Como Ter Uma Rotina Mais Leve e Saudável

Como Ter Uma Rotina Mais Leve e Saudável? 6 Dicas Essenciais

Se você quer ter uma rotina mais leve e saudável, confira as dicas que separamos para você neste artigo! Não é nenhum bicho de sete-cabeças…

Inúmeras pessoas, por conta do trabalho, do ritmo acelerado do dia a dia, das tarefas, dos problemas financeiros, entre outras situações, acabam tendo uma rotina bastante pesada, cansativa e, no pior dos casos, prejudicial à saúde. Afinal, com tantas coisas acontecendo e tantos compromissos/problemas para lidar e resolver, a saúde física e mental, muitas vezes, acaba ficando em segundo plano.

E, como consequência disso, a qualidade de vida é afetada, gerando assim estresse, cansaço, preocupações, dores e doenças. Situações ruins, desagradáveis e que ninguém quer passar.

Portanto, se você quer ter uma rotina mais leve e saudável, continue acompanhando a leitura deste artigo para saber algumas dicas essenciais que vão te ajudar a ter mais qualidade de vida!

6 dicas essenciais para ter uma rotina mais leve e saudável

Dica 1: organize-se, tenha uma rotina

Se você quer ter uma rotina mais leve e saudável, o primeiro passo, claro, é ter uma rotina.

E sabe por que isso é importante? Porque diversas pessoas simplesmente acordam e vão fazendo o que aparece pela frente, ou seja, não há uma rotina, uma organização e nem um planejamento em relação ao que precisa ser feito.

Portanto, para começar a ter uma vida melhor, organize a sua rotina. Veja o que está pendente, o que é prioridade, etc. e escolha um dia da semana para isso, como domingo, ou faça esse planejamento todos os dias à noite, antes de dormir.

Você pode, por exemplo, usar uma agenda, um bloco de notas, um planner, uma planilha, um aplicativo ou o que for mais fácil e viável para você.

Dessa forma, quando você acordar, você já saberá o que precisa fazer, não ficará perdido (a) e nem esquecerá de compromissos/afazeres.

E lembre-se: tenha consistência e disciplina, assim, com o passar do tempo, a sua rotina será algo natural e tranquilo de dar conta. Não desista, no começo pode ser difícil, mas tudo é questão de tempo e adaptação. Identifique o que funciona para você.

Dica 2: hidrate-se diariamente

A água está presente em 70% do corpo humano, sendo um líquido fundamental para a nossa saúde e bem-estar.

Por isso, diariamente, ingira pelo menos 2,5l de água – essa é a quantidade recomendada por especialistas da área da saúde.

Porém, como sabemos, conseguir isso nem sempre é fácil. Portanto, uma dica importante é: ande sempre com uma garrafinha ou squeeze. Assim, você poderá enchê-lo sempre que puder no bebedouro ou purificador de água mais próximo.

Além disso, ainda tratando sobre a ingestão de líquidos, evite refrigerantes, sucos de caixinha e álcool em excesso. Prefira sucos naturais, chás, leite e iogurtes.

Dica 3: tenha uma alimentação adequada

Inúmeras pessoas, não só no Brasil, possuem problemas em relação à alimentação. Isso porque, consomem muitos produtos industrializados, além de alimentos gordurosos, cheios de sal, açúcar e outros ingredientes que não fazem tão bem à saúde.

É claro que uma vez ou outra não tem problema comer um hambúrguer, uma pizza, um bombom, um doce ou outra “besteira”, mas a questão é ter equilíbrio.

Portanto, em vez de comer sempre esses alimentos ultraprocessados, opte por alimentos naturais e frescos, como frutas, verduras, legumes, cereais, oleaginosas, sementes, etc.

E quando for almoçar e jantar, monte pratos coloridos, com alimentos que façam bem para a saúde.

Um prato bem tradicional e conhecido por nós brasileiros com arroz, feijão, salada e uma carne magra já é uma ótima opção.

O que nós comemos tem um grande impacto na nossa qualidade de vida, por isso, ter atenção em relação a este ponto é fundamental.

Dica 4: pratique atividades físicas regularmente

Você costuma se exercitar? Sim? Não? A atividade física é um item crucial para a nossa saúde e proporciona inúmeros benefícios, desde mais disposição, até melhoria na circulação sanguínea e redução no número de doenças.

Portanto, pelo menos três vezes por semana, e por pelo menos 30 minutos, procure se exercitar! E se você conseguir fazer mais que isso, melhor ainda.

A dica de ouro aqui é: encontre uma atividade que seja prazerosa e que você realmente goste de fazer.

Isso porque, muitas pessoas desanimam e perdem o foco, porque fazem atividades que não gostam.

De repente, ir para a academia não é algo que te agrade, mas fazer uma caminhada, natação ou andar de bicicleta sim.

Cada pessoa tem características distintas, logo, o que funcione para um, pode não funcionar para outro, então encontre aquela atividade que você, de fato, se sinta bem e goste de fazer.

Não veja a atividade física como algo forçado e chato.

Dica 5: durma bem

É inegável que muitos brasileiros possuem problemas com o sono e é claro isso que não faz nada bem para a saúde.

Afinal, dormir mal gera estresse e alterações no humor, problemas gastrointestinais, dificuldade de concentração, dores de cabeça e no corpo e muito mais!

Portanto, se você quer ter uma rotina mais leve e saudável, valorize o seu sono. Ele é importantíssimo para você descansar e recarregar as energias para o dia seguinte.

E para ter um sono de qualidade, de fato, é importante que antes de ir para a cama você:

  • Tome um banho morno/quente;
  • Não coma muito e nem consuma bebidas estimulantes, mesmo que seja estimulantes naturais;
  • Evite ficar mexendo no celular, tablet ou computador;
  • Deixe o ambiente aconchegante e com uma iluminação mais suave;
  • Medite, pois isso vai te ajudar a relaxar;
  • E claro, durma entre 7 e 8 horas por dia, pois é o tempo recomendado por especialistas ligados à área da saúde.

Dica 6: reserve um tempo para você e para o lazer

Você não precisa ser 100% do tempo produtivo. Você precisa desacelerar e encontrar um equilíbrio entra a vida pessoal e profissional. Uma não pode prejudicar a outra.

Portanto, é essencial que em sua rotina você tenha momentos para aproveitar sozinho e/ou com amigos/familiares. Além disso, é importante que você invista e cultive seus hobbies.

O que você gosta de fazer? Tocar um instrumento? Ler um livro? Jogar videogame? Cozinhar? Pintar? Desenhar? Dançar?

Há uma infinidade de hobbies para você investir. Por isso, use-os para se distrair, se desconectar um pouco do trabalho e dos compromissos/problemas da vida.

É importante que você tenha esse autocuidado e saiba separar um tempo para você e para fazer as coisas que gosta. Tudo é questão de equilíbrio.

Dicas bônus

Para finalizar, separamos três dicas bônus para você:

  1. Fuja da negatividade. Veja a vida de forma mais positiva;
  2. Faça check-ups pelo menos duas vezes por ano. Veja como está a sua saúde;
  3. Invista em educação financeira. Saiba o que fazer (ou não fazer) com o seu dinheiro.

Dessa forma, seguindo todas essas dicas, com certeza você terá uma rotina muito mais leve e saudável!