Naturalmente,
é improvável que escutar uma fita em francês enquanto você dorme
lhe permita obter instantaneamente a capacidade de começar a falar
francês na manhã seguinte, mas o facto é que pode melhorar a sua
capacidade de aprender um novo vocabulário, de acordo com um estudo
publicado na Current Biology.
Os
pesquisadores sabem já há muito tempo que o sono desempenha um
papel importante no processo de aprendizagem.
Enquanto estamos dormindo, o nosso cérebro está ocupado organizando
e consolidando as informações e os eventos que aconteceram naquele
dia.
Coisas
importantes são arquivadas, enquanto coisas sem importância são
excluídas para abrir espaço para novos aprendizados. No entanto, os
cientistas não pensavam que era possível realmente aprender coisas
novas enquanto dormíamos. Eles achavam que nosso cérebro estava
muito focado nas "tarefas domésticas" noturnas.
Mas
um novo estudo da Decoding Sleep Interfaculty Research Cooperation na
Universidade de Berna, Suíça, mostrou que os canais de aprendizado
do cérebro também estão abertos durante o sono.
“O
que descobrimos em nosso estudo é que o cérebro adormecido pode
realmente codificar novas informações e armazená-las por longo
prazo. Ainda mais, o cérebro adormecido é capaz de fazer novas
associações ”, disse Marc Züst, co-primeiro autor do artigo.
No
estudo, os pesquisadores examinaram se as pessoas podem formar
associações significativas entre palavras estrangeiras e suas
traduções enquanto dormem em ondas lentas, um estágio em que uma
pessoa tem pouca consciência do seu ambiente. Os participantes do
estudo de língua alemã dormiram ao som de uma gravação de áudio
que apresentava pares de pseudopalavras representando uma língua
estrangeira inexistente e suas traduções. O objetivo era verificar
se as palavras deixariam algum tipo de traço na memória do
paciente, mesmo que estivesse inconsciente.
Quando
acordaram, as palavras falsas foram novamente apresentadas aos
participantes, mas desta vez sem suas traduções. Como os
participantes não sabiam que uma gravação estava sendo reproduzida
enquanto dormiam, eles não sabiam que seus cérebros haviam ouvido
algumas das palavras antes. Os participantes do estudo foram
convidados a imaginar o objeto que as pseudopalavras representavam e
a adivinhar se era menor ou maior que uma caixa de sapatos - uma
abordagem que permitia aos pesquisadores explorar sua memória
inconsciente.
“É
difícil declarar explicitamente a memória implícita. Tivemos que
acessar seu conhecimento inconsciente e implícito através de
perguntas sobre aspectos semânticos dessas novas palavras”, disse
Züst.
Os
pesquisadores descobriram que os participantes foram capazes de
classificar corretamente palavras estrangeiras a uma taxa de precisão
10% maior que a chance aleatória, desde que ouvissem a palavra em
momentos precisos durante o sono por ondas lentas. O resultado sugere
que a abordagem usada pelos pesquisadores faz com que o cérebro
forme traços de memória ou alterações no cérebro que nos ajudam
a armazenar uma memória.
"Se
você apresentar 'biktum' e 'bird' para humanos adormecidos, o
cérebro deles poderá fazer uma nova conexão entre o conceito
conhecido 'bird' e a palavra completamente nova e desconhecida
'biktum' ', disse Züst. "Esse traço de memória formado pelo
sono permanece na vigília seguinte e pode influenciar a maneira como
você reage ao 'biktum', mesmo que você ache que nunca encontrou
essa palavra antes. É uma forma implícita e inconsciente de memória
- como um pressentimento ".
Quando
um cérebro adormecido ouve uma palavra, provou ser um componente
importante no aprendizado durante o sono. Durante o sono de ondas
lentas, nosso cérebro alterna entre "estados altos" e
"estados baixos" a cada meio segundo. Durante os estados de
atividade, o cérebro é altamente ativo e interconectado - o
principal para o aprendizado.
"Observamos
com que frequência conseguimos atingir esses estados positivos com a
nossa apresentação de palavras e o que descobrimos foi que existe
uma curva clara de dose-resposta: quanto mais vezes você atinge um
estado positivo, melhor a memória."
Em
outras palavras, era mais provável que as pessoas classificassem
corretamente as palavras que ouviram durante picos de ondas lentas do
que aquelas que ouviram durante períodos menos ótimos de atividade
cerebral. Para ver o que estava acontecendo dentro do cérebro, um
subgrupo de participantes realizou o teste de memória pós-sono
enquanto fazia imagens com ressonância magnética. Conforme os
participantes classificaram as novas palavras que aprenderam enquanto
dormiam, a ressonância magnética mostrou que as áreas de linguagem
do cérebro e do hipocampo foram ativadas.
É
uma indicação de que essas estruturas permitem a formação da
memória, estando ou não acordados, de acordo com Züst.
Próximos
passos
No
futuro, pode haver aplicações práticas para a pesquisa que possam
ajudar pessoas com dificuldades de aprendizagem ou déficits de
atenção e idosos que denotam declínio cognitivo.
"Neste
momento não sabemos se você pode aprender
novas informações explicitamente mais rapidamente durante a
vigília, se essas informações já tiverem sido apresentadas
durante o sono. Isso é algo que examinaremos em um estudo futuro”,
disse Züst.
Por
enquanto, o estudo mostra que o conceito de aprendizado durante o
sono pode ser mais um fato do que ficção.
"Acho
incrível que os humanos sejam capazes de processar informações tão
sofisticadas sem consciência."