6 Maneiras de praticar a higiene do sono diariamente

É comprovado que ter uma rotina de sono pode auxiliar para um melhor rendimento no dia a dia, afinal, ninguém consegue render o suficiente se não estiver bem descansado e disposto.

Além disso, podemos concordar que não existe nada melhor do que uma noite bem dormida. Isso porque quando deitamos entramos em estado de relaxamento e renovação, com uma sensação de confortabilidade.

No entanto, uma boa noite de sono não serve só para gerar essa sensação de relaxamento e confortabilidade. É comprovado que ter uma rotina de sono saudável pode gerar inúmeros benefícios para a saúde.

Rotina do sono

Ter uma rotina de sono está diretamente ligado à questão de estabelecer horários e cumpri-los, para que, assim, o indivíduo consiga dormir por uma quantidade de horas suficiente e acordar disposto na manhã seguinte.

Essa quantidade de horas varia de pessoa para pessoa. No caso dos adultos, o indicado é que tenham, pelo menos, de 7 a 9 horas de sono, no entanto, não adianta dormir todas essas horas e não ter uma boa qualidade de sono.

Aqui, o que é levado em consideração e, de fato, mostra efeito, é acordar na manhã seguinte com a sensação de que realmente descansou.

Uma das dicas bem válidas para garantir uma noite de sono confortável e de boa qualidade é a escolha do travesseiro. Busque sempre escolher o melhor travesseiro, aquele que se adeque a você, que traga conforto e que garanta o alinhamento correto.

Outro ponto importante é buscar sempre cumprir um horário para dormir. Tenha hora para dormir e para acordar, isso fará com que seu corpo se adeque ao seu relógio biológico e passe a ter mais controle sobre horários. Isso trará inúmeros benefícios à saúde e fará com que a rotina do dia a dia seja mais proveitosa.

A higiene do sono

Para que essa rotina do sono possa ser desenvolvida para, de fato, trazer benefícios à saúde, é importante estabelecer uma higiene do sono. Mas afinal, em que consiste essa higiene?

A higiene do sono, nada mais é do que uma prática com alguns hábitos que, de certa forma, farão com que a qualidade do seu sono melhore.

Abaixo, separamos algumas dicas de como praticar essa higiene do sono. Confira:

Tenha uma rotina de sono

Como falamos, a principal dica para a higiene do sono, é ter uma rotina de sono. Procurar sempre ir dormir no mesmo horário, assim seu corpo irá se acostumando com essa rotina e fazendo com que seus momentos de descanso sejam mais proveitosos.

Evite ingerir bebidas alcoólicas e cafeína antes de dormir

A ingestão de bebidas alcoólicas ou de bebidas que contém cafeína farão com que você desperte e, consequentemente, demore mais para conseguir pegar no sono.

Por isso, é importante evitar a ingestão de bebidas desse porte momentos antes de ir dormir.

Evite ingerir comidas pesadas

A ingestão de comidas pesadas é outro fator que poderá prejudicar seu sono de maneira significativa. O processo de digestão é demorado, logo, a ingestão de comidas muito gordurosas, como, por exemplo, fritura, poderá causar sensações de desconforto.

Controle seu sono

Para muitas pessoas, é comum tirar cochilos durante o dia, na poltrona, no sofá ou até mesmo na cama. No entanto, é importante ficar atento a isso, é um fator que poderá fazer com que seu corpo descanse e, no momento certo de dormir, não consiga relaxar e esteja eufórico.

Tenha um bom ambiente de sono

O ambiente em que você dorme, por incrível que pareça, também influencia muito para que sua noite de sono seja proveitosa. Por isso, faça com que seu quarto seja um ambiente aconchegante e agradável, com uma iluminação que não te desperte.

Por falar em iluminação, é importante também evitar ficar em frente à televisão ou até mesmo ao celular momentos antes de dormir. A luz liberada por esses aparelhos fará com que você desperte e demore mais para conseguir pegar no sono.

Atente-se ao consumo de água

Por mais estranho que pareça, é fundamental ficar de olho no consumo de água. A ingestão de água em excesso, horas antes de dormir, poderá fazer com que a frequência urinária aumente e, dessa forma, a pessoa levante mais para ir ao banheiro e demore para conseguir dormir, ou até mesmo perca o sono.

Essas dicas mencionadas acima, se levadas em consideração, poderão fazer com que as noites de sono dos indivíduos melhorem e que seu rendimento na manhã seguinte e ao longo do dia sejam impulsionados de maneira surpreendente.

Além do mais, um estudo realizado há alguns meses atrás aponta que, até mesmo em casos de insônia, ter uma higiene do sono correta e bem desenvolvida, pode ser uma solução para o paciente dormir melhor e conseguir lidar com a questão da insônia.

6 Maneiras de praticar a higiene do sono diariamente