Como saber se o seu contador é confiável

Como saber se o seu contador é confiável!

Esse profissional é essencial para pessoas físicas e jurídicas e é preciso ter pessoas capazes de lidar com as demandas

Ter um contador é essencial e obrigatório quando falamos de empresas e esse é um profissional que vai te ajudar em diversos momentos, desde imposto de renda, orientação sobre como declarar previdência, planejamentos tributários, entre muitos outros assuntos.

Mas você sabe como escolher um contador e entender se o seu é realmente confiável? É preciso ter bons profissionais nesse posto, afinal, muitas responsabilidades, dados, e informações confidenciais passam por eles. Confira algumas dicas e entenda como olhar para seus parceiros!

O papel do contador

O contador é o profissional habilitado a exercer funções ou prestar serviços nas áreas financeira, atuarial, econômica e patrimonial de uma empresa.

Muitas vezes quando se pensa nesse profissional vem logo o imposto de renda à mente, não é mesmo? Mas essa não é a única função desse profissional e ele atua em diversos locais dentro de um negócio.

Os profissionais desse setor estão na linha de frente para os balanços patrimoniais, exigências fiscais, dados financeiros e até mesmo processos trabalhistas que tenham a ver com temas relacionados a patrimônio.

É importante lembrar que o Brasil possui um dos sistemas tributários e fiscais mais complexos e que sofre diversas alterações, portanto, ter um profissional que olha para esse campo é mais do que necessário.

Como ter um bom profissional?

Existem muitas opções de escritórios e profissionais de contabilidade no mercado e é preciso ter alguns critérios para contratar o seu ou para verificar a confiabilidade daqueles que já estão com você ou com sua empresa. Confira algumas dicas relevantes!

Consulte o registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC)

O primeiro ponto a ser verificado é se o contador possui registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC), afinal, esse é o órgão responsável e regulador da profissão e é quem determina se a pessoa está apta a prestar o serviço.

Você pode consultar facilmente pela internet no CRC do seu estado e entender a situação cadastral do contador.

Busque avaliar sobre a atualização do profissional

A legislação tributária muda constantemente e é importante que os profissionais acompanhem essas atualizações para que a pessoa física ou jurídica não sofra com erros graças a falta de conhecimento.

Verifique redes profissionais, entenda os cursos, assuntos abordados, participação em congressos, eventos e converse com o profissional sobre isso. Buscar se atualizar é essencial para ser um profissional de confiabilidade.

Entenda a relação do profissional e tecnologia

A tecnologia é uma grande aliada para o trabalho e ela faz diferença sobre a forma que um profissional conduz seu trabalho. Cada vez mais os processos e regulamentações podem ser feitas online e, por isso, o contador precisa lidar bem com a tecnologia e ter ferramentas de ponta para seu trabalho.

Assim como se atualizar nas questões práticas e teóricas, é preciso se modernizar com softwares, ferramentas e possibilidades e isso faz diferença sobre a confiabilidade do parceiro.

Tenha atenção ao seu contrato

Se você está contratando um novo prestador de serviço ou quer ter certeza sobre aquele que já trabalha com você, o contrato é o ponto de partida. É preciso que cada cláusula esteja clara para você e seu negócio e saiba quais os serviços que o contador se compromete a prestar.

Após contrato assinado não é possível cobrar o que não está documentado, portanto, tenha muita atenção a esse papel fundamental antes de fechar a parceria.

Acompanhe de perto os serviços prestados pelo contador

Mesmo depois de assinar o contrato e firmar parceria com o contador, é essencial acompanhar de perto o trabalho que este profissional vem fazendo. Muitas pessoas e empresas deixam toda a demanda na mão do contador e isso é um grande erro.

Não deixe de fazer reuniões com o contador, esclareça dúvidas, entenda os serviços que ele presta, peça comprovantes, documentos, explicações e não acompanhe de perto, afinal, os dados e documentos são seus ou da sua empresa e não é possível deixar tudo na mão de um terceiro, certo?

Ter um bom contador é essencial para pessoas físicas e jurídicas e escolher um bom profissional é fundamental para cumprir as regras do país. Você já conta com um responsável por essas demandas? Aproveite as dicas e tenha ajuda profissional!