Hospedagem cloud grátis

Ter um sorriso bonito e saudável depende de muitos aspectos, inclusive do ritual que chamamos de higiene bucal cotidiana, principalmente porque uma das melhores formas de evitar o desenvolvimento de disfunções é agir de forma preventiva.

Sorriso bonito e saudável

No caso dos dentes e da boca, além da escovação, a realização de procedimentos de rotina e estéticos odontológicos como o clareamento dental contribuem muito para um dente bonito e uma boca saudável.

Apesar disso, muitos dos processos ainda não são realmente conhecidos ou feitos adequadamente.

Além disso, muitas pessoas ainda não sabem quais são as doenças que podem ser adquiridas e desenvolvidas com a falta de higiene, não considerando esse processo como deveria.

Mais ainda, há aqueles que também não sabem quais são os componentes que permitem uma higienização adequada e eficiente e que serve tanto para adultos como para crianças, ou como adequar esses hábitos conforme as etapas da vida.

No presente artigo abordaremos esses tópicos que contribuirão para manter um sorriso bonito e saudável, além de como escovar bem os dentes.

Doenças causadas pela ausência de higienização


O nosso cotidiano é agitado e cheio de afazeres, sendo comum que no meio dessa correria esqueçamos de fazer uma limpeza adequada e correta com os dentes ou nos alimentarmos de forma adequada, o que evitaria o impacto no esmalte dental.

Assim, existem muitos cuidados que podem estar presentes para a manutenção da saúde bucal e sua estética, incluindo desde a escovação até a realização de procedimentos odontológicos, como a colocação da lente de contato dental.

Quando há ausência desses procedimentos e cuidados algumas doenças podem ser desenvolvidas e conheceremos algumas delas abaixo.

1- Cáries


As cáries são bactérias que se formam no interior do dente,sendo geralmente originadas de placas bacterianas que ficam nos dentes, que consistem em uma película incolor e bastante viscosa. Essa placa se desenvolve pela falta de uma limpeza eficiente.

As cáries aparecem ainda mais quando consumimos açúcares, pois são as principais substâncias para o maior desenvolvimento desse tipo de bactéria.

A placa bacteriana reage aos açúcares, que produzem ácidos e, por fim, atacam os esmaltes dentários, tornando os dentes vulneráveis, fazendo com que a cárie apareça.

Por isso é importante manter um cuidado com a escovação, evitando que restos de alimentos fiquem nos dentes e na boca.

Além disso, quem possui implante dentário precisa continuar com a escovação com ainda mais cuidado, para que a cárie não se instale nas gengivas, dando origem a uma inflamação e prejudicando o tratamento.

2- Aftas


As aftas são lesões que aparecem na mucosa da boca e possui uma estética bastante característica, com coloração branca e em volta avermelhada sendo dolorida. Assim, dependendo de onde aparece na boca, gera incômodo e muito desconforto.

O aparecimento de aftas não possui uma origem bem definida, porém, é considerado pela maioria dos dentistas que uma má higienização da boca e dos dentes podem ser fatores que podem potencializar o aparecimento desse tipo de lesão.

Baixa imunidade e a recorrência de lesões e ferimentos, como mordidas, também contribuem para o surgimento de cáries. No caso das mordidas, o uso de aparelhos pode amenizar o quadro.

As aftas não precisam de um tratamento específico, podendo desaparecer em até duas semanas. Mas em caso de necessidade, é preciso procurar pelo profissional para aplicar algum medicamento.

3- Periodontite


A periodontite é considerada uma evolução da gengivite, uma inflamação na gengiva. Com isso, ela atinge o suporte dos dentes.

Existem alguns sintomas que podem ser percebidos pelas pessoas e que, ao percebidas, o paciente precisa procurar um médico dentista para que algum tipo de tratamento seja recomendado. Alguns dos sintomas são:

  • Sangramento;
  • Inchaço;
  • Mau-hálito;
  • Dores na mastigação.

Caso não seja cuidado a tempo, esse tipo de doença pode causar a perda dos dentes ou ainda demandar extração e recuperação dos tecidos próximos.

Abaixo abordaremos sobre os cuidados que podem ser tomados para evitar que essas doenças apareçam e que possibilitam que os tratamentos (como o aparelho invisível) tenham mais eficiência e qualidade.

Cuidados a serem tomados pelas pessoas


É importante realizar a escovação ao menos três vezes ao dia, com especial atenção para a manhã e para a noite. A escova precisa ir sobre todos os dentes, em movimentos circulares e com escovas de cabeça pequena e cerdas macias.

As escovações devem ser feitas após 30 minutos da alimentação, pois se for de imediato, a boca está muito ácida e o esmalte do dente mais macio, tornando a escovação menos eficiente e podendo prejudicar a estrutura dentária.

Quem possui o aparelho dental invisível precisa manter a escovação ainda mais atenta, para evitar resíduos nos dentes e também no próprio aparelho.

No caso dos modelos removíveis, o cuidado se estende à higienização da estrutura e ao armazenamento adequado.

Depois de escovar os dentes é importante fazer uso do fio dental. Esse material permite que os resíduos que ficam entre os dentes sejam limpos e retirados, de modo que a limpeza seja muito mais eficiente e completa, evitando placas.

Além disso, é importante que o médico dentista seja visitado ao menos duas vezes ao ano, para que o cuidado seja eficiente e os tratamentos ocorram de forma prévia.

Assim, é possível manter um sorriso ainda mais belo e saudável.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.
Postagem Anterior Próxima Postagem