Quais os principais impactos ambientais que a não utilização dos lavadores de gases pode causar?

As atividades realizadas em centros industriais são responsáveis pela produção de inúmeros resíduos com características tóxicas, podendo eles serem sólidos, líquidos ou gasosos. A não utilização de um equipamento que seja próprio para realizar o controle a respeito das substâncias tóxicas presentes nesses resíduos, podem ocasionar multas aos donos de indústrias, assim como pode levar até ao fechamento de uma fábrica por esta cometer crimes ambientais. 

Impactos ambientais

Portanto, tratar a emissão dos gases liberados nas atividades industriais é de extrema importância, não apenas pelas punições que o não cumprimento pode levar, mas também pela consciência de não destruir o próprio meio ambiente.

Quais os principais impactos ambientais que a não utilização de um lavador de gases pode causar?

Entre os principais impactos que o não tratamento dos gases liberados em produções industriais pode causar, sua nocividade à saúde humana pode ser destacado. Entre as substâncias encontradas nesses gases, há inúmeras delas que podem causar sérios danos aos seres vivos quando inaladas. Essas substâncias são: ozônio, monóxido de carbono, dióxido de enxofre, dióxido de nitrogênio entre outras.

 
Todas essas substâncias podem ser encontradas presentes nos gases de produção industrial, por esse motivo tais gases devem passar por um processo de limpeza dessas substâncias, um processo de Lavagem de Gases.

Entre essas substâncias citadas acima, o monóxido de carbono, por exemplo, quando inalado por uma pessoa, age em seu sangue dificultando a capacidade da realização do transporte do oxigênio em seu corpo, podendo assim resultar em uma hipóxia tecidual. 

Podemos encontrar entre essas substâncias o ozônio também, que ao entrar em contato com o ser humano, pode causar irritações aos olhos e também uma drástica minimização da capacidade de nossos pulmões. O dióxido de enxofre juntamente com o dióxido de nitrogênio pode irritar as vias aéreas das pessoas, podendo danificar os pulmões.

Por motivo de todos esses danos que essas substâncias produzem durante as atividades que ocorrem no setor industrial, diversos países possuem leis que proíbem ou que obrigam o tratamento desses gases antes de serem liberados ao meio ambiente, de forma que tais gases não sejam liberados juntos de substâncias tóxicas. Aqui no Brasil, essa lei é a de número 12.187 que foi criada no ano de 2009;

Para a análise em relação aos gases poluentes, é verificado a quantidade referente aos agentes poluentes presentes nos gases, caso a quantidade encontrada seja superior ao permitido, a indústria responsável pela emissão de tais gases pode sofrer multas. 

Dependendo do impacto que a liberação desses gases causam ao meio ambiente, as multas podem variar de R$ 1000,00 a até R$ 10.000.000,00, por tanto, é importante que os donos de fábricas fiquem atentos e cumpram seu papel de realizar a lavagem dos gases antes de serem liberados ao meio ambiente.

Assim, o tratamento devidamente realizado com os gases produzidos nas atividades industriais são muito importantes para que tanto o meio ambiente, como a saúde das pessoas não sejam afetadas.

Quais os principais benefícios dos Lavadores de Gases?

Os benefícios providos dos lavadores de gases são inúmeros. De acordo com o procedimento da utilização de gotas de água que interagem com as partículas tóxicas encontradas nos gases, o processo torna o ambiente limpo, e com mais segurança para a saúde das pessoas, sem falar sobre a redução das substâncias tóxicas encontradas nesses gases que são liberadas no meio ambiente.

O equipamento funciona por meio de uma fonte de energia, e opera de forma que realiza um processo de nebulização dentro da lavagem. O equipamento pode possuir um orifício responsável pela passagem dos gases, grau de vazão com ajuste realizado previamente, grau para turbulência e nível referente a atomização que esteja em condições apropriadas de acordo com o ambiente em que o equipamento irá operar.

O mais interessante sobre os Lavadores de Gases é que eles são ajustados de acordo com o ambiente em que serão instalados. Cada setor industrial pode realizar a solicitação de um lavador de acordo com seu perfil e de acordo com o ajuste em relação a faixa granular que deseja. O importante dos Lavadores de Gases é que eles estejam em condições apropriadas para a realização do processo de lavagem dos gases produzidos por atividades químicas dentro das indústrias.