PVC expandido: economia, leveza e menos geração de resíduos. Saiba tudo sobre o material!

O PVC é um polímero muito versátil. Para se ter uma ideia da quantidade de lugares nos quais esse termoplástico é utilizado, basta olhar ao nosso redor e observar quantas coisas são fabricadas com o material. 

Desde utensílios domésticos a decorações, passando por brinquedos, embalagens de alimentos, entre outras aplicações, o policloreto de vinil é seguro e atóxico, além de ter propriedades que retardam propagação de chamas em caso de incêndio.

Além disso, o PVC é muito resistente à umidade, não apresentando danos como rachaduras, empenamentos ou descascados quando molhado, sendo assim ideal para instalações internas e externas. 

Outra vantagem desse polímero é sua alta resistência a impactos e flexibilidade, o que permite que possa ser utilizado em diversas aplicações de decoração e acabamento, mesmo em ambientes que não sejam retilíneos. 

Basicamente, existem dois tipos de PVC no mercado, o semi rígido e o expandido e, embora a matéria prima utilizada na fabricação seja a mesma, os dois materiais são muito diferentes entre si tanto no quesito formato, quanto com relação ao uso. 

No caso do PVC semi rígido, o material tem característica híbrida, não sendo tão inflexível quanto a versão rígida, e nem tão maleável, o que o torna ideal para utilização em embalagens, bandejas termoformadas, porta-preços, etc.

A versatilidade desse tipo de material é ainda maior quando consideramos que o PVC semi rígido pode ser moldado a baixas temperaturas e estampado com tintas à base de solvente, impressão UV e serigrafia. 

Já o PVC expandido é um dos materiais preferidos da indústria da comunicação visual, sendo perfeito para confecção de peças de comunicação interna ou externa, placas de sinalização, displays, painéis, entre outros.

A seguir falaremos mais sobre essa versão do policloreto de vinil e explicaremos os motivos que fazem com que ele seja um excelente material para diversos usos. Veja!

Quais são as principais características do PVC expandido?

Como dito anteriormente, o PVC é um tipo de polímero termoplástico muito versátil e que exige pouca manutenção.

O material é resistente à ação de fungos, bactérias, insetos, roedores e a intempéries no geral, o que torna possível a sua utilização mesmo em áreas externas. 

A comercialização do PVC expandido é feita em placas, com espessuras que variam entre 1mm e 40mm, então basta escolher a opção que melhor se encaixa em seu projeto. 

Por sua resistência, é possível moldar, furar, aplainar, serrar e aparafusar o material, tudo isso sem causar danos à sua estrutura e garantindo um bom resultado final no acabamento. 

Na maior parte dos casos, a fixação do PVC é feita utilizando colas ou adesivos próprios para o material, o que torna o processo de instalação mais rápido, prático e limpo do que o de materiais similares existentes no mercado. 

Outra característica marcante do PVC expandido é a sua leveza, que permite fácil manuseio e não compromete a estrutura do local onde as peças forem instaladas. 

Somado a isso, podemos citar ainda seu excelente desempenho quando o assunto é isolamento térmico e acústico, proporcionando ainda mais conforto quando utilizado como forro ou revestimento para ambientes internos. 

Economia e sustentabilidade

Apesar de todas essas vantagens, o PVC expandido ainda é um material mais barato e acessível do que outras opções para comunicação visual existentes no mercado, como o alumínio composto (ACM), por exemplo. 

Além disso, sua vida útil é bastante longa, o que evita que sejam necessárias trocas constantes do material.

Essa característica é benéfica tanto para seu bolso, quanto para o meio ambiente, já que assim é possível reduzir a produção de lixo no pós-obra.

E, mesmo quando há a necessidade de descarte, vale lembrar que o PVC expandido é 100% reciclável, podendo ser reutilizado em novos projetos e gerando renda para cooperativas e trabalhadores que atuam nesse segmento. 

Aliás, o material é sustentável desde a sua fabricação, uma vez que apenas 30% da composição do PVC vem de compostos obtidos de material fóssil (eteno).

Os outros 70% do material são compostos pelo cloro obtido a partir da eletrólise do sal marinho, recurso totalmente renovável e, portanto, infinito. 

Tudo isso faz com que, atualmente, o material seja considerado um dos que menos agridem a natureza, mais um fator positivo a favor do uso do PVC, seja ele expandido ou semi rígido.

Além de todas essas características, o PVC expandido tem baixa necessidade de manutenção e a limpeza das peças pode ser feita facilmente, utilizando um pano para tirar o pó e água e sabão para remover sujeiras mais resistentes. 

Para adquirir as placas, basta entrar em contato com um fornecedor de confiança, fazer seu orçamento e comprovar as vantagens que fazem com que o PVC expandido seja a melhor opção para seu projeto.

PVC expandido