Dicas para ter uma empresa sustentável de sucesso

A produção sustentável dentro das empresas traz uma série de benefícios à sociedade. Além de destacar e diferenciar a sua empresa. A cada dia que passa, a sustentabilidade e responsabilidade ambiental se tornam mais importantes.

Dicas para ter uma empresa sustentável de sucesso

Porém, há um grande tabu em relação à sustentabilidade e lucratividade. Muitos empresários acreditam que ambos são opostos. Acreditam que ser sustentável não trará retorno financeiro à sua empresa. Mas, é possível ser sustentável e ter sucesso e lucro. Ser sustentável pode trazer um retorno gigante a sua empresa. Porque, além dos ganhos ambientais, haverá ganhos sociais. Além de gerar um diferencial à sua empresa.
O conceito de sustentabilidade pode parecer complexo e vago. Mas, ser sustentável é muito mais fácil do que parece. Para isso, basta aplicar ações que impactem no seu processo produtivo e a sua relação com seus clientes. O primeiro passo é identificar quais os pontos que precisam de atenção. Por exemplo, quais processos da sua empresa utilizam mais água? Essa água é reaproveitada? Onde os resíduos são depositados? A empresa já procurou um consultor ambiental?

Essas perguntas são importantes para abordar possíveis medidas que podem ser implantadas no setor produtivo. Essas mudanças serão capazes de agregar valor a sua empresa e destacá-la no mercado consumidor. Por isso, pensando em ajudar a sua empresa a ser mais sustentável, trouxemos 3 dicas para te orientar nesse processo.

1. Contrate um consultor ambiental

Alguns processos da sua empresa podem ser complexos e específicos. Por isso, é importante contratar um consultor ambiental, que é um profissional capacitado na área ambiental. O papel do consultor ambiental é analisar os possíveis impactos ambientais da sua empresa e manter as operações dentro da lei com base nos órgãos ambientais como Ibama, CETESB e as Secretarias de Meio Ambiente Municipais.

A consultoria ambiental trabalhará gerindo as licenças ambientais e implantando projetos de proteção ambiental. Dessa forma, ao contratar um consultor ambiental, a sua empresa dará o primeiro passo em direção à sustentabilidade e sucesso. Porque, o consultor será capaz de identificar os problemas ambientais da sua empresa e empregar ações para corrigir esses problemas.

2. Gestão ambiental

A consultoria ambiental pode te orientar em relação a gestão ambiental. De modo, a reduzir os tipos de poluição gerados pela empresa. Mas, quais seriam esses tipos de poluição? Por exemplo, uma empresa pode gerar poluição sonora e visual. A princípio, a poluição visual se dá em relação a tudo aquilo que impacta de forma visual um ambiente. Por exemplo, excesso de placas e cartazes colados nas paredes da empresa. Já o impacto sonoro está relacionado ao ruído dos equipamentos, isolamento acústico das salas e música alta, por exemplo.

Outro fator a ser considerado é em relação aos resíduos gerados pela empresa. Toda empresa gera resíduos. Esse resíduo pode ser lixo comum como papel e plástico ou até mesmo resíduos perigosos, como produtos químicos e lixo industrial. Por isso, é importante realizar o gerenciamento dos resíduos de forma correta e conforme especificado nas leis ambientais.

Uma forma de realizar o descarte correto dos resíduos é realizar parcerias com empresas especializadas. A destinação correta do resíduo gerado trará sustentabilidade a sua empresa. Por exemplo, realizar parcerias com cooperativas de reciclagem locais, implantar campanhas de redução de lixo e orientar os funcionários.

3. Marketing Verde

Mas afinal, o que é marketing verde? O marketing verde ou marketing ambiental é uma forma de marketing voltada em ações sustentáveis e positivas ao meio ambiente. O marketing ambiental busca promover a imagem da empresa em relação a área ambiental. Dessa forma, a empresa transmite aos seus consumidores a sua preocupação com o meio ambiente.

É importante ressaltar que a empresa deve promover ações reais. Porque, para o empreendimento estar de acordo com o marketing verde alguns quesitos devem ser respeitados. Por exemplo, o empreendimento deve ser: ecologicamente correto, socialmente justo, economicamente viável e culturalmente aceito.

Por isso, o marketing verde deve ser empregado com base em ações reais. A fim de mostrar o real compromisso da empresa com as causas ambientais e sociais. Desse modo, a empresa irá se destacar no mercado. Além de economizar energia e dinheiro nos processos produtivos, colaborar com a preservação do meio ambiente e gerar lucros.

Conclusão

Investir em sustentabilidade é uma forma de tornar a sua empresa mais lucrativa e preparada para o futuro. A questão ambiental pode ser a porta para o sucesso da sua empresa. Deste modo, o que você está esperando para tornar a sua empresa mais sustentável? Procure um consultor ambiental que possa te orientar nesse processo em direção ao sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *