Como fazer um site Otimizado

Como fazer um site otimizado

Como fazer um site otimizado que entregue uma boa experiência ao usuário? Se você já fez essa pergunta, saiba que não estás só, devido a importância de um site otimizado, muitas pessoas querem saber como construir o melhor site possível.

Neste texto vamos mostrar como fazer um site otimizado, que facilite a vida da sua audiência e que acima de tudo vende, seja um produto, serviço ou ideia.

A construção de sites que sejam responsivos e cativem o público é a peça fundamental para fazer o seu negócio decolar. Afinal, qualquer iniciativa de compartilhamento, seja de conhecimento, produto ou serviço, começa pelo entendimento desses, e nada melhor do que um site otimizado para dar conta desse serviço.

Entretanto, por mais que achemos que construir um site otimizado seja complicado, a tarefa, na realidade, é bem mais simples, principalmente na atual era em que vivemos, onde o conhecimento sobre quaisquer coisa está a poucos cliques de nós.

Por isso, hoje te trouxemos os principais pontos sobre sites otimizados que te ajudaram a criar uma página responsiva que cative o seu público desde o primeiro clique.

O que é um site otimizado?

Antes de te darmos algumas dicas sobre como fazer um site otimizado, que tal entendermos primeiramente o que é um site otimizado? De modo geral, um site otimizado é aquele que visa possibilitar ao visitante se tornar um consumidor, seja de produtos, conhecimentos ou serviços.

Por esse motivo, as páginas responsivas devem possui algumas características, como rapidez, legibilidade, navegabilidade, dentre outros, que abordaremos a seguir.

O que todo site otimizado tem que ter?

Rapidez

Atualmente, todo mundo preza pela rapidez, seja na hora de assistir vídeos, de conversar ou de navegar nos sites. E na hora de criar sites e coloca-los para rodar não deve ser diferente.

Isso porque a rapidez com que os clientes acessam a sua página conta bastante na conversão de visitante a comprador. Para tanto, é necessário investir em um bom servidor, que garanta disponibilidade e rapidez vinte quatro horas por dia.

Mas além de contratar um ótimo servidor, é preciso que seu site não seja cheio de animações, widgets ou gráficos, já que esses elementos costumam pesar muito na hora de carregar uma página.

Manutenção

Para manter tudo funcionando e em ordem é necessário realizar manutenções periódicas. Sendo assim, para que seu site otimizado se mantenha assim, é necessário atualizá-lo e testá-lo, sempre visando melhorar a experiência do usuário.

Dentro desse leque de atualizações e manutenção, é necessário atualizar conteúdos, e links. Isso significa que caso haja links direcionais ao seu site que não sejam mais usados, ou estejam “quebrados”, é necessário tirá-los do ar.

Essa etapa é extremamente importante pois manter algo não funcional na sua página pode afastar os visitantes, definitivamente uma pessoa que quer saber como fazer um site otimizado, não pularia essa etapa.

Legibilidade

Esse tópico tem íntima relação com a produção de conteúdo dentro do seu site. Isso porque a legibilidade nada mais é o quão bacana o seu conteúdo está, de modo a favorecer a leitura do seu visitante.

Por isso, é interessante investir em elementos que chamem atenção ao seu texto, como logos, botões, de forma a deixar tudo agradável aos olhos. Outro ponto de suma importância, é subdividir o seu texto em tópicos, abolindo de vez a ideia de blocos gigantesco de texto, que só dão preguiça e desinteresse.

Navegabilidade

Diferentemente da rapidez, porém complementar a esse tópico, a navegabilidade indica a fluidez do seu site. É nesse tópico que você deve pensar em construir um layout que facilite a utilização do seu site, então essa é um dica indispensável para quem quer saber como fazer um site otimizado.

Integração com redes sociais

Atualmente, todo mundo tem algum tipo de rede social, afinal esse meio também está virando palco para compra e venda. Por isso, para acompanhar essa nova onda, é necessário deixar seu site otimizado para integrar as redes sociais do seu site.

Assim, o seu cliente terá uma ligação mais orgânica com a marca, verá com frequência as atividades da loja e como é o relacionamento entre a marca e o cliente.

Facilidade de contato

Como mencionamos no item anterior, manter uma relação positiva com o seu cliente é indispensável para o sucesso do seu site otimizado com os clientes. Por esse motivo, é necessário sempre manter canais de comunicação abertos.

Uma forma de fazer isso, além das redes sociais, é criar links de formulários, botões de chat, telefone de contato e e-mail da empresa.

SEO

Quando falamos de SEO, normalmente, associamos essa prática a produção de textos. Entretanto, essa prática também pode ser empregada em outros níveis da criação de sites. Mas o que de fato é o SEO?

Também conhecido como Otimização do Sistema de Busca, o SEO é um conjunto de técnicas que visam posicionar um site nas primeiras posições nos resultados do sistema de busca.

Em outras palavras, o SEO deixa o seu site otimizado para ser encontrado e navegado. Sendo assim, o princípio para aplicação dessa ferramenta é a utilização de palavras-chave.

Quais as vantagens de otimizar um site?

Como já vimos por meio da abordagem do que é um site otimizado e o que compõe um, que a otimização de sites visa proporcionar a melhor experiência do usuário ao acessar o seu conteúdo.

Sendo assim, o principal objetivo dessa jogada é promover o seu site, entregando conteúdo de qualidade, e por fim, convertendo o seu visitante em um consumidor final constante.

Logo, as vantagens de um site otimizado é ter um significativo aumento de visitantes, maior número de compradores e maior reconhecimento no mercado consumidor.

Dicas finais sobre como fazer um site otimizado

A otimização de sites é uma ótima saída para alavancar os lucros e conseguir maior número de compradores para o seu produto, estruturar um negócio online.

Sendo assim, manter o seu site otimizado não é nenhum problema, porém, o conhecimento é a chave para a construção de um site responsivo e de qualidade.

Conte nos comentários o que achou de nossas dicas sobre como fazer um site otimizado, e se tiver mais algumas dicas que não listamos aqui, elas também são bem vindas nos comentários.