Porque as rações úmidas são tão importantes para gatos?

Existem muitas dúvidas sobre alimentos úmidos (sachês), como se o alimento úmido é ruim, saudável, se os gatos aceitarão a comida tradicional após experimentar os sachês, etc. Então, hoje, vou responder a essas e outras perguntas.

Vamos lá?

Comida úmida é ruim?

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, as saches para gatos fornecem uma nutrição balanceada para a alimentação de cães e gatos, para não prejudicar nossos animais de estimação. Muitas pessoas usam a comida úmida como lanche, ou seja, como petisco. Se esta é a sua intenção, tome cuidado! Os sachês são mais palatáveis, os gatos podem parar de comer ração seca.

Por ser nutricionalmente balanceado e nutritivo, é uma excelente opção alimentar para nossos pets. Existem diferentes tipos de sachês no mercado.

No entanto, os Cursos Online apontam que antes de escolher a ração para o seu pet (sejam úmidos ou não), não deixe de falar com o seu veterinário de confiança para que ele possa ditar as escolhas alimentares com base nas necessidades nutricionais do seu cão ou gato.

Comida úmida para gatos

Para os gatos, o sachês de ração úmida é muito mais vantajoso. Os gatos usam a proteína como fonte primária de energia, e a proteína é o ingrediente mais abundante em alimentos úmidos. Além disso, alguns gatos castrados são mais propensos ao ganho de peso, portanto, se sua dieta consiste apenas em alimentos secos à base de carboidratos, há uma chance maior de estar acima do peso.

Além disso, os gatos também são propensos a ter diversas doenças do trato urinário devido ao hábito de beber menos água, por isso a ração em sachê tem outra vantagem. Possui 80% de umidade contra 10% de alimentos secos e previne a formação de cálculos no trato urinário.

Comida de cachorro molhada

Os cães, por sua vez, usam carboidratos como fonte primária de energia, da mesma forma que os humanos. Porém, isso não significa que eles não necessitem comer alimentos úmidos. Idealmente, consulte seu veterinário de confiança ou técnico em animais para entender as necessidades nutricionais do seu animal de estimação.

Comida úmida para cães e gatos idosos

As rações úmidas também são adequadas para animais mais velhos que perderam alguns dentes e até os animais debilitados com apetite seletivo por conta das doenças. Para esses casos, há algumas rações úmidas terapêuticas, que são usadas para tratar certas doenças, e que são usadas para estimular o paladar do pet. Um exemplo é o alimento úmido para pacientes com doença renal, que é pobre em proteínas e fósforo.

Existem desvantagens?

Sim, a alta ingestão de alimentos úmidos aumenta as chances de um animal poder desenvolver placa bacteriana nos dentes, já que os alimentos secos geralmente não criam atrito. Além disso, dependendo da marca, os alimentos podem conter altas concentrações de conservantes e de corantes que podem causar alergias se consumidos em excesso.

Outra desvantagem dessas rações é sua vida útil mais curta. Depois de abertos, os alimentos húmidos só podem ser guardados no frigorífico até 3 dias.

10 benefícios da comida úmida para gatos

Rações úmidas saborosas e ricas em nutrientes (também conhecidas como sachês) são muito populares entre os felinos. Aqui estão alguns dos benefícios deste alimento que os Cursos de nutrição canina apontam:

1. Saudável: A comida úmida fornece todos os nutrientes que o seu gatinho necessita para uma alimentação equilibrada. Portanto, os sachês podem substituir a ração seca na ração para gatos sem causar nenhum dano;

2. Aumente a ingestão de água: Quem tem gatos conhece os desafios de fazê-los beber mais água. Portanto, fornecer rações úmidas é uma maneira fácil de aumentar a ingestão de água;

3. Reduz o risco de doenças do trato urinário: Por conterem muita água, as rações úmidas podem reduzir as chances dos gatinhos desenvolverem doenças do trato urinário, o que é comum em felinos. Além disso, previnem o desenvolvimento de cálculos renais e outros problemas renais e hepáticos;

4. Ajuda no controle de peso: O baixo teor de carboidratos e a abundância de água na ração úmida podem evitar que os gatinhos se tornem obesos, pois podem proporcionar maior saciedade com menos comida. Portanto, esse alimento também pode ajudar os gatos gordinhos a perder peso sem passar fome;

5. Favorece a digestão: A ração úmida tem textura macia, muito indicada para alimentação de cachorros e gatos sem dentes ou alguma deformidade na boca, além de realçar o sabor da comida;

6. Rica em proteína: Como os gatinhos contam com a proteína como principal fonte de energia, as rações proporcionam mais temperamento a esses animais;

7. Semelhante aos alimentos naturais: A textura, o sabor e a composição do sachê são semelhantes aos caçados na natureza, com alto teor de proteína, teor de água suficiente e com baixo teor de carboidratos, tornando-o uma escolha mais natural para os animais;

8. Variedade: Felix Wet Foods vêm em diferentes sabores, texturas e ingredientes, tornando-os ideais para uma dieta equilibrada e variada. Entre a variedade de comidas, temos a linha Fantastic Tiritas, que traz tiras suculentas; o great deli, que tem um molho super cremoso; e o Fantastic Mix, que combina diferentes carnes. Eles são todos muito bons;

9. Perfumadas: As rações úmidas atraem a atenção dos pets pelo cheiro e fragrância fortes, tornando-as mais apetitosas;

10. Auxilia na absorção de nutrientes: Os ingredientes das rações úmidas são ricos em proteínas e pobres em carboidratos para ajudar os gatos a absorver e melhorar a utilização de nutrientes.

Porque as rações úmidas são tão importantes para gatos