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Mudar de número de celular pode ser uma dor de cabeça. Informar todos os seus contatos, alterar cadastros, perder os contatos, tudo isso seria um verdadeiro inconveniente. Mas, atualmente não é mais necessário mudar de número ao trocar de operadora.

Neta mostrando o celular para sua avó



Pelo contrário. Desde 2009, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou a regulamentação da Portabilidade Numérica, que tem o objetivo de resolver esse problema. Entenda o que significa e como mudar para as principais operadoras do Brasil.

O que é portabilidade numérica?


Portabilidade Numérica

A portabilidade numérica é a possibilidade de migrar para outra operadora de telefonia fixa ou móvel, dentro do seu estado (mesmo DDD), mantendo seu número atual.

No caso dos planos de celular, você pode alterar seu plano para um chip pré-pago, pós ou plano controle, sem pagar nada a mais por isso.

Essa é uma forma de dar mais liberdade ao consumidor. Pois, a partir da migração é possível escolher o plano que mais oferece vantagens, de acordo com as necessidades de uso de dados, minutos de ligação e SMS, sem ter que ficar restrito à operadora que você já contrata.


Quando devo mudar de operadora?


Migrar de operadora é indicado quando você encontra benefícios e condições mais favoráveis, em outra empresa.

Para solicitar, é preciso ficar atento a alguns pontos:

  • Seu número precisa estar ativo na operadora atual (de origem). Não é possível pedir a portabilidade para algum número que você já tenha desativado.
  • O CPF ou CNPJ apresentado no momento da migração devem ser os mesmos do titular da linha.
  • Consulte o contrato antigo para verificar a cláusula de fidelidade para a rescisão. Se você fizer a mudança de operadora antes de concluir o prazo, precisará pagar uma multa correspondente por quebra de contrato.

Mesmo que você tenha débitos na operadora atual, como boletos em aberto, ainda pode conseguir fazer a migração. A nova operadora pode restringir alguns planos a você, mas deve aceitar o novo contrato.

Se o seu nome estiver negativado nos serviços de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, pode ser que a operadora recuse seu pedido, pelo risco de inadimplência. Por isso, antes de solicitar a o processo de mudança, procure regularizar essa situação.

Preciso pagar para trocar de operadora?


Normalmente a migração é um serviço oferecido gratuitamente pelas operadoras. Afinal, elas têm interesse que você mude se torne um cliente, certo?

Isso vale, geralmente, para os planos pós-pago ou controle. No caso dos pré-pagos, algumas operadoras exigem o pagamento pelo novo chip. Além disso, pode ser cobrada uma taxa máxima de R$ 4, de acordo com a Anatel. Fique atento às condições quando for migrar seu chip.

Passo a passo: como mudar de operadora e manter o número atual


planos de celular

O primeiro passo é escolher o seu novo plano. Para isso, compare os planos de celular existentes na sua região e veja qual terá o melhor custo-benefício em relação a quanto você gasta por mês e qual atende melhor às suas necessidades.

Verifique suas pendências com a operadora atual e seu contrato de fidelização, para garantir que o processo de migração pode ser efetuado.

Após verificar sua situação e escolher o seu novo plano, tenha em mãos:

  • CPF, RG e nome do titular da linha;
  • Comprovante de endereço;
  • Última fatura da operadora atual.

Pronto, agora veja como fazer a mudança sem perder seu número em cada uma das principais operadoras do Brasil:

Como mudar para a operadora Tim?


Para migrar seu número para um plano Tim, você pode ir à loja mais próxima, fazer pelo telefone, SMS ou online.

Se preferir, faça direto pelo celular:

  1. Adquira um chip da operadora, com o plano que você deseja;
  2. Mantenha seu chip da operadora antiga em seu aparelho (dual chip) ou insira o chip em outro aparelho;
  3. Insira o chip novo e envie um SMS para 4441 com a palavra “MANTER”;
  4. A Tim enviará uma mensagem de resposta. Responda informando seu número com DDD;
  5. Você receberá um código no chip antigo. Anote-o e digite no novo chip.
  6. Pronto! No prazo indicado seu número será Tim.

Pelo site, basta contratar o plano online e seguir os passos junto com o atendente virtual (chat).

Como mudar para a Vivo?


Para mudar para um plano Vivo:

  1. Acesse o site da operadora e escolha seu plano. Durante a compra, você terá a opção de escolher “Manter meu número”.
  2. Insira seu número atual, com DDD;
  3. Siga as instruções do site preenchendo as informações solicitadas, como seu endereço e dados pessoais;
  4. O chip será enviado para a sua casa, já funcionando com um número temporário;
  5. Em cerca de 3 dias, o número será substituído pelo antigo sem precisar informar a sua operadora antiga.

Para quem migra para a Vivo adquirindo um plano pós-pago, a operadora dá 5GB de bônus de internet por 12 meses. Para planos controle, ganhe 2GB de bônus.

Como mudar para a Oi?


Caso você queira mudar seu número para a Oi, é possível por meio da mensagem SMS. Para isso, use um celular com dual-chip ou utilize dois celulares diferentes (um com o chip antigo e outro com o novo). Agora, siga os passos:

  1. Do chip novo da Oi, envie um SMS para 27531. Na mensagem, digite o número que você deseja migrar, com DDD;
  2. No chip antigo, você receberá um código;
  3. Envie mais um SMS para 27531 e digite o código recebido;
  4. Em 24 horas, você receberá um SMS com a data que será feita a mudança e o número do protocolo.

Como mudar seu número para Claro?


Para mudar seu número para a Claro, você pode fazer diretamente em uma loja da operadora, através do site, ao fazer a compra online do chip e prosseguir com os direcionamentos; ou por SMS.

Nesse caso, tenha os documentos em mãos e o novo chip ativado no seu aparelho.

  1. Envie um SMS para 1970 com o número que você deseja portar, com DDD.
  2. Em seguida, siga as instruções que vai receber por mensagem.

Atenção: ao fazer a mudança para qualquer uma das operadoras, você não precisa se preocupar em cancelar seu plano antigo. Isso será feito automaticamente.

Quanto tempo demora para mudar de operadora?


De acordo com a Anatel, às operadoras podem levar até 3 dias para concluir a mudança. Durante esse período, é possível que você perceba uma instabilidade na sua linha, como quedas na internet ou ausência de sinal, mas isso deve permanecer por, no máximo, 24 horas.

Não quero mais, posso desistir?


Se no meio do processo você desistir de trocar de operadora, você tem até 2 dias úteis após o pedido para cancelar, sem pagar nenhuma multa ou taxa. Basta entrar em contato com a operadora que você solicitou o pedido e realizar o cancelamento.

Ficou mais claro como fazer a mudança do seu número? Agora é só escolher o melhor plano para você! Aproveite e veja como economizar com a conta do celular e gaste menos no novo plano.











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