História do mundo moderno

A história do mundo moderno é um tema que não poderia faltar em nosso blog, pensando nisso postamos aqui este texto sobre a história do mundo moderno para que você fique bem informado.

A história moderna do mundo, a era moderna ou o período moderno é a abordagem global, linear e histórico-geográfica do período que se segue à história clássica. 

Talvez, essa visão é em contraste com o melhor, a visão orgânica não-linear ou de história que foi inicialmente estendeu pelo famoso historiador e filósofo Oswald Spengler no início dos anos 20 º século.

Aprender história é muito importante e com história do mundo moderno não poderia ser diferente, em tudo que vemos tem história, na Bíblia, na ciência, na filosofia, no direito, a história está presente em tudo, então, conhecer história é muito importante.

Se você quer saber sobre a história do mundo moderno, continue a leitura, separamos alguns pontos importante sobre o assunto.

Divisão de História Moderna

Podemos dividir a história moderna em três períodos principais, isto é, o período moderno inicial, o período moderno tardio e a história contemporânea.

Período moderno adiantado

O início do período moderno começou aproximadamente no início do século XVI . Nesse período, os principais marcos históricos incluem a Era das Descobertas, o Renascimento Europeu e a Reforma Protestante ( Se fosse nos dias de hoje seriam feitas com camisas evangélicas e post no instagram).

Período moderno tardio

Por outro lado, o período moderno tarde começou em meados da década de 18 th século. A Revolução Americana, a Revolução Francesa , a Grande Divergência, a Revolução Industrial e a Revolução Russa ocorreram neste período. 

Primeiramente, levou a maior parte da história humana até o ano de 1804 para que a população do mundo moderno atingisse sua marca de 1 bilhão. No entanto, o próximo bilhão veio pouco mais de um século depois, no ano de 1927.

História contemporânea

A história contemporânea inclui o período de eventos históricos a partir de 1945. Esses eventos são mais relevantes para o tempo e o cenário atuais. 

Muitos historiadores descrevem o período moderno inicial como o período entre 1500 e 1800. Esse período segue principalmente o período da Idade Média. 

Além disso, é marcada pelas primeiras colônias europeias, o início de Estados-nação reconhecíveis, bem como a ascensão de fortes governos centralizados .

Impacto no mundo moderno

No Império Otomano e na África, a expansão muçulmana ocorreu no leste e no norte da África. No entanto, na África Ocidental, existiam várias nações nativas. 

As civilizações do sudeste da Ásia e os impérios indianos desempenharam um papel fundamental no comércio de especiarias. No subcontinente indiano, a presença do Grande Império Mughal era forte. 

Além disso, os impérios arquipélagos, o Sultanato de Malaca e mais tarde o Sultanato de Johor, exerceram poder sobre as áreas do sul.

No subcontinente asiático, diferentes shogunatos japoneses e dinastias chinesas mantinham o poder . O período Edo de 1600 a 1868 no Japão é considerado o período moderno inicial. 

Por outro lado, na Coréia, o período desde o surgimento da dinastia Joseon até a entronização do rei Gojong é conhecido como o período moderno inicial.

Nas Américas, os nativos americanos iniciaram uma civilização enorme e distinta, que incluía o Império e a Aliança Asteca, a civilização Inca, o Império Maia e as cidades, e a Confederação de Chibcha. 

No entanto, no oeste, os reinos e movimentos europeus estavam em um movimento de reforma e expansão. 

A Rússia fez o seu caminho para a costa do Pacífico em 1647. Ele passou a consolidar o controle sobre o Extremo Oriente russo no 19 º século.

Leita também: A Evolução dos Louvores de AdoraçãoA Bíblia como livro de alfabetização

Mais sobre a História do mundo moderno

As tendências religiosas deste período testemunharam a ascensão da comunidade muçulmana e do mundo muçulmano. 

Os cristãos e a cristandade viram o fim das cruzadas. A Unidade Religiosa sob a Igreja Romana chegou ao fim. Além disso, nesse período, as Inquisições e as reformas protestantes também ocorreram.

Também durante o período moderno, as pessoas testemunharam a era das descobertas e do comércio. Isso aconteceu como resultado do esforço coletivo das nações da Europa Ocidental. 

Portugal, Espanha, Holanda, Reino Unido e França tiveram uma expansão colonial. Essas nações tomaram posse de terras e estabeleceram colônias na África, sul da Ásia e América do Norte e do Sul. 

A Turquia passou a colonizar o sudeste da Europa e partes do oeste da Ásia e norte da África. O russo, por outro lado, tomou posse na Europa Oriental, Ásia e América do Norte.

Exemplos resolvidos para você

Pergunta: Descreva a Revolução Industrial em breve
Resposta: Ninguém sabe a data exata da Revolução Industrial. Eric Hobsbawm era de opinião que a Revolução Industrial estourou na década de 1780. 

No entanto, não se podia sentir o efeito da revolução até as décadas de 1830 ou 1840. Por outro lado, TS Ashton acreditava que a Revolução Industrial ocorreu aproximadamente entre 1760 e 1830.

As principais mudanças testemunhadas nos séculos anteriores ao século XIX foram associadas principalmente a ideias, religião ou conquista militar e avanços tecnológicos. 

No entanto, todas essas coisas tiveram um impacto muito pequeno na riqueza material das pessoas comuns.

A fusão da primeira Revolução Industrial e da Segunda Revolução Industrial ocorreu em 1850. Isso aconteceu como resultado do progresso tecnológico e econômico que ocorreu devido ao desenvolvimento de navios e ferrovias movidos a vapor. 

O lançamento do motor de combustão interna e a geração de energia elétrica o seguiram.

E aí, o que achou da História do mundo moderno, era o que você esperada, suas expectativas foram supridas, ou estás frustrado, conte nos comentários, estamos com muita ansiedade para ver os comentários, vou até tomar um calmante ali.

História do mundo moderno