a competição com esses concorrentes?
  • Como seu negócio se estabelecerá nesse mercado?

Realmente, você precisa responder essas questões para si mesmo. Começar um negócio de forma consciente faz toda diferença.

2. Faça seu Plano de Negócio

Fazer um plano de negócio é essencial, pois com ele você consegue entender, de forma bem prática, por onde começar e como crescer sua empresa. Com ele fica bem mais prático tornar sua ideia em realidade.

O plano de negócio faz toda diferença e te orientará durante todas as fases do seu negócio, por isso, podemos afirmar que ele será útil desde a inicialização até o crescimento.

Existem vários tipos de planos de negócios e eles mudam de acordo com o formato da sua empresa.

Coloque em seu plano informações como quanto você tem para investimento inicial, qual será o capital de giro, como você pretende estar em determinado período após a abertura do negócio e etc.

3. Cuidado com as Finanças

Falhar no planejamento financeiro pode render grandes desafios.

Existem muitos pequenos negócios que dão para começar com pouco investimento.

No entanto, tem alguns que o lucro pode ser mais demorado, então em alguns casos é necessário ter um capital para manutenção e possíveis imprevistos.

Então, para ter clareza de suas despesas, faça uma planilha e coloque todos os custos necessários para iniciar seu negócio. Portanto, não esqueça nada, coloque os equipamentos, aluguel, matéria prima, conta de água, energia e etc.

Essas despesas dependem bastante do tipo de negócio, por isso adeque a sua realidade.

Com essas informações, caso sua intenção seja pegar um financiamento, você consegue ter um valor exato de quanto precisará.

Faça uma projeção para curto, médio e longo prazo, pois em alguns negócios o lucro costuma demorar mais.

4. Será Preciso ter uma Estrutura Comercial?

Alguns tipos de negócios dão para começar em casa, mas outros é preciso ter uma estrutura comercial, se esse for o seu caso veja o que observar.

Como no início de negócio normalmente não tem muitos clientes ou lucros, monte uma estrutura pequena e em seu plano de negócio você estipula uma data para montar algo maior.

No entanto, se você tiver condição comece com uma estrutura comercial que suporte mais clientes e que seja adequada por um período maior.

Existem negócios que são de pequeno, médio e grande porte, em qual desses o seu projeto se encaixa? Faça uma análise e veja qual a melhor estrutura.

5. Defina e Registre o Nome do seu Negócio

Sem sombra de dúvidas o nome do seu negócio tem o poder de marcar a vida do seu público, por isso escolha com carinho.

Mas antes de registrar o nome, é necessário que você verifique se já existe um nome registrado, inclusive o domínio para sites.

Pois por mais que no início você não tenha um site, com certeza você terá que providenciar um, e para isso será preciso ter um domínio.

6. Licenças e Permissões

A maioria dos negócios convive com as papeladas, isso faz parte do processo. Se isso se aplica ao seu projeto, existem as licenças e autorizações necessárias para cada tipo de negócio. Isso também depende da localização do seu negócio.

Como por exemplo, um negócio alimentício precisa de licenças diferentes das de uma oficina de carro.

Seguindo essa linha de raciocínio, você vai pesquisar quais tipos de licenças e autorizações são necessárias para colocar sua empresa para funcionar.

7. Fique Atento e Tenha um Sistema de Contabilidade

Ter um sistema de contabilidade é fundamental e evita problemas com o governo, clientes e até com funcionários.

Esse sistema de contabilidade ajuda em questões como folha de pagamento, definir tarifas, estabelecer preços, pagar impostos e etc.

Em alguns casos compensa ao invés de ter um sistema de contabilidade você fazer um contrato com um contador. Nesse caso, você deve ver qual compensa mais para o seu negócio.

8. Escolha e Treine a Sua Equipe

Se o seu negócio for precisar de colaboradores, agora é o momento de iniciar o processo de seleção.

Então, agora que você já sabe quantos funcionários serão necessários e para quais funções, comece as entrevistas.

Depois da seleção e contratos, dedique um tempo para treinar seu pessoal e deixar bem claro como é para executar o serviço.

Fique sempre atento ao tipo de contrato e aos direitos dos funcionários, causas trabalhistas podem render muita dor de cabeça.

9. Divulgue sua empresa

Depois de avaliar e passar por todas essas etapas, chegou a hora de investir tempo e dinheiro para atrair seus clientes.

Existem muitas maneiras de promover seu negócio, no entanto sugiro que use a internet, pois além de ter um grande alcance o custo pode ser baixo e você consegue segmentar seu público alvo. Mas, sempre promova seu negócio em lugares onde seu público está.

Evidencia o diferencial da sua empresa e foque em montar como ela pode ajudar as pessoas.

Conclusão de Sobre como Montar um Negócio de 2022

Agora você já sabe os passos fundamentais para Montar um Negócio? Eles fazem uma grande diferença, e quando feita de forma correta traz grandes resultados.

Por isso, a minha dica é não pule etapas. Mesmo que demore mais para conseguir montar seu negócio, é necessário fazer tudo da forma correta.