Cupom de desconto Workana de R$ 100,00

Cupom de desconto workana de R$ 100,00

 A técnica de pontilhar e salpicar continua a ser um método muito popular para prender gesso cartonado a uma parede. Em termos de velocidade, eficiência e custo, o reboco com pontos e saliências é imbatível. No entanto, a técnica de pontilhar e salpicar, também conhecida como forro seco, tem seus detratores. Às vezes, é visto como menos estável e menos confiável do que as técnicas tradicionais de gesso úmido.

No entanto, se você é um novato em DIY que precisa prender ou consertar uma placa de gesso, o forro seco é perfeitamente adequado.

Este artigo irá guiá-lo através do processo de ponto e toque. Também incluímos muitas dicas e truques para ajudá-lo a alcançar ótimos resultados na primeira vez. Também explicaremos os prós e contras do forro seco e forma de gesso 3D, para ajudá-lo a decidir se este método de gesso é adequado para o seu projeto DIY.

O que é Dot and Dab?

Em primeiro lugar, esteja ciente de que forro seco e ponto e salpico são termos que agora são usados ​​alternadamente. Normalmente, esses termos se referem ao processo de prender uma placa de gesso a uma parede pontilhando adesivo em vários pontos da superfície.

Quando a técnica Dot and Dab é usada?

A popularidade da técnica de pontos e salpicos cresceu juntamente com a popularidade das placas de gesso. A placa de gesso fornece uma superfície lisa e uniforme que é fácil de pendurar. O forro seco permite que você fixe de forma fácil e rápida uma placa de gesso na parede.

O forro seco também evita sujeira excessiva. Esta técnica requer pouca água quando comparada ao reboco úmido.

Há alguma desvantagem em usar Dot and Dab?

Então, ponto e toque é rápido, barato e é um ótimo projeto inicial para iniciantes em DIY. Parece a opção de gesso perfeita, certo? Bem, existem alguns problemas potenciais dos quais você precisa estar ciente antes de mergulhar no revestimento seco de sua parede.

Um dos maiores problemas que as pessoas encontram com a placa de gesso que foi fixada com ponto e salpico é que ela fornece pouco isolamento acústico . Para evitar este problema, é aconselhável investir em algum isolamento adicional antes de colocar a camada final de gesso cartonado que você pretende decorar. Esteja ciente de que essa será uma despesa adicional, portanto, acrescente isolamento ao seu orçamento.

Como identificar uma parede

Se você acabou de se mudar para uma nova casa ou apartamento, talvez não saiba o que está acontecendo atrás de suas paredes. De que são feitos e como foram colocados? Você precisa saber as respostas a essas perguntas antes de começar a fazer qualquer alteração. Não comece a decorar ou furar as paredes antes de estar totalmente informado.

Uma das maneiras mais simples e eficazes de descobrir se você tem uma parede pontilhada é bater na superfície. Você precisará bater na parede em vários pontos. Se você pode ouvir um som oco em certos pontos, mas um som mais denso em outras áreas, você tem uma parede pontilhada.

Lembre-se de que paredes de gesso cartonado fixadas com forro seco podem ser mais fracas e mais sujeitas a danos do que as paredes de gesso tradicional. Prossiga com cuidado se for perfurar uma parede que foi revestida a seco.

Guia de preços de gesso

Milhares de pessoas pedem ajuda à Gesso Secco em seus projetos todos os anos. Rastreamos as estimativas que eles recebem de profissionais locais e, em seguida, compartilhamos esses preços com você.

Etapa 1. Escolha a placa de gesso e o adesivo corretos

Aplicar pontos e salpicos é uma técnica bastante direta e simples de dominar. No entanto, você precisa dos produtos certos para ter sucesso. O gesso e o adesivo corretos são essenciais, caso contrário, você estará se preparando para o fracasso.

A espessura da placa de gesso deve ser de  12,5 mm se for rebocar uma parede. Também é uma boa ideia comprar gesso cartonado largo, pois isso irá minimizar o número de juntas que você terá que trabalhar em sua superfície.

Existem vários tipos de placa de gesso no mercado, e pode ser confuso descobrir qual é a certa para você. O melhor conselho é optar por uma  placa de gesso resistente à umidade e com forro de espuma . A escolha de uma placa de gesso com essas propriedades será útil no longo prazo, pois manterá o calor e todas as umidade do lado de fora.

Você também precisa escolher um adesivo adequado para revestimento seco. O nome do produto pode variar entre diferentes lojas de bricolagem, mas qualquer coisa chamada composto de ligação ou adesivo para placas de gesso é correta. Certifique-se de comprar apenas um produto que diga explicitamente que é adequado para gesso cartonado.

Etapa 2. Corte sua placa de gesso no tamanho certo

É muito importante que você meça sua parede corretamente antes de começar. É provável que você precise cortar as placas no tamanho certo. Marque a placa de gesso no ponto certo onde você precisará cortar. Use uma faca afiada para cortar o tabuleiro.

Tenha cuidado especial com as placas finais. É provável que você precise cortar significativamente a ponta da placa de gesso para que ela se encaixe na parede.

adesivo de gesso cartonado

Etapa 3. Misture seu adesivo de gesso cartonado

Misturar gesso corretamente é uma arte que muitas pessoas não conseguem dominar. Felizmente, a placa de gesso é muito mais fácil de gerenciar e não exige muito trabalho para misturá-la.

