Lavador de gases de combustão

Os lavadores de gases de combustão, como o nome sugere, atuam em processos de queima de combustível. Eles também podem se fazer presentes quando existe a queima de outros materiais, como é o caso da madeira. Como todos estes processos geram a emissão de gases, o equipamento em questão se torna fundamental para purificá-los e evitar a poluição ambiental.

Devido aos fatos destacados, é possível afirmar que os lavadores de gases de combustão são responsáveis por evitar que as empresas acabem passando por dificuldades com órgãos fiscalizadores, visto que é sua obrigação cumprir as legislações referentes ao meio ambiente.

Como funcionam os lavadores de gases de combustão?

É interessante destacar que os lavadores de gases funcionam por meio de um processo de neutralização. Desse modo, eles operam em contra fluxo e os gases, nesse caso especialmente o vapor e a fumaça, são captados através de um sistema de sucção.

Assim, uma vez que eles são pegos por este sistema, os gases são conduzidos até o lavador. O processo é realizado com a ajuda de dutos, que possuem as condições ideais de velocidade e pressão, assim como a vazão necessária para que o equipamento funcione corretamente.

Então, uma vez que os gases estão devidamente dentro do lavador, eles acabam entrando em colisão com as demais partículas, especialmente com as gotas de água. Isso faz com que aconteça o processo de lavagem de gases de combustão, o que os torna purificados, de modo que podem ser liberados sem causar qualquer tipo de prejuízo ao meio ambiente.

Por fim, é interessante destacar que algumas das principais vantagens de usar um sistema dessa natureza são o seu baixo consumo de energia elétrica e a sua facilidade de instalação. Por se tratar de equipamentos compactos e leves, os lavadores de gases de combustão podem ser instalados em qualquer local.

Lavador de gases de combustão