Vai decorar a casa

Vai decorar a casa? Conheça 5 mulheres designers de interiores para se inspirar

Componha sua decoração a partir da vida e obra de mulheres emblemáticas.

Vai realizar a decoração de salas e não sabe por onde começar? Visite a história e obra de grandes mulheres do universo da arquitetura e design de interiores e seja influenciada por seus projetos.

 

As mulheres listadas neste artigo são de diferentes épocas, lugares e estilos. Veja com qual você mais se identifica e se inspire.

1. Andrée Putman

Andrée Putman é sem dúvida uma das designers mais famosas de todos os tempos. Ela nasceu em 1925, na França, mas fez muito sucesso nos Estados Unidos, especialmente na cidade de Nova York, onde estão importantes obras de sua autoria.

Em sua biografia, presente no site do seu estúdio de design de interiores — um dos mais importantes do mundo e hoje comandado por sua filha Olivia Putman —, ela é definida como uma mulher livre e atípica.

Essa personalidade é expressa em seus trabalhos a partir do uso de cores fortes, formas e ilusões ópticas. Em sua obra, foi adepta ao uso de formas puras, desenvolvendo projetos atualmente considerados icônicos. Uma de suas marcas foi a combinação do contraste entre branco e preto.

Putman faleceu em 2013. Além de designer de interiores foi também designer de produtos, criando móveis, frascos de perfumes, joias, entre outros objetos.

2. Denise Scott Brown

Denise Scott Brown é uma das figuras que ocupa a vanguarda do movimento pós-moderno na arquitetura, sendo uma das mais influentes arquitetas do século XX, não só pelos seus projetos arquitetônicos e de planejamento urbano, mas por sua produção científica e ensino acadêmico, sendo autora de importantes livros da área.

Nascida na Zâmbia, em 1931, iniciou faculdade de arquitetura na África do Sul, na Universidade de Witwatersrand, mas se transferiu para Londres onde se graduou pela Architectural Association. Posteriormente, se tornou mestre em arquitetura e planejamento urbano na Universidade da Pensilvânia.

Ao longo de sua carreira recebeu muitos prêmios e 12 títulos de doutora honorária de diversas universidades. Foi professora de universidades importantes como Harvard e Yale. Ela ainda foi responsável pelo planejamento de diversos campus universitários, além de prédios para institutos.

3. Lina Bo Bardi

Achillina Bo, mais conhecida como Lina Bo Bardi, é um verdadeiro paradigma da arquitetura moderna brasileira. Nascida na Itália, chegou ao Brasil nos anos 40 junto ao seu marido, Pietro Maria Bardi e aqui ficou.

O Brasil se tornou sua paixão e em 1951 ela naturalizou-se brasileira. No mesmo ano ela inaugurou sua primeira obra no país, a Casa de Vidro, localizada no bairro do Morumbi, em São Paulo e que hoje é aberta à visitação.

Lina, que chegou a integrar o Partido Comunista, tinha uma preocupação de que seus projetos fossem também populares. Sua obra é marcada pelo uso de estruturas leves, grandes aberturas e superfícies envidraçadas. Deixou um legado incrível que inclui o Museu de Arte de São Paulo (MASP) e o SESC Pompeia, importantes espaços culturais de uso público na cidade de São Paulo.

Falecida em 1992, foi também, em vida, designer, editora de revista, escritora, cenógrafa, artista plástica, curadora de museus e antropóloga.

 

4. Paola Navone

Bastante premiada, Paola Navone é uma vanguardista do design italiano. Ela atua no movimento de vanguarda desde os anos 80, podendo ser considerada uma das pioneiras.

Além de arquiteta e decoradora de interiores, ela é também designer de produtos, diretora de arte, consultora de negócios, crítica, conferencista, professora e organizadora de exposições e eventos.

Paola é conhecida por redesenhar o passado em formas contemporâneas. Ela iniciou a cultura do shabby chic — estilo chique envelhecido — que une o antigo ao novo de forma harmoniosa. Também foi uma das primeiras a criar móveis grandes e profundos para casas.

Ela viveu por anos em Hong Kong e hoje é nômade, circulando por vários países. A vivência no Oriente a inspira a usar elementos dessa cultura em seus projetos.

 

5. Fernanda Marques

Um dos principais nomes do design de interiores em atuação no Brasil é a arquiteta Fernanda Marques, formada pela Faculdade de Arquitetura da USP (FAU). Além de projetos nacionais, ela tem trabalhos nos Estados Unidos, Inglaterra e Portugal. E vem sendo reconhecida em premiações.

Ela, em sua obra, reúne sofisticação, minimalismo e um toque único de moda. Seu estilo é clean, contemporâneo e intimista, integrando diversas disciplinas como design de produto, paisagismo e comunicação visual.