Cursos de comunicação

Cursos de comunicação: 9 opções para quem gosta de se expressar

Cursos de comunicação são aliados para profissionais que amam se expressar, separamos nove opções para quem gosta de se expressar.

Estamos passando por uma das mais drásticas mudanças sociais da história e tentamos acompanhar esse ritmo acelerado a cada dia.

Chamada de terceira revolução, a revolução tecnológica está mexendo com a comunicação e trazendo novos desafios para os cursos de comunicação.

Mesmo que algumas das grandes empresas mundiais de comunicação e de jornalismo estejam passando por momentos delicados, a comunicação está ganhando mais espaço e sendo desenvolvida de maneira distinta.

Vale aqui destacar como novos impérios surgiram: Facebook, Instagram, Twitter e Youtube. E com isso novas profissões ganharam espaço e as formas de se comunicar foram transformadas.

Com tanta variedade e mudanças rápidas, os cursos de comunicação precisam se ajustar à exigência deste novo mercado mundial.

Quais são os cursos de comunicação

Comunicação e Marketing, Jornalismo, Produção audiovisual, Produção multimídia, Produção publicitária, Publicidade e propaganda, Relações Públicas, Rádio, Tv e Vídeo e Tecnologia em Comunicação Institucional são possibilidades para quem deseja ingressar num curso de comunicação.

Comunicação e Marketing

O curso de Comunicação e Marketing oferece a possibilidade de o profissional chegar ao mercado capacitado para empreender ao mesmo tempo em que está apto a gerenciar todos os processos de comunicação empresarial.

Leia também: Curso online com certificado grátis de verdade

Esse profissional pode atuar em Departamentos de Marketing e Comunicação de Organizações privadas, Órgãos Públicos e Terceiro Setor, assim como em agências de Publicidade, Assessorias de Comunicação e em Institutos de Pesquisa.

Jornalismo

O curso de jornalismo precisa atender as novas demandas da profissão. Além de dominar a parte prática do jornalismo, o curso oferece os meios de compreensão para o profissional entender como o jornalismo transforma a sociedade.

Produção audiovisual

Já o estudante da área de Produção Audiovisual deve estar disposto a conhecer as técnicas e conceitos de comunicação, fotografia, design sonoro, estética, roteiro, captação e edição de áudio e vídeo.

Essas são ferramentas que nunca deixarão de existir e um profissional desta área possui um amplo mercado.

Produção Multimídia

Na área de Produção Multimídia, o estudante irá se deparar com conceitos de linguagem multimídia, estética, comunicação para web, fotografia, edição de imagens, webdesign, webvídeo e transmídia.

Em cima dessas abordagens, o estudante irá adquirir conhecimento sobre ferramentas que estão passando por constante evolução.

Rádio, TV e Vídeo

O curso de Rádio, TV e Vídeo é composto para que o profissional seja capaz de atuar em diversas frentes. Através dos ensinamentos em planejamento, criação, produção e direção de produtos audiovisuais, a pessoa poderá desempenhar sua comunicação de forma eficaz neste ramo vasto de oportunidades.

Pensando em Produção Publicitária, o estudante precisa ficar por dentro dos principais conceitos e ferramentas da produção publicitária, como design gráfico, linguagens, fotografia publicitária e vídeo digital publicitário.

Nesta área é possível produzir peças publicitárias, gerenciar equipes de publicidade e editar materiais multimídia.

Publicidade e Propaganda

O curso de Publicidade e Propaganda oferece ao aluno, conhecimento em fenômenos psicológicos e comportamentais sociais.

Com isso, o profissional pode criar campanhas de comunicação, gerenciar investimentos de mídia, atuar na produção de filmes e spots publicitários e desempenhar funções de alto nível, além de atuar em equipes multimídias de marketing.

Relações Públicas

Relações Públicas atende um mercado amplo e engloba uma série de técnicas e conhecimentos: redação, pesquisa de mercado, organização de eventos, novas mídias, assessoria de imprensa, marketing.

O profissional será responsável por estratégias de relacionamento digital, gerar conteúdos atraentes e lidar com crises de comunicação.

Tecnologia em Comunicação Institucional

Por último, dentro das possibilidades dos cursos de comunicação está o Curso Superior de Tecnologia em Comunicação Institucional. O grande foco deste curso é o de gerenciamento da identidade e a reputação da instituição.

O profissional da área sai do curso capacitado para atuar em diversas frentes: 

  • Produções de peças de comunicação audiovisual, e digital, como jornais internos, periódicos externos, sites, redes sociais, blogs, podcasts, spots e vídeos para TV e Internet;
  • Gestão das lideranças e da cultura organizacional;
  • Desenvolvimento de ações em apoio ao marketing;
  • Elaboração de estratégias de relacionamento com a mídia e outros stakeholders;
  • Produção e gestão de eventos; Planejamento para fomento da Responsabilidade Social Empresarial;
  • Gestão das marcas e Gerenciamento de Crises.

As respostas dentro dos cursos de comunicação

Mesmo que estejamos todos com grandes dúvidas sobre o futuro e o que ele nos reserva, não é válido apenas temer e ficarmos com saudosismos. As novidades e avanços tecnológicos estão aqui e agora, e essa corrente não vai ser quebrada.

Essa onda de tecnologia presente nas nossas vidas, interferindo nas atividades básicas das rotinas, começou há muito tempo e a tendência é que ela continue avançando.

É fácil diagnosticar que a comunicação é o meio mais afetado por essa transformação: mensagens instantâneas de áudio e texto, vídeos, chamadas por vídeo em tempo real, troca de informações no tempo presente.

Essas novidades que nos impactam mais profundamente nos últimos 15 anos ainda estão sendo entendidas e os cursos de comunicação já perceberam que o profissional que chegar ao mercado precisa ser adaptável e necessita estar apto a utilizar as diversas ferramentas que estão inseridas no nosso dia a dia.

Se algumas profissões da área de comunicação foram extintas com os avanços da tecnologia, outras também surgiram e ainda surgirão nesse futuro que está cada vez mais focado em dar conforto e tornar a comunicação mais prática.

Porém, para isso, os profissionais devem entender o caminho e os cursos de comunicação necessitam se preparar para formar gente capacitada.

E agora, depois de conhecer mais sobre os cursos de comunicação, você já escolheu o seu?

Recomendação de leitura:

  1. A importância da comunicação eficaz
  2. Comunicação assertiva – Desenvolva uma comunicação clara e reduza conflitos
  3. Libras – Qual a importância e como aprender libras