Melatonina 3mg


A melatonina é um hormônio que produzimos naturalmente na glândula pineal, localizada no centro do cérebro. O "hormônio do sono”, como também é chamada, desempenha um papel fundamental na regulação do ciclo sono-vigília.

Sabe-se que a ausência de luz estimula a secreção do hormônio do sono, atingindo níveis máximos de concentração plasmática durante a noite. Durante o dia, a presença de luz inibe a produção de melatonina, reduzindo os níveis sanguíneos.

Também se sabe que a produção diminui à medida que envelhecemos, de modo que em pessoas com 70 anos ou mais, os níveis de melatonina são aproximadamente um quarto dos níveis que ocorrem em um adulto jovem.

Melatonina e ritmos circadianos

Além do início e manutenção do sono, a melatonina está envolvida na regulação de outros parâmetros que também respondem a flutuações temporárias, conhecidas como ritmos circadianos.

Os ritmos circadianos são ritmos biológicos internos que se manifestam com uma periodicidade de 24 horas. Nos mamíferos, o ritmo circadiano mais importante é o ciclo sono-vigília. Mas existem outros ciclos também regulados pelos níveis de melatonina, como níveis de certos hormônios, temperatura corporal e apetite.

Distúrbios circadianos


Incompatibilidades nos ritmos circadianos podem resultar em uma alteração no padrão do sono. Existem diferentes distúrbios do ritmo circadiano, dependendo da causa que os causa, mas com certeza os mais conhecidos são o Jet lag, mudança frequente de turnos de trabalho e a luz produzida por celulares, tabletes e computadores.

Tudo isso pode levar ao aparecimento de insônia, sonolência durante o dia e pior desempenho nos níveis físico, cognitivo, emocional e até social. Da mesma forma, um distúrbio do sono mantido ao longo do tempo pode ter consequências negativas para a saúde.

Tratamento com melatonina 3mg para insônia


Entre as diferentes estratégias de tratamento para distúrbios do ritmo circadiano e do sono, existe a possibilidade de administrar melatonina 3mg na forma de medicamento ou suplemento. Assim, no Brasil, podemos encontrar:

Melatonina como medicamento. Requer receita médica em uma formulação de liberação controlada. É indicado apenas para o tratamento a curto prazo da insônia primária (ou seja, não relacionada a nenhum outro problema médico), caracterizado por má qualidade do sono em pessoas acima de 55 anos, em doses de baixa a elevadas.

Melatonina 3mg como suplemento nutricional: Não requer receita médica. Contém quantidade máxima de melatonina 3mg. Nessas quantidades, a sensação subjetiva de “intervalo de tempo” no Jet lag pode ser aliviada e também ajuda a reduzir o tempo necessário para adormecer.

Se você quiser usar para o Jet lag, é necessário que o suplemento contenha melatonina 3mg. Além disso, é necessário tomar logo antes de dormir no primeiro dia de viagem e por alguns dias após chegar ao destino.

Se você quiser usar para reduzir o tempo necessário para adormecer, é necessário que o suplemento contendo o hormônio do sono e seja tomado logo antes de adormecer. Assim, melatonina 3mg faz dormir.

Melatonina 3mg clandestina

É necessário esclarecer que qualquer suplemento alimentar comercializado que contenha hormônio do sono em quantidades iguais ou superiores a 3 mg será considerado medicamento ilegal.

O mais indicado é que o consumo seja com acompanhamento médico, embora melatonina 3mg na forma de suplemento natural não seja perigoso para a saúde.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem