nomade digital

O que é nômade digital? Descubra as vantagens e desvantagens desse estilo de vida

Ser um nômade digital é um estilo de vida que foge do comum e que encanta cada vez mais pessoas para trabalhar e viajar ao mesmo tempo.

Que tal trabalhar e conhecer diferentes lugares no Brasil ao mesmo tempo? Sim, isso é possível! Ser um nômade digital é uma tendência que está crescendo no país e que interessa principalmente os amantes de viagem.

Para quem não sabe o que é, vamos fazer um pequeno resumo: a pessoa vive no ritmo de um mochilão, mas isso não impede que ela trabalhe, basta apenas ter recursos como uma internet, um computador ou um smartphone.

Embora ainda não seja comum, muitas pessoas já pensaram em adotar a vida no estilo nômade digital e trabalhar enquanto viajam. Se você ficou interessado nessa prática e quer saber um pouco mais sobre, continue aqui e acompanhe o nosso artigo! Boa leitura.

O que é nômade digital?

Os nômades já existem na nossa sociedade desde a pré-história. Essa não é uma prática nova e muito menos desconhecida, já que há 10 mil anos a humanidade vivia se mudando para enfrentar os desafios da vida naquele período.

Mas o que se difere dessa realidade para o nosso atual nômade digital? Com a procura pela vida estável, as pessoas adotaram um estado, uma cidade e uma casa para morarem fixos. Isso fez com que as viagens pelo mundo se tornassem mais escassas, ainda mais com a necessidade de trabalhar e sobreviver no sistema capitalista.

Mas para tudo existe uma solução! A transformação digital trouxe meios de trabalhar pelos computadores e smartphones, permitindo que as pessoas desempenhem as suas funções onde estiverem. Essa foi a oportunidade certa para dar início ao trip pelo mundo junto à colocação profissional.

Como o nômade digital trabalha?

Para que a pessoa adote o estilo de vida nômade é importante que ela desenvolva serviços pela internet. Não necessariamente é preciso estar com a carteira assinada e vinculado a uma empresa, mas é fundamental ter acesso à rede e recursos para poder trabalhar.

É comum vermos influenciadores digitais levando esse tipo de vida e até mesmo usando disso para gerar conteúdo na internet. Na plataforma TikTok, temos diversos perfis que divulgam a sua vida em um motorhome, como o @traveleiros.

Como se tornar um nômade digital?

 

Se você quer se tornar um nômade digital é preciso ser paciente. Caso tome essa decisão de forma repentina e “meta o pé pelas mãos”, as chances de dar errado são grandes. Em primeiro lugar, você deve se planejar e saber como quer seguir esse estilo de vida.

Existem nômades que vivem em motorhomes ou que alugam quartos de hotéis para viver. Eles podem pular de cidade em cidade, mas sempre ficando em lugares que tenham conexão com a internet. É preciso também arrumar um emprego que dê essa flexibilidade e entenda o seu estilo de vida.

Quais as vantagens e desvantagens desse tipo de trabalho?

Como essa é uma prática incomum, apesar de estar crescendo bastante, é importante mostrarmos as vantagens e desvantagens de ser um nômade digital. Para trabalhar e viajar pelo Brasil é preciso entender que sair da zona de conforto não é fácil e que você sempre terá algum empecilho no caminho.

Por isso, veja o que você deve se atentar sobre o que é bom e o que é mais dificultoso nesse estilo de vida:

1- Flexibilidade para trabalhar

O nosso primeiro tópico é uma vantagem bastante interessante que o nômade digital tem. A flexibilidade que o trabalho com a internet proporciona permite que você esteja um dia no sul do Brasil e na outra semana faça as suas atividades no norte do país.

O regime home office e a possibilidade de desempenhar as tarefas pelo computador ou celular facilitam esse deslocamento e permitem que você conheça diferentes regiões em pouco tempo, sem ter algo fixo.

2- Felicidade nos momentos

Estar sempre no mesmo ambiente de trabalho ou até mesmo atuando em regime home office em um ambiente fixo subtrai muitos momentos felizes. O cansaço se torna uma rotina e você se sente desestimulado no serviço que faz.

Porém, atuar como nômade digital pode trazer momentos de alegria no meio desse marasmo! Viajar para lugares que você gosta ou quer conhecer, vivenciar novas culturas e curtir a vida longe de onde morava, embora trabalhe todos os dias. Este é o sonho de muitas pessoas.

3- Vida instável

Porém, não poderíamos deixar de lado as desvantagens de ser um nômade digital, já que toda moeda tem dois lados. As pessoas que adotam esse estilo de vida geralmente trabalham com internet e não possuem carteira assinada, o que deixa a vivência mais instável financeiramente.

Além disso, estar longe da família e amigos pode deixar também a vida social instável. Mesmo que você conheça pessoas nesses lugares que visita, nenhum deles terá o mesmo sentimento de proximidade que outros que você já tem vínculo há mais tempo.

4- Lugares perigosos

 

Por fim, mesmo que a sua viagem para diferentes lugares do Brasil e do mundo estejam bem equipadas, você pode sofrer com o risco de locais desconhecidos. Com passaporte em mãos e uma trip pela fronteira brasileira, certamente você não sabe onde são os pontos de risco dessa divisa, por exemplo.

Portanto, se você pensa em ser um nômade digital, pelo menos pesquise com antecedência sobre os lugares que deseja visitar e trabalhar, além de ficar em hotéis (em caso de moradia em hotéis) ou postos de gasolina (em caso de moradia em motorhomes) confiáveis.

Conclusão

Embora tenham pontos negativos que impedem uma pessoa de se tornar um nômade digital, precisamos admitir que esse é um estilo de vida bastante interessante. As pessoas que decidem viajar pelo Brasil e trabalhar dessa forma estão fora da curva e não desejam viver em uma mesmice do dia a dia.

Com a coragem e vontade de desbravar o mundo, podemos dizer que os nômades digitais são verdadeiros guerreiros, que querem viver a vida intensamente, aproveitando cada momento.