Piteira para parar de fumar e reduzir os danos do tabagismo

Quando se fala em piteira para parar de fumar, você deve entender que esse acessório é importante para quem deseja reduzir os danos provocados pelos cigarros.

As piteiras são grandes aliadas para quem gosta de cigarros, e evita maiores danos para quem fuma frequentemente. 

Um outro método eficaz são os cigarros eletrônicos, que são menos nocivos que o tabagismo convencional. Desse modo, você pode encontrá-los facilmente em lojas de vape.

Sendo assim, preparamos este texto para que você saiba mais sobre as vantagens das piteiras e como elas podem ajudar na diminuição de riscos à saúde. Continue lendo!

O que é piteira para parar de fumar?

A piteira para parar de fumar é um acessório que se baseia em um tubo no qual se insere o cigarro que você vai fumar. A sua criação se deu pelo fato de que, há muito tempo, os cigarros não tinham filtros.

Naquela época, seu uso era considerado uma parte essencial da moda feminina. Ou seja, seu início se deu em meados da década de 1910 até o início dos anos 1970. 

Após isso, começaram a especular sobre os benefícios da piteira como um meio de reduzir os danos provocados pelo cigarro.

Quais os tipos de piteira existentes no mercado?

Quais os tipos de piteira existentes no mercado

Como disse, o uso da piteira para parar de fumar é, principalmente, uma estratégia para diminuir danos no processo de combustão. Assim, visando ou não parar com a prática de fumar, ela vai te auxiliar reduzindo os riscos nocivos provocados pelo tabagismo.

A seguir, conheça algumas das piteiras mais utilizadas.

Piteira de papel

Esse é o modelo, de longe, mais fácil de encontrar em tabacarias e afins. Ela é descartável, pois serve apenas para o fumo momentâneo. Existem marcas que criam suas piteiras para não interferirem no gosto do fumo, além de reterem toxinas presentes no processo.

As opções disponíveis são as brancas e a brown. Elas se diferenciam das demais por estarem livres de processo químicos prejudiciais à saúde.

Piteira de vidro

As piteiras de vidro são consideradas as melhores nesse mercado. Elas apresentam um formato correto de encaixe e podem ser reutilizadas após fumar.

Mas é importante não se esquecer de lavá-las com sabão, pois, assim, o gosto do fumo não será alterado. Elas fazem com que a fumaça chegue mais fria até sua boca, o que diminui os danos na garganta e nos pulmões.

Piteira de madeira

Esse modelo se encontra no meio termo quando o assunto são piteiras. É descrita pelos fabricantes como descartáveis, no entanto é possível reutilizá-las por mais de uma vez, se for preciso.

Além disso, você não deve lavá-las, visto que o material pode mudar sua estrutura caso haja contato com a água.

Piteiras de silicone

As piteiras de silicone também são modelos duráveis e práticos. Para utilizá-las, basta encaixar no seu cigarro e pronto.

A lavagem é bem fácil. É preciso apenas de água e sabão neutro. O único contra é que o silicone faz parte do segmento de plásticos, e todo material derivado deste componente pode ocasionar danos à saúde.

Ou seja, o calor provocado pela combustão do cigarro pode fazer com que o silicone solte partículas cancerígenas durante o processo de inalação.

Filtro de celulose

O filtro de celulose é a evolução natural dos filtros de acetato ou filtro branco. Sua criação é feita sem corantes, o que o torna biodegradável.

Assim, esse processo leva em torno de 28 dias para se decompor por completo na natureza. Além disso, esse tipo de piteira é superior na filtragem de impurezas e na preservação do sabor do cigarro.

Por conta disso, sua faixa de preço é um pouco maior, mas o custo-benefício é muito melhor.

Quais as vantagens das piteiras para parar de fumar?

Quais as vantagens das piteiras para parar de fumar

As piteiras para parar de fumar são excelentes opções por várias razões. Elas, além de ajudarem a aproveitar o cigarro até o final, diminui consideravelmente os danos. E isso é importante para aquelas pessoas que buscam parar de fumar aos poucos.

As pessoas que gostam de criar seu próprio cigarro em uma folha de seda, por exemplo, terão menos danos com o uso das piteiras. Isso porque elas não fumam apenas o conteúdo, mas também o papel utilizado no processo.

E isso ainda não é o maior dos problemas. Pode acontecer de pequenas partículas chegarem em sua garganta, o que prejudica ainda mais a sua saúde.

Além desse benefício, confira outros que você terá com o uso da piteira para parar de fumar:

  • Evita queimaduras dos dedos e dos lábios;
  • Resfria a fumaça que chega até sua garganta. Ou seja, quanto mais longa a distância entre a brasa e a sua boca, mais fria a fumaça ficará;
  • Facilita a vida de quem gosta de cigarro artesanal, na hora de estruturar o cigarro;
  • Melhora o fluxo de ar que passa pelo cigarro;
  • Diminui o cheiro nas mãos;
  • Aproveita o cigarro até o final, sem deixar pontas.

Qual piteira escolher?

Independentemente de qual piteira para parar de fumar que você for escolher, todas são válidas e cumprem com o propósito: diminuir danos no processo de parar com o tabagismo.

Existem vários tipos no mercado e, cabe a você pesar os prós e contras de cada um. Além do mais, tudo vai depender da sua adaptação à piteira escolhida.

Sendo assim, a utilização de piteiras vai, sem dúvidas, ajudar a melhorar a sua experiência no momento de fumar. Ou seja, ela vai tornar seu momento muito mais suave e, consequentemente, mais prazeroso.

Inclusive, elas são praticamente obrigatórias para quem deseja diminuir os prejuízos à saúde com o uso do tabaco. E é uma excelente opção para ajudar no processo de parar de fumar.

Conclusão

Como você percebeu ao longo do texto, a piteira para parar de fumar é uma excelente opção para quem se preocupa com os danos provocados pelos cigarros.

Você pode começar a utilizá-las até que consiga parar de vez com o tabagismo. 

piteira para parar de fumar