Você quer saber quais são as brincadeiras saudáveis para pais e filhos brincarem juntos? Se a resposta foi sim você precisa conferir este artigo até o final! 

Quem tem filho sabe como é importante encontrar uma loja de brinquedos com ótimas opções para os pequenos, além de incentivar brincadeiras para o desenvolvimento deles. 


Porém, parece que estamos constantemente pedindo a nossos filhos que compartilhem e cooperem com seus amigos, irmãos e nós, seus pais. 


E embora possam parecer que não querem cooperar, o desejo de fazê-lo é um aspecto importante da natureza humana.


Ao nascer, as crianças são preparadas para a atividade social. Elas anseiam por criar relacionamentos - se relacionar, se comunicar, colaborar - e têm uma necessidade básica de pertencer e sentir que os outros precisam. 


A cooperação é uma parte fundamental do relacionamento com os outros e do estabelecimento de relacionamentos significativos. Por meio da construção de equipes e da colaboração, a criança aprende a respeitar os outros e a controlar suas necessidades e impulsos imediatos.


Antes dos 3 anos, a maioria das crianças não consegue se envolver em atividades verdadeiramente colaborativas. Fazer com que os pré-escolares compartilhem e brinquem juntos também pode ser complicado. 


Por esse motivo, é muito importante buscar por brincadeiras saudáveis para pais e filhos brincarem juntos. Continue a leitura e confira algumas dicas que separamos! 

 

Dicas de brincadeiras para pais e filhos 

Aqui estão algumas brincadeiras que são perfeitas para envolver pais, filhos e irmãos. 

 

Ciência lado a lado

Experimentos simples podem ser ótimas oportunidades para as crianças explorarem o mundo juntas e compartilharem ideias.


Teste as coisas: usando utensílios domésticos, as crianças podem investigar o que flutua e o que afunda, o que é transparente e opaco, o que é leve e o que é pesado, etc. Uma criança pode ser o "registrador", acompanhando o experimento, enquanto a outra coloca objetos na água, em uma balança, ou os segura contra a luz. Enquanto você brinca junto com seu filho, incentive o diálogo. Uma troca de ideias, com a criança compartilhando sua interpretação única dos resultados dos experimentos, enriquecerá a experiência para todos.  



Estimule os sentidos: dê às crianças itens com odores distintos, como limão, baunilha, canela, cebola e alho. Coloque cada item em uma pequena tampa de plástico e incentive as crianças (de olhos fechados) a se revezarem para cheirá-los e identificá-los. Pergunte como cheiram esses alimentos e especiarias diferentes. Esses cheiros são familiares pelos alimentos que comem? Mostre o que é diferente e igual na visão de cada criança sobre os cheiros. À medida que descrevem os cheiros e suas experiências com eles, as crianças verão que cada um tem uma perspectiva diferente para contribuir, o que contribui para uma comparação completa dos cheiros. 

 

Brincadeiras ao ar livre

Aqui estão algumas maneiras pelas quais as crianças podem exercitar sua habilidade de cooperar enquanto desenvolvem habilidades motoras amplas.



  • Lava-jato: esta atividade em grupo nunca sai de moda. Uma criança pode lavar o carro e perguntar que tipo de serviço os motoristas querem para seu triciclo, por exemplo. Você pode ser o recebedor do dinheiro. Juntos, você e a criança podem lavar os veículos com um pano ou esponjas grandes e um balde de água. 
  • Local de construção: enquanto a criança brinca no quintal ou na caixa de areia com caminhões, baldes e pás, ela pode entregar a areia ou a sujeira, fingindo que está preparando um canteiro de obras. Você e as crianças - caso tenha mais de uma - podem ser um tipo diferente de trabalhador (como operador de escavadeira a vapor, escavador de valas ou motorista de caminhão). Incentive os pequenos construtores a se revezarem usando diferentes veículos enquanto trabalham no projeto e colaboram na construção de algo.  

 

Colaborações artísticas 

A criação de obras de arte é uma maneira maravilhosa de promover a cooperação e, ao mesmo tempo, ajudar as crianças a desenvolver o pensamento criativo e as habilidades motoras finas.

 

  • Tinta de mesa: cole uma grande folha de papel sobre uma mesa baixa e deixe duas ou mais crianças pintarem o papel com os dedos. Eles vão adorar passar os dedos e as mãos na tinta - e cada um vai ajudar a criar uma pintura única. E, claro, você também deve participar da brincadeira. 
  • Faça um mural: fixe uma longa folha de papel na parede e deixe as crianças decidirem qual será o tema do mural (uma floresta com animais, um oceano com todos os tipos de barcos e peixes, um bairro). Em seguida, eles podem selecionar itens para desenhar e escolher um meio (marcadores, giz de cera, pintura de pôster, aquarela) para criar o mural. Quando terminar, peça às crianças que descrevam como cada uma ajudou a fazer o mural.  
  • Construam algo: usando massinha ou argila, você e as crianças podem colaborar na construção de um zoológico, uma loja de animais, uma padaria, uma casa ou uma loja de brinquedos. Incentive-os a se ajudarem a criar os animais e objetos que desejam em seu ambiente. Peça às crianças que descrevam como cada uma delas contribuiu para o projeto. 

 

Conclusão

Brincar com os seus filhos além de ser muito divertido também é uma maneira de ajudar a desenvolvê-los. Ou seja, brincadeira é coisa séria e deve fazer parte da rotina de pais e filhos.  

 

As dicas acima são apenas algumas sugestões de brincadeiras saudáveis para pais e filhos brincarem juntos, mas existem muitas outras. 

 

O importante é ter em mente que você deve procurar por brinquedos e brincadeiras que de alguma maneira ajudem a desenvolver os pequenos. 

Postagem Anterior Próxima Postagem