Aprenda como fazer resumo profissional de qualificações para currículo

O resumo profissional de qualificações é uma das ferramentas mais importantes para atrair o interesse dos recrutadores e elevar a chance de contratação.

Por isso, é imprescindível saber aprender a fazer um resumo pessoal para um currículo bem escrito, pois nesse caso a quantidade de qualidades não é o mais importante.

O que é um resumo profissional de qualificações?

O resumo de qualificações para currículo nada mais é do que uma seção encarregada de apresentar um panorama geral das experiências profissionais e acadêmicas do indivíduo.

Em linhas gerais, refere-se a cerca de 3 parágrafos introduzidos no início do currículo que possuem, em média, 6 linhas.

Fazer um compilado dessas qualificações, habilidades e realizações profissionais é, portanto, a melhor maneira de reforçar os pontos fortes do candidato.

Por tamanha importância, é válido ressaltar que essas são as primeiras linhas que o recrutador concentra sua atenção.

É a partir da qualidade desse resumo que o recrutador entenderá quem é o candidato. Essa é a primeira oportunidade de aceitação, pois caso o modelo, a escrita ou até mesmo os fatores listados o desagrade, ele logo eliminará.

O resumo profissional de qualificações desejado pelas empresas é simples, objetivo e contém habilidades relacionadas à vaga de possível ocupação.

Passo a passo para fazer resumo profissional de qualificações

Para simplificar o processo, listamos algumas etapas essenciais que devem ser feitas para escrever um resumo como esse. Observe:

1.    Relembre suas experiências anteriores

Nesse momento pouco importa a ordem temporal das vivências. Além disso, não é necessário engessar o processo e imaginar apenas os trabalhos formalizados.

Afinal, qualquer que seja a experiência com trabalho, ela desenvolve e aprimora habilidades.

2.    Selecione as que possuem mais relevância dentro das vagas

Apesar de todas as suas experiências terem sido valiosas, não convém adicionar ao currículo habilidades de outra área de atuação.

Desse modo, busque suas atuações anteriores que mais se aproximam do cargo a ser ocupado.

3.    Identifique quais habilidades você conseguiu desenvolver com elas

O ideal é alinhar suas aptidões às disposições que são necessárias ao cargo ofertado pela empresa contratante.

Uma boa dica para isso é pesquisar na internet as principais habilidades de profissionais com atuação no cargo almejado para selecionar as mais importantes.

4.     Disponha as ideias no papel da maneira mais coesa o possível

Como já foi dito aqui, de nada vale uma grande lista de qualidades sem que o texto não tenha capacidade de ser compreendido.

Logo, é essencial procurar dicas de escrita, inspirações de resumos ou até mesmo pedir a opinião dos seus amigos mais próximos.

5.    Revise seu texto com atenção

Após finalizar a construção do material, é essencial fazer uma leitura com olhar crítico para antecipar-se aos problemas.

Para fazer isso, se coloque no lugar dos recrutadores e avalie se o seu propósito de ser convocado é alcançável por meio das suas palavras.

Qual modelo de resumo profissional de qualificação seguir?

Devido a brevidade de linhas destinadas ao resumo profissional no currículo, o modelo a ser seguido resume-se a destacar o tempo da experiência, competências técnicas, resultado e habilidades comportamentais do processo.

Para você entender melhor, trouxemos alguns exemplos de resumos profissionais para você saber o que colocar quando fizer o seu sumário profissional.

Exemplo 1:

Possuo experiência de 5 anos em rotinas financeiras, tais como gestão de riscos e impostos, planejamento financeiro e administração de recursos. Curso durante o turno noturno o Técnico de Economia e Finanças pelo Centro Paula Souza (conclusão em nov/2022) e possuo conhecimento intermediário no sistema de ERP da TOTVS e no Pacote Office (Excel, PowerPoint e Word). Em fevereiro/2021 fiz um curso de Apresentação do Sistema Tributário pela FGV (5 horas-online).

Exemplo 2:

Possuo 4 anos de experiência dispersos em várias clínicas veterinárias da zona sul do Rio de Janeiro. Tenho vasta experiência em cirurgias de castração, fisioterapia e odontologia.

Sou formado pela Universidade Federal de Pernambuco desde 2017. Sólidos conhecimentos no sistema VetSys e no Microsoft Office (Word, Excel e PowerPoint).

Participei como auxiliar de perícia antidopping em competição de cavalos três vezes. Curso desde julho de 2020 uma pós-graduação em Cardiologia Veterinária pela UCB.

O que não fazer em um resumo de qualificação profissional

Apesar de já termos respondido a pergunta “Como fazer um resumo profissional?”, é importante deixar algumas coisas ainda mais claras, inclusive o que não deve ser feito.

Escrever o resumo de qualificação profissional é viajar na trajetória profissional e responder a pergunta “O que eu poderia dizer em um resumo sobre mim que eu poderia comprovar?”.

1.    Nunca minta sobre suas habilidades, afinal, o recrutador tem o direito de exigir certificados ou cartas de recomendação que comprovem o que você escreveu;

2.    Em nenhuma hipótese desmereça sua trajetória até ali e os profissionais que fizeram parte dela;

3.    Jamais demonstre que o seu interesse na vaga é puramente financeiro. 

Aprenda como fazer resumo profissional de qualificações para currículo