A história moderna do mundo, a era moderna ou o período moderno é a abordagem global, linear e histórico-geográfica do período que se segue à história clássica. Talvez, essa visão é em contraste com o melhor, a visão orgânica não-linear ou de história que foi inicialmente estendeu pelo famoso historiador e filósofo Oswald Spengler no início dos anos 20 º século.

Divisão de História Moderna


Podemos dividir a história moderna em três períodos principais, isto é, o período moderno inicial, o período moderno tardio e a história contemporânea.

Período moderno adiantado


O início do período moderno começou aproximadamente no início do século XVI . Nesse período, os principais marcos históricos incluem a Era das Descobertas, o Renascimento Europeu e a Reforma Protestante ( Se fosse nos dias de hoje seriam feitas com camisas evangélicas e post no instagram).

Período moderno tardio


Por outro lado, o período moderno tarde começou em meados da década de 18 th século. A Revolução Americana, a Revolução Francesa , a Grande Divergência, a Revolução Industrial e a Revolução Russa ocorreram neste período. Primeiramente, levou a maior parte da história humana até o ano de 1804 para que a população do mundo moderno atingisse sua marca de 1 bilhão. No entanto, o próximo bilhão veio pouco mais de um século depois, no ano de 1927.

História contemporânea


A história contemporânea inclui o período de eventos históricos a partir de 1945. Esses eventos são mais relevantes para o tempo e o cenário atuais. Muitos historiadores descrevem o período moderno inicial como o período entre 1500 e 1800. Esse período segue principalmente o período da Idade Média. Além disso, é marcada pelas primeiras colônias europeias, o início de Estados-nação reconhecíveis, bem como a ascensão de fortes governos centralizados .

Impacto no mundo moderno


No Império Otomano e na África, a expansão muçulmana ocorreu no leste e no norte da África. No entanto, na África Ocidental, existiam várias nações nativas. As civilizações do sudeste da Ásia e os impérios indianos desempenharam um papel fundamental no comércio de especiarias. No subcontinente indiano, a presença do Grande Império Mughal era forte. Além disso, os impérios arquipelágicos, o Sultanato de Malaca e mais tarde o Sultanato de Johor, exerceram poder sobre as áreas do sul.
No subcontinente asiático, diferentes shogunatos japoneses e dinastias chinesas mantinham o poder . O período Edo de 1600 a 1868 no Japão é considerado o período moderno inicial. Por outro lado, na Coréia, o período desde o surgimento da dinastia Joseon até a entronização do rei Gojong é conhecido como o período moderno inicial.
Nas Américas, os nativos americanos iniciaram uma civilização enorme e distinta, que incluía o Império e a Aliança Asteca, a civilização Inca, o Império Maia e as cidades, e a Confederação de Chibcha. No entanto, no oeste, os reinos e movimentos europeus estavam em um movimento de reforma e expansão. A Rússia fez o seu caminho para a costa do Pacífico em 1647. Ele passou a consolidar o controle sobre o Extremo Oriente russo no 19 º século.

Leita também: A Evolução dos Louvores de Adoração

Mais sobre a história moderna do mundo


As tendências religiosas deste período testemunharam a ascensão da comunidade muçulmana e do mundo muçulmano. Os cristãos e a cristandade viram o fim das cruzadas. A Unidade Religiosa sob a Igreja Romana chegou ao fim. Além disso, nesse período, as Inquisições e as reformas protestantes também ocorreram.
Também durante o período moderno, as pessoas testemunharam a era das descobertas e do comércio. Isso aconteceu como resultado do esforço coletivo das nações da Europa Ocidental. Portugal, Espanha, Holanda, Reino Unido e França tiveram uma expansão colonial. Essas nações tomaram posse de terras e estabeleceram colônias na África, sul da Ásia e América do Norte e do Sul. A Turquia passou a colonizar o sudeste da Europa e partes do oeste da Ásia e norte da África. O russo, por outro lado, tomou posse na Europa Oriental, Ásia e América do Norte.

Exemplos resolvidos para você


Pergunta: Descreva a Revolução Industrial em breve
Resposta: Ninguém sabe a data exata da Revolução Industrial. Eric Hobsbawm era de opinião que a Revolução Industrial estourou na década de 1780. No entanto, não se podia sentir o efeito da revolução até as décadas de 1830 ou 1840. Por outro lado, TS Ashton acreditava que a Revolução Industrial ocorreu aproximadamente entre 1760 e 1830.
As principais mudanças testemunhadas nos séculos anteriores ao século XIX foram associadas principalmente a idéias, religião ou conquista militar e avanços tecnológicos. No entanto, todas essas coisas tiveram um impacto muito pequeno na riqueza material das pessoas comuns.
A fusão da primeira Revolução Industrial e da Segunda Revolução Industrial ocorreu em 1850. Isso aconteceu como resultado do progresso tecnológico e econômico que ocorreu devido ao desenvolvimento de navios e ferrovias movidos a vapor. O lançamento do motor de combustão interna e a geração de energia elétrica o seguiram.

Fonte: uolgospel.com.br

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem