gamers

Panorama dos hábitos dos gamers no Brasil: veja como está o mercado

Comunidade gamer está mudando formas de consumo online e físico.

Se o hábito de jogar videogame já foi visto anteriormente como algo isolado, a chegada da geração millennial e Z ao mercado de consumo mudou essa realidade. Hoje, os gamers já são uma comunidade expressiva (77% dos brasileiros afirmam jogar algo), que vem ditando novos hábitos e formas de consumo. 

Por exemplo: quando alguém vai comprar um celular hoje em dia, dificilmente não levará em consideração a usabilidade do modelo na hora de jogar, uma vez que são os dispositivos mais comuns para muitos. 

Uma pesquisa feita pela MindMiners, empresa especializada em pesquisas, mostrou alguns dados sobre o mercado gamer e os principais hábitos da comunidade no Brasil. 

Para todos os públicos

Quando se pensa em gamer, é comum as pessoas imaginarem alguém que passa o dia todo jogando. Entretanto, com a infinidade de opções de jogos existentes, a comunidade gamer se torna bastante diversa: alguns preferem jogos gratuitos, outros pagos; alguns passam horas por dia jogando, outros apenas usam os jogos para relaxar após um dia cheio de trabalho. 

De acordo com a pesquisa, é possível classificar a comunidade brasileira em:

  • Low gamers: máximo 4 horas por semana (42% do público);
  • Medium gamers: 5 a 12 horas por semana (33% do público);
  • Heavy gamers: mais de 13 horas por semana (25% do público).

Cada um dos grupos apresenta hábitos diferentes. De maneira geral, quanto mais tempo a pessoa passa jogando, mais propensa se torna a gastar com isso. Mas o destaque está mesmo nos heavy gamers, que já gastam uma boa quantia e afirmam que gastariam ainda mais se pudessem. Assim, mesmo sendo o menor público, são os que mais consomem jogos, acessórios e outros itens (físicos e digitais). 

Acessibilidade

Entre os fatores mais relevantes para quem gosta de jogar, a acessibilidade se mostrou uma das mais importantes, com 84% dos votos. Nesse caso, a palavra se refere ao bom funcionamento do jogo independentemente das configurações do dispositivo utilizado. 

O Free Fire, um dos jogos mais populares no Brasil atualmente, tem essa como uma de suas maiores características e, segundo a pesquisa, é uma das razões para sua fama. Além disso, os smartphones são muito utilizados como dispositivos para jogar e, por isso, quanto melhor um game se comportar no aparelho, melhor para os jogadores. 

Tipos de jogos favoritos

São inúmeros os tipos de jogos existentes hoje, mas um formato antigo ainda ganha o coração dos gamers. Os jogos de plataforma, aqueles em que o personagem precisa desviar de obstáculos e avançar pelo caminho (sim, como o Mario Bros), são os preferidos do público, com 41% das pessoas apontando esse tipo de jogo como um de seus favoritos. Além disso, jogos como Sonic e Donkey Kong ainda são bastante populares entre o público. 

Depois desses, os jogos de aventura, como God of War, Tomb Raider e The Last of Us, também se destacam como favoritos, com 40%. Jogos de quebra-cabeça ficaram com 34% dos votos, luta com 34% e arcade com 28%. 

Dispositivo utilizado 

Não é preciso um setup gamer para fazer parte da comunidade. Os dados da pesquisa mostraram que os smartphones são os dispositivos favoritos para jogar entre todo o público, sendo que grande parte utiliza aparelhos de linhas básicas para isso, retomando a importância de uma boa usabilidade do jogo. 

A marca Samsung é a mais utilizada, seguida de Motorola, Apple e Xiaomi. Entre os consoles, o Playstation ganha o favoritismo, seguido de Xbox e Nintendo. 

Jogando online

O jogo online é preferência para 70% das pessoas, mas a pesquisa mostra que a relação dos gamers não se resume ao ato de jogar. Além de passarem um tempo jogando de fato, 41% deles gostam de acompanhar vídeos e transmissões online de outras pessoas fazendo o mesmo. 

Com isso, plataformas de live streaming começaram a ganhar popularidade, como é o caso da Twitch, Youtube Gaming e Facebook Gaming, estas duas últimas sendo exclusivas para o universo.

Por esse hábito de acompanhar outras pessoas jogando, os eSports também vêm ganhando mais destaque, sendo o Free Fire, FIFA e League of Legends os que as pessoas mais gostam de acompanhar. 
Como é possível notar, o universo dos jogos e a comunidade gamer têm hábitos de consumo bastante específicos, tornando o mercado um dos mais aquecidos dos últimos anos e com potencial de crescimento conforme mais pessoas começam a entrar para esse grupo.