Em primeiro lugar, você precisa das ferramentas certas. Um balde limpo é imprescindível, caso contrário, qualquer sujeira ou detritos deixados no balde contaminará o adesivo da placa de gesso. Siga sempre as instruções da embalagem do adesivo de gesso cartonado. Você precisará misturar o adesivo com um pouco de água, mas não muito, caso contrário, comprometerá a mistura.

Siga sempre as instruções da embalagem do adesivo de gesso cartonado. Você vai precisar misturar o adesivo com um pouco de água, mas não muito, caso contrário, comprometerá a mistura.

Continue mexendo o adesivo usando um bastão de mistura. Você saberá que a mistura está pronta quando perceber que ela tem uma  consistência espessa e cremosa . Seu bastão de mistura deve ser capaz de ficar de pé no adesivo sem ajuda.

Você só deve misturar adesivo suficiente para uma folha de gesso de cada vez. Isso o ajudará a garantir que seu adesivo permaneça fresco e pronto para uso.


Etapa 4. Aplique seu adesivo de gesso cartonado na parede

Agora você está pronto para começar a pontilhar e aplicar manchas. A boa notícia é que você realmente não precisa ser muito organizado ou preciso ao aplicar o adesivo para placas de gesso na parede.

Um raspador de tinta é uma boa ferramenta para aplicar o composto na parede. Tudo que você precisa fazer é raspar um pouco do adesivo e começar a aplicá-lo na superfície. Deixe aproximadamente  15 a 20 cm entre cada ponto de adesivo . Não tenha medo de adicionar uma boa quantidade de adesivo a cada ponto.

Tal como acontece com todos os trabalhos de gesso, adicione cola para placas de gesso apenas na área em que você está realmente trabalhando naquele momento. Caso contrário, você verá que o composto começa a secar e solidificar antes de você ter a chance de posicionar a placa ao longo da superfície.

Você deseja ter certeza de que sua placa de gesso ficará firmemente fixada à superfície. A melhor maneira de fazer isso é aplicar uma quantidade suficiente do composto no comprimento e na largura da parede. Se você fizer isso, criará uma base mais forte para sua placa de gesso.

Você não precisa aplicar o adesivo com muito cuidado, no entanto, você deve tentar criar alguma consistência com o local onde está colocando o adesivo. Desenhe uma linha reta e clara de cima para baixo na parede usando pontos de adesivo com pequenos espaços entre eles. Você também deve usar a mesma técnica para traçar um perímetro ao longo da borda da área onde colocará sua prancha.

Estucadores perto de você
Milhares de pessoas em todo o Reino Unido pedem ajuda à Bidvine em seus projetos todos os anos. Diga-nos o que você precisa para que possamos trazer os profissionais locais certos para o seu projeto.

Etapa 5. Posicione sua placa de gesso

Depois que o adesivo for aplicado, é hora de posicionar as placas de gesso na parede. Levante cuidadosamente a placa e posicione-a contra a superfície. Você deve bater levemente na placa para que adira ao composto. Certifique-se de que a placa está plana e nivelada com a parede abaixo dela.

Use um nível de bolha para verificar se sua placa de gesso foi aplicada em uma linha reta. A maioria dos adesivos compostos começa a secar muito rapidamente depois de serem aplicados na parede. Então, se você precisar mexer a placa para endireitar, você precisa fazer isso o mais rápido possível.

A sua primeira placa de gesso é, em muitos aspectos, a peça mais importante. Isso porque define o nível e o padrão de qualidade para o resto da parede. Portanto, reserve um tempo para verificar se ele realmente está nivelado e plano. Caso contrário, suas outras placas de gesso sofrerão.

Dicas importantes para um revestimento seco bem-sucedido

O processo de forrar uma parede a seco não é muito complicado ou demorado. No entanto, existem algumas dicas e truques que você pode implantar para tornar seu projeto um grande sucesso.

  • Tenha cuidado com os rodapés . Você precisa ter certeza de selar a área diretamente acima do rodapé corretamente, caso contrário, você terá uma série de problemas mais tarde. É fácil evitar isso. Apenas certifique-se de adicionar uma quantidade decente de adesivo em todo o comprimento do rodapé.
  • Altere o tamanho dos pontos e salpicos de acordo com o tamanho da placa de gesso . Diferentes placas de gesso precisarão de diferentes quantidades de adesivo. Se você está forrando uma parede a seco, provavelmente optou por placas maiores para evitar que as juntas interrompam sua parede. Geralmente, é aconselhável que o tamanho dos pontos seja em torno de 25 mm de espessura e 50 mm de largura . No entanto, você pode precisar alterar essas medidas se estiver usando placas maiores.
  • Use uma ferramenta de borda de difusão. Vale a pena comprar uma ferramenta de ponta de pena para este projeto . Uma ferramenta de ponta de pena é aplicada em um pedaço de gesso para endireitá-lo e nivelá-lo. O uso de uma borda de pena também garantirá que a placa de gesso esteja firme no lugar e que não comece a se soltar da parede antes de o adesivo estar totalmente seco.

Próximos passos

Depois de seguir os cinco passos acima, você terá feito o revestimento seco da parede com sucesso! Tudo o que você precisa fazer a seguir é esperar algumas horas para se certificar de que o adesivo secou totalmente antes de prosseguir com a decoração e o acabamento da parede.

Você pode deslizar a placa de gesso assim que tiver certeza de que o adesivo secou corretamente. Se não tiver certeza sobre como deslizar uma parede, você pode entrar em contato. Depois de fazer isso, é hora de começar a pintar ou revestir sua placa de gesso.

Leia mais: A importância de impermeabilizar sua casa .

Postagem Anterior Próxima Postagem
Cupom de desconto workana de R$ 100,00