Ventilador de exaustor centrífugo

Ventilador de exaustor centrífugo: um recurso mais do que necessário

O ventilador exaustor fica localizado na parte superior de seu lavador de gases e ele é uma peça fundamental para o funcionamento. Possui um acionamento automático, é monofásico 220V e seu corpo e rotor são constituídos de partes protegidas de corrosão.

Isso garante ao equipamento um tempo de consumo extremamente superior ao de fabricações em metal.

Possui balanceamento estático e dinâmico direcionado para concluir com êxito e perfeição as necessidades apresentadas para o andamento, as direções, os caminhos e os momentos de eliminação dos gases que precisam ser neutralizados por serem extremamente nocivos.

E faz tudo isso com um baixo consumo energético.

Nós, da Fillkplas, somos especialistas em produzir exaustores que consomem pouca energia , ainda mais se compararmos com outros fabricantes disponíveis no mercado. Além disso, seu índice de barulhos é extremamente importante. Conseguimos mantê-los com poucos ruídos, chegando a apenas 75db.

E porque ele é importante? Os exaustores são as peças fundamentais para a eliminação de gorduras e impurezas para dar conforto térmico e melhores condições de trabalho aos seus colaboradores.

A ventilação industrial

Ventilação como conceito de definição para casos como esse, é o movimento que o ar faz, de forma intencional e planejada, para chegar ao objetivo desejado. E podemos ter esse movimento tanto naturalmente quanto mecanicamente. 

Os ventiladores centrífugos dão essa forcinha mecânica. Foram desenvolvidos justamente para colaborar na movimentação tanto do ar quanto de gases. Para isso utilizam a energia cinética que aumenta a pressão do ambiente. Isso faz com que se movam indo contra a resistência oferecida por outros equipamentos existentes no ambiente.

A fabricação

O movimento do ar ocorre de uma área onde existe uma maior pressão e caminha para aquela em que existe menor pressão, logo, um planejamento bem feito para diferenciá-las é essencial para um bom funcionamento. 

Imaginar esse sistema e colocá-lo em andamento dentro do processo de ventilação industrial é super importante. No entanto, é possível que você encontre alguns problemas: determinar a saída de ar necessária e como distribuir pelo ambiente que precisa de ventilação; calcular as redes e dutos; e selecionar os ventiladores certos para esse processo todo.

Esses sistemas podem ser encontrados com as seguintes especificações: 

  • ventilação geral ou ventilação geral diluidora: em que o ar fica pelo ambiente todo;
  • ventilação local exaustora: ela retira as substâncias do ambiente e as joga para uma área externa.

Sobre a ventilação geral diluidora

Esse processo é o mais comum, utilizado inclusive em casa para tirar aquele cheiro de gordura que fica quando você utiliza a fritadeira. 

É simplesmente o ato de deixar uma corrente de ar que vem de uma área externa, e que não esteja contaminado, entrar e passar pelo ambiente. Isso vai reduzir aos poucos a concentração das partículas indesejadas. 

Sim, essa é uma forma bem mais econômica, no entanto, deve-se levar em consideração que esse método só pode ser utilizado em caso de poluentes em baixas – baixas mesmo – concentração. Caso contrário, ao perceber que o local em questão está com contaminação alta podendo gerar risco de vários tipos, principalmente humanos, a questão econômica não pode ser o fator determinante da escolha.

Também considere que apenas renovar o ar do local não o torna um ambiente agradável ou mesmo seguro. A movimentação do ar precisa acontecer de forma homogênea para que todos os pontos tenham uma mesma baixa taxa de contaminação.

Sobre a ventilação local exaustora

Chegamos agora ao ponto importante das nossas explicações. 

Esse tipo de ventilação é justamente a que capta os diferentes contaminantes disponíveis no ar e os mantém na fonte, impedindo assim que se espalhem pelo ambiente de trabalho. 

É, de longe, a mais indicada para a saúde dos funcionários.

Um sistema assim é composto de captores (por onde os poluentes entram), dutos (transportes os componentes indesejados), filtro (que auxilia na limpeza do ar), conjunto ventilador-motor (fornece energia para a movimentação) e a chaminé (que manda embora a poluição).

Quer saber mais sobre esses equipamentos? Entre em contato conosco para encontrar a melhor estratégia para o seu negócio. Temos certeza que podemos ajudá-lo com essas questões e muitas outras mais.

Aproveite que a Filkplas instala e entrega em todo o Brasil.

  • (11) 4472-6480
  • (11) 97177-3768
  • contato@fillkplas.com.br
  • vendas@fillkplas.com.br