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Follow-up por e-mail: 9 dicas valiosas

Você costuma fazer follow-up por e-mail com seus leads? Você sabe o que é follow-up? Neste texto vamos dar dicas valiosas sobre essa estratégia.

Então, se queres entender as dicas mais importantes relacionadas ao assunto, continue a leitura, ao terminar de ler este texto você estará preparado para aumentar o seu desempenho em vendas.

Acompanhar de perto seus clientes, estar sempre em contato e manter o relacionamento vivo é um dos segredos de como fidelizar clientes.

E, hoje, existem diversos canais para se conectar com eles, do telefone e mídias sociais, passando por chats e tantos outros recursos, como o tradicional e-mail.

Nesse contexto, o e-mail é uma das ferramentas aliadas dos vendedores. O bom uso dele durante a condução do processo comercial permite que se aproveite melhor as oportunidades de negócio e aumente as vendas.

Para isso, é importante saber como executar o follow-up de vendas por e-mail. Nos parágrafos a seguir deste artigo, você vai entender melhor o que é e qual a importância do follow-up.

Além disso, vamos mostrar também 8 dicas essenciais de como aplicar essa estratégia de forma eficaz e alavancar seu desempenho comercial:

  1. Conheça o seu destinatário e as necessidades dele;
  2. Sempre se identifique nos e-mails;
  3. Demonstre empatia nos e-mails;
  4. Identifique os decisores de compra;
  5. Ofereça valor em seus e-mails;
  6. Preze pela objetividade;
  7. Chame a atenção no assunto do e-mail;
  8. Estabeleça a data para resposta.
  9. Dica bônus

O que é follow-up por e-mail?

Traduzindo livremente, “follow-up” significa “dar prosseguimento”.

Em se tratando de vendas, o follow-up se refere a uma estratégia em que o vendedor realiza uma série de contatos com um lead a fim de dar continuidade ao processo comercial e conduzi-lo ao fechamento da venda.

Há também o follow-up que é feito no pós-vendas e que tem como objetivo estreitar o relacionamento com o cliente e garantir que ele tenha uma boa experiência com a solução que ele adquiriu recentemente.

Esse contato do follow-up pode ser feito por meio de diferentes canais, inclusive por e-mail.

No follow-up por e-mail, busca-se educar o lead a respeito do problema que ele enfrenta, explicar os benefícios que a solução oferecida pode trazer para ele, esclarecer dúvidas e convencê-lo a fechar negócio.

Por que o follow-up por e-mail é importante?

O follow-up por e-mail é importante para que se consiga desenvolver um relacionamento de confiança com o lead. Assim, ele tende a se sentir mais à vontade para fechar uma compra.

Com uma estratégia de follow-up por e-mail bem estruturada, consegue-se aproveitar melhor as oportunidades de venda e impulsionar de maneira significativa o desempenho comercial.

9 dicas de como fazer follow-up por e-mail

Para que você seja bem sucedido ao fazer follow-up por e-mail, existem algumas boas práticas que devem ser incorporadas a essa estratégia de vendas. Veja a seguir quais são elas.

1 – Conheça o seu destinatário e as necessidades dele

Ao enviar um e-mail de follow-up, é imprescindível que você tenha um sólido conhecimento sobre as principais dores, necessidades e expectativas do seu destinatário.

Assim, você poderá personalizar as mensagens e mostrar como seu produto ou serviço pode ajudar o potencial cliente.

2 – Sempre se identifique nos e-mails

É fundamental que em todo e-mail de follow-up você se identifique e lembre o lead dos tópicos que foram abordados em interações anteriores. Um e-mail bem identificado tem mais chances de ser aberto e respondido.

3 – Demonstre empatia nos e-mails

Procure mostrar para o lead que você compreende os problemas que ele vem enfrentando. Tente se colocar no lugar deles.

4 – Identifique os decisores de compra

O e-mail de follow-up deve ser enviado para aqueles que têm poder de decisão de compra na empresa com a qual você quer fechar negócio.

5 – Ofereça valor em seus e-mails

É sempre importante que o follow-up por e-mail seja capaz de agregar valor para o lead em cada nova interação. Você pode, por exemplo, compartilhar conteúdos informativos, mostrar cases de outros clientes que já aderiram à sua solução, oferecer período de free trial etc.

6 – Preze pela objetividade

Um e-mail de follow-up precisa ir direto ao ponto. A mensagem deve ser comunicada de maneira clara e concisa. Evite que o seu e-mail tenha mais de 10 linhas.

7 – Chame a atenção no assunto do e-mail

O assunto dos e-mail deve ser capaz de despertar a curiosidade do destinatário e instigá-lo a abrir o e-mail. Utilize uma frase curta e com palavras que chamem a atenção do lead.

8 – Estabeleça a data para resposta

Ao final de cada e-mail, defina uma data para que o lead possa te responder. Caso ele não te responda, você já terá uma data para enviar o próximo e-mail de follow-up.

Dica bônus

Para organizar melhor a sua estratégia de follow-up, invista em uma ferramenta de CRM, ou use pelo menos um crm grátis.

Esse tipo de solução tecnológica permite que você automatize o disparo de e-mails e faça uma melhor gestão do histórico de interações com os leads.

Veja mais dicas de como aplicar essa técnica em outros canais, confira este infográfico do Agendor:

E aí, o que você achou das nossas dicas? Conte aqui nos comentários e caso tenha alguma dica, fique à vontade para deixá-la nos comentários.

Compartilhe este texto com sua rede de contatos, fale para eles sobre o assunto, provavelmente eles vão amar a dica e passará a aplicá-la também.

Este artigo sobre, foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.