Hidratação com babosa e açúcar: passo a passo como fazer

Existem diversas formas de manter o cabelo saudável e bonito com tratamentos simples, sem sair de casa. Com ingredientes fáceis de encontrar ou que você já tem em casa, é possível fazer a manutenção do cabelo e do couro cabeludo, durante a correria do dia a dia.

Um bom exemplo de tratamento para encaixar na rotina, é a hidratação com babosa e açúcar, que traz diversos benefícios.

A babosa é um daqueles ingredientes que está presente na rotina de beleza de muita gente e há muito tempo. Nossas mães e avós já utilizavam este ingrediente e acrescentar açúcar à mistura, só amplia as vantagens da receita.  

Hidratação com babosa e açúcar serve para que?

Hidratação com babosa e açúcar serve para que

A babosa tem alto poder de hidratação e conta com mais de 18 aminoácidos em sua composição. O que ajuda a diminuir o ressecamento dos fios, fortalece a fibra capilar, aumenta maciez, diminui a porosidade e traz brilho para os fios.

No couro cabeludo, esta planta ajuda a eliminar a caspa, combate a queda e estimula o crescimento.

Já o açúcar, tem um ativo chamado PCA que, em contato com os fios, ajuda a mantê-los mais alinhados, com menos frizz e com mais brilho. Ainda, ajuda a equilibrar o Ph e selar as cutículas.

Nos cabelos lisos, diminui o volume e intensifica o brilho e nos cabelos cacheados, ressalta a definição.

Propriedades da babosa no cabelo

Muitas pessoas consideram que a babosa opera verdadeiros milagres nos cabelos, não é à toa a quantidade de cosméticos que tem os ativos desta planta em sua composição.

Nas receitas caseiras, usa-se a polpa das folhas, que tem a consistência parecida com a de um gel.

Além dos 18 aminoácidos citados anteriormente, a babosa contém diversos tipos de vitaminas. Entre elas, se destacam:

  • Vitamina A, que ajuda a fortalecer o cabelo;
  • Vitamina C, que atua como antioxidante;
  • Diversas vitaminas do complexo B, que ajudam a aumentar a circulação sanguínea no couro cabeludo, fortalecem os fios e diminuem a queda e quebra.

Propriedades do açúcar no cabelo

Propriedades do açúcar no cabelo

O açúcar está no ranking dos produtos naturais mais utilizados em receitas caseiras para cabelos. Há quem diga que o cabelo fica mais liso após o uso, em pessoas que já tem o cabelo liso natural. 

Já quem possui fios cacheados, consegue notar menos frizz e mais definição após o uso.

Muitos também utilizam o ingrediente para esfoliar o couro cabeludo e se livrar do acúmulo de produtos e estimular a circulação.

O açúcar conta com zinco, ferro e vitaminas do complexo B em sua composição, a indicação de uso na hidratação com babosa e açúcar, é para os açúcares mascavo e ou cristal, por passarem por menos processos químicos. O que mantém as suas propriedades.

Afinal, que tipo de cabelo pode usar hidratação com babosa e açúcar?

Como vimos, tanto a babosa quanto o açúcar oferecem benefícios para todos os tipos de cabelo, sendo assim, a junção desses ingredientes pode ser utilizada por madeixas de todas as texturas.

Ou seja, quem tem cabelo crespo, cacheado, ondulado ou liso, que apresente sinais de opacidade, ressecamento, frizz em excesso, porosidade e sem maciez, pode e deve investir na hidratação com babosa e açúcar.

Além disso, a mistura também é eficaz no couro cabeludo. Então, para quem está tentando estimular o crescimento capilar e a circulação sanguínea, esta é uma ótima opção. Ainda, auxilia na diminuição da queda e da caspa.

Passo a passo para hidratar os cabelos com babosa e açúcar

Agora que você já sabe todos os benefícios da hidratação com babosa e açúcar para o cabelo e o couro cabeludo, vamos colocar em prática e fazer a receitinha. É bem simples, veja:

Você vai precisar de:

– 1 Folha de babosa;

– 1 Colher de sopa açúcar mascavo ou cristal;

Lembrando que, de acordo com o volume e o comprimento do seu cabelo, você pode dobrar os ingredientes da receita.

Como fazer:

– Retire a polpa da babosa com o auxílio de uma faca e uma colher ou garfo, o que achar melhor.

– Em um recipiente, junte o extrato da babosa e o açúcar. Muitas pessoas amassam a polpa da planta com garfo, já outras preferem bater no liquidificador ou mixer, escolha a que você considera melhor para distribuir a mistura no cabelo.

– Para aplicar a mistura no comprimento dos fios, primeiro lave-os com shampoo, retire o excesso de água e aplique massageando o comprimento e pontas.

– Deixe agir por 10 minutos e enxágue. Você pode potencializar a hidratação com babosa e açúcar utilizando uma touca plástica enquanto espera a máscara agir.

– Enxágue bem, condicione, finalize como de costume e veja os resultados. 

Como fazer a esfoliação no couro cabeludo com babosa e açúcar?

Para obter os benefícios dessa receita caseira no couro cabeludo, você pode utilizar os mesmos ingredientes citados acima:

– 1 Folha de babosa

– 1 Colher de sopa de açúcar mascavo ou cristal

Como fazer:

– Separe a polpa da folha, amasse com garfo ou bata no liquidificador. Em um recipiente misture a babosa e o açúcar, mas não misture por muito tempo para que o açúcar não derreta completamente e perca sua propriedade esfoliante.

– Para aplicar apenas no couro cabeludo, é melhor estar com o cabelo úmido e dividido em partes. Aplique a mistura no couro cabeludo e massageie com suavidade usando as pontas dos dedos.

– Deixe agir por 10 minutos, lave com shampoo de sua preferência e siga sua rotina de costume.

Cuidados no dia a dia para potencializar o tratamento com babosa e açúcar

Para manter o cabelo bonito e saudável, somente a hidratação com babosa e açúcar, não é o suficiente. Afinal, essa hidratação não é feita diariamente, assim, são os cuidados diários que prolongam o efeito positivo do tratamento.

Para manter o cabelo sempre bonito, preste atenção nesses pontos:

Produtos para o seu tipo de cabelo: independentemente do preço, escolha produtos compatíveis com seu tipo de cabelo e estado dos fios. Está com o cabelo mais seco, use produtos para esta finalidade, o problema é oleosidade? Faça o mesmo;

Fuja da água quente: o ideal seria lavar os cabelos em água fria para evitar o ressecamento e a opacidade, mas nem sempre isso é possível. Desta forma, opte sempre pela água morna e nunca lave os fios na água quente;

Cuide da alimentação: manter o cabelo bonito e acima de tudo, saudável, não depende só do uso de produtos. Você precisa ter uma alimentação balanceada, rica em vitaminas e minerais para complementar com os ativos dos produtos. Além disso, a ingestão de água é primordial.

Conclusão

Como vimos, é possível manter a saúde e beleza dos fios com ingredientes simples e com receitas fáceis de serem reproduzidas durante a rotina, como é o exemplo da hidratação com babosa e açúcar.

Manter uma rotina de cuidados e dar atenção aos pontos citados anteriormente, vai te ajudar a ter sempre um cabelo bonito. 

No entanto, quando precisar de tratamentos mais potentes ou cuidar de problemas mais sérios, como queda, quebra e falta de crescimento, o ideal é buscar ajuda profissional.

hidratação com babosa e açúcar