Hospedagem cloud grátis

Métrica depende diretamente do SEO e pode direcionar ações na sua marca.

O marketing digital tem se voltado cada vez mais para os resultados orgânicos para atingir o público de forma mais objetiva e natural. Focando principalmente na experiência do usuário e no alcance de marca, os profissionais de marketing precisam de novas métricas, que forneçam dados mais reais com relação à concorrência.

Share of Search

Atingir o usuário não é suficiente. É preciso que a marca atraia cliques (Share of Market), ofereça um conteúdo relevante (Share of Mind) e conquiste o usuário (Share of Heart). Na internet, duas outras métricas trabalham lado a lado com o SEO e indicam como a marca está chegando nos potenciais consumidores.

Conheça-as e saiba quais são as principais diferenças em ambas a seguir.
 

Share of Voice (SoV)


Share of Voice diz respeito ao número de mídias que a marca ocupa. Em outras palavras, mede o alcance da publicidade, considerando campanhas em TV, rádio e mídia impressa. Porém, quando falamos de internet, mensurar esses números requer uma maneira diferenciada.

Atualmente, o SoV engloba as buscas orgânicas, que mostram a marca em links patrocinados, posts de blogs terceiros e redes sociais. Dessa forma, a empresa deve considerar não apenas o que ela diz sobre si, mas o que os outros estão dizendo sobre ela.

Por muitos anos, o SoV é uma métrica importante para mensurar os gastos necessários com publicidade. Ele considera o retorno financeiro de cada uma das campanhas da marca ao ser comparado com o investimento das concorrentes.
 

Share of Search (SoS)


Assim como as próprias estratégias de marketing, tudo mudou com o ambiente digital. O SoV ainda fornece dados valiosos sobre a participação de mercado com foco na visibilidade da marca, mas o SoS surge como métrica ainda mais específica para avaliar a performance da empresa perante os usuários.

Se o SoV diz respeito ao alcance da publicidade, o SoS foca no volume de buscas que a marca está ocupando. Isso permite que você obtenha dados precisos sobre como a marca está competindo com os principais concorrentes nas páginas de buscas do Google, por exemplo.

Se a sua métrica de SoS está baixa, uma das alternativas é usar as técnicas de SEO a seu favor. Uma boa análise das palavras-chave, da estrutura de conteúdo e da experiência de navegação utilizados por outros sites podem indicar caminhos de como melhorar os resultados.

Atualmente, uma boa estratégia de SEO vai além das palavras-chave, englobando assuntos relevantes para a busca do usuário, conteúdos atualizados, campo semântico de termos relacionados, link building e muito mais.
 

Impactos dessas métricas


Ambas as métricas oferecem insights valiosos sobre como a marca pode melhorar a visibilidade na internet e, consequentemente, aprimorar a qualidade dos leads. Especificamente no SoV, a marca pode entender onde investir da melhor forma, qual mídia gera mais retorno e de que modo se comunicar com o público.

No caso do SoS, além de otimizar custos, já que os resultados orgânicos dão retorno em médio a longo prazo, mas custam menos, a marca tem a possibilidade de fazer um estudo direto da concorrência e do público ao mesmo tempo.

Os mecanismos de busca têm ficado cada vez mais inteligentes e entregado resultados personalizados para as pesquisas de cada usuário. Consumidores de diferentes estágios de compra realizam buscas diferentes, que podem dizer muito sobre a intenção dele com a marca.

Assim como um comercial no horário nobre da TV rende um maior alcance, um bom planejamento de posicionamento e uma boa visibilidade nos mecanismos de busca podem render cliques valiosos para o seu site.
Postagem Anterior Próxima Postagem