Ambientes Integrados: como fazer e quais suas vantagens?

Ambientes integrados estão em alta, por isso, o ralo linear se tornou ainda mais tendência. Afinal, quando se integra à sala com a varanda, é imprescindível ter um ralo. Podendo também ser um ralo oculto.

É comum que as pessoas busquem um ralo linear para ter uma capacidade de evacuação maior na varanda, por exemplo, já que são 2 ou mais ambientes integrados. Esse é o recomendado a fazer.

Essas integrações acabam sendo fortes aliadas para qualquer tipo de ambiente, principalmente onde a metragem é reduzida. Atualmente, essa técnica tem sido muito utilizada em projetos de arquitetura.

Se você pretende deixar o ambiente sofisticado, essa é a melhor forma de fazer isso. Aparece com frequência em diversos espaços mais requintados.

Trata-se então, de unir dois ou mais ambientes, subtraindo paredes, divisórias, ou qualquer coisa que divida os espaços. Como por exemplo em construções de lofts, sendo quase totalmente integrados.

Com o sucesso dessa nova técnica, os profissionais da construção civil, começaram a investir cada vez mais nesse modelo de moradia. Além de economia em recursos, muitos clientes ficaram mais satisfeitos com esse formato, o que já é motivo suficiente para investir nisso.

Vantagens

As vantagens de aderir à integração de ambientes e que além de espaços mais funcionais, também acabam se tornando mais aconchegantes. O que também pode ser uma solução para você e sua família ficarem mais próximos.

Afinal, conseguirão se ver e conversar em ambientes diferentes. A circulação dos moradores é outra grande vantagem com a ausência das paredes, mas, não só das pessoas, a circulação facilitada do ar, deixará o ambiente mais fresco.

É possível também, incorporar integração a ambientes externos, trazendo a natureza no contexto do projeto, essa é uma tendência que tem conquistado muita gente. Pois é uma ótima forma de melhorar a ventilação e proporcionar uma certa calmaria ao ambiente.

Como integrar?

Bom, isso depende do que você busca. Se é uma integração parcial ou total. Numa integração total, é bom lembrar que ainda assim alguns ambientes serão poupados, como banheiros e quartos.

O mais comum é encontrar salas de estar e jantar integradas, ou cozinha e sala de estar, ou os três ambientes juntos. Mas sempre mantendo a privacidade do banheiro e do quarto. Mas, caso você queira fazer algo diferente, é possível.

Você pode usar um móvel planejado para garantir a privacidade desses ambientes, mas de forma que ainda haja espaços para uma maior praticidade, o que não aconteceria, se houvesse uma parede. 

Painéis vazados em MDF, por exemplo, funcionarão muito bem como divisórias de ambientes que não sejam quartos ou banheiros. Esse material traz mais beleza e modernidade ao ambiente. Enquanto você traz esse clima de união para o ambiente, está separando-o de forma sutil.

Outra peça que você pode usar para dar a sensação de integração é a colocação de uma luz central que abranja a sala de estar e a cozinha, por exemplo. Já para gerar uma sensação de unificação, acrescente prateleiras, bancadas ou gaveteiros cortando dois ambientes.

Caso você queira criar um prolongamento na sua sala, aproveite o corredor da varanda, assim, dando novo sentido a ele, que geralmente é pouco aproveitado. Essa proposta trará a sensação de ambiente mais amplo.

Uma dica extra que vai promover uma integração mais natural ainda é o piso. Unifique os pisos dos ambientes, pois assim você promoverá uma amplitude no ambiente. É também, evitará tropeços.

Cozinha e sala integradas

Caso a sua cozinha seja muito pequena, pode ser uma boa ideia integrá-la com a sua sala. Você pode se inspirar no modelo de cozinha americana, onde é usado apenas uma bancada, ou meia parede, para dividi-la da sala.

Combine as cores da bancada com as cores da sala para fazer uma melhor integração dos ambientes. Pois, isso irá gerar uma divisão natural e leve dos ambientes. Aderindo assim a proposta do espaço multifuncional.

Escritório

O home office é algo que surgiu de uma necessidade maior, e tomou um espaço a mais nas nossas casas. Por isso, se você quer integrar esse ambiente também, você pode pensar em colocá-lo próximo a uma janela que permita uma boa entrada de luz em qualquer cômodo da casa.

A integração de ambientes não é usada apenas para fins decorativos, mas para tornar nossa moradia um local cada vez mais funcional para todos. Criando assim, espaços aconchegantes para quem mora e quem visita.

A integração de ambientes hoje está em alta por esses motivos citados acima, mas também pela beleza que apresenta aos nossos olhos. É ótimo viver em um local que você gosta de tudo, além disso, te ajuda a ter uma rotina mais simples.

Aposte sem medo nessa técnica se for a sua vontade. Vimos aqui que são diversas as vantagens de investir nesse tipo de projeto. E você ainda terá uma casa com ar sofisticado. 

Ambientes Integrados