Como medir minha velocidade de conexão? – Conheça a ferramenta correta!

Como medir minha velocidade de conexão? Descubra como medir a velocidade da sua conexão com a internet com testes de velocidade da internet. Acha que tem internet lenta? Qual é a internet Azza?

Você pode estar certo: há uma série de fatores que podem tornar a internet lenta. Por vários motivos, sua velocidade real de conexão com a Internet pode, portanto, ser inferior à indicada em sua assinatura. E muitas vezes é!

Mas, como você sabe o quão rápida (ou lenta) sua conexão realmente é? Existem várias ferramentas online que permitem testar a velocidade da sua internet e medir a velocidade real da sua conexão.

Esses testes medem a velocidade da sua conexão com a internet e ajudam a descobrir se há algum problema com sua conexão. Abaixo explicamos como funcionam os testes de velocidade da Internet e os melhores sites para testar. Portanto, acompanhe-nos e descubra de forma simples e rápida sobre como medir minha velocidade de conexão. Vamos lá!

Como medir minha velocidade de conexão? Use o Speedtest.net

O teste de velocidade de internet que recomendamos aqui é gratuito e rápido. Como está disponível online, você não precisa instalar nada em seu computador para testar. A realização do teste no site que indicamos não envolve nenhum risco para a segurança do seu computador.

O teste que mede a velocidade da conexão com a Internet (chamados teste de velocidade da Internet, velocidade da Internet fibra, teste de velocidade ADSL, etc.) é bom para qualquer tipo de conexão. Leia conosco e conheça como o Speedtest.net funciona, vamos lá!

Speedtest.net

O Speedtest.net é o serviço de medição de velocidade da Internet mais utilizado no mundo. É gratuito e garante resultados extremamente confiáveis. Não é por acaso que muitos outros serviços online contam com tecnologia própria, pagando a licença de utilização da Ookla, empresa que criou o Speedtest.net.

Testar a velocidade da conexão com o Speedtest.net é muito simples e os resultados são imediatos (o teste leva alguns minutos) e de fácil compreensão mesmo para quem não é especialista.

Speedtest.net tem disponibilidade de vários servidores para que não haja problemas de distância entre o computador e o servidor que possam afetar a medição da velocidade. Aqui está o guia sobre como usar o speedtest.net para medir a velocidade da sua conexão:

  • Abra o site oficial do Speedtest.net;
  • Clique no botão central do site chamado “Go”;
  • E pronto, agora é só aguardar o resultado.

Por que realizar o teste de velocidade da Internet?

Já sabemos como medir minha velocidade de conexão, mas por que fazer isso? Abaixo deixamos alguns motivos convincentes. Leia:

  • Testar a velocidade de sua conexão é o primeiro passo quando você suspeita que sua conexão está lenta. De fato, o teste confirma se sua velocidade está ou não de acordo com o declarado pelo seu provedor de serviços de Internet. Medir a velocidade ajuda você a entender se algo está errado com a conexão;
  • A velocidade declarada pelos provedores geralmente não coincide com a velocidade real de navegação: o teste de velocidade da Internet fornece dados para você usar para entrar em contato com seu provedor de serviços de Internet, verificar os motivos de uma conexão lenta à Internet e possivelmente também pedir para melhorar a situação antes de iniciar uma reclamação formal;
  • O teste de velocidade da Internet permite que você entenda se a velocidade da sua conexão é suficiente para realizar determinadas atividades na Internet (por exemplo, usar o Skype, assistir a um filme em streaming, etc.). Nestes testes você encontra quanta largura de banda você precisa para diferentes atividades na Internet;
  • O teste de velocidade da internet permite que você saiba a velocidade real da sua linha em um determinado horário ou em um determinado dia da semana.

Você pode usar os testes de velocidade da Internet para abrir uma reclamação com seu provedor de serviços de Internet?

Se o seu provedor de serviços de Internet não reagir positivamente aos seus primeiros relatórios de conexão lenta com base nos resultados do teste Speedtest.net ou no teste específico do próprio provedor, recomendamos que você inicie uma reclamação formal.

Neste caso, o operador é obrigado por Lei a responder à sua reclamação no prazo de 30 dias, restabelecendo os níveis de qualidade de serviço garantidos. Caso contrário, você tem o direito de desistir do serviço sem penalidade.

Como funcionam os testes de velocidade da Internet?

Quando você executa o teste de velocidade da internet, o teste começa a transmitir e receber uma certa quantidade de dados do seu computador para/de um servidor (geralmente dedicado e próximo à sua localização) e basicamente mede a velocidade de upload (o tempo que leva para fazer upload de dados do seu computador para o servidor) e a velocidade de download (o tempo que leva para receber os dados do servidor para o seu computador).

Ao final das operações de upload e download, o site mostra os valores de upload e download além de outras informações. Esperamos que tenha entendido sobre o assunto. Qualquer dúvida, basta comentar abaixo. Até a próxima!

Como medir minha velocidade de conexão