Esportes de invasão: O que é e quais os principais?

Esportes são sempre o motivo de muitas emoções nos nossos dias. Desenvolvemos uma paixão e nos dedicamos em acompanhar nosso time do coração, ou aquele atleta que sempre vence e ganha muitos títulos. Todos conhecemos vários tipos de esporte e nos interessamos por alguns deles.

O que poucos sabem é que entre esses mais conhecidos, alguns são classificados como esportes de invasão. Neste artigo falaremos do que se trata essa classificação e quais são os mais conhecidos que são assim classificados.

O que são esportes de invasão?

Chamamos com esse nome “esporte de invasão” um tipo específico dentro desse universo competitivo. São aquelas modalidades que incentivam a disputa, seja num campo, numa quadra, numa piscina, entre outros lugares. Ao contrário, há outras tantas que não são de invasão. Contudo, esse não é o nosso foco aqui, mas para isso você pode dar uma conferida e se informar melhor na 22Bet login.

Em outras palavras, esportes de invasão são aqueles jogos que criam um clima de competição e rivalidade dentro de um mesmo ambiente. Dependendo de qual for a modalidade, há um tempo específico que marca o início e término de todas as partidas.

Claro que há uma série de regras, como já se espera. Contudo, as normas dentro desses jogos apenas regulam a temperatura da partida. Ou seja, só não permite que a coisa se torne desorganizada. Por isso, também nesse tipo de esporte sempre temos a presença de um juiz, alguém que fiscaliza se tudo está dentro da norma.

Características dos esportes de invasão

Normalmente são jogos em grupos. Seja um número maior ou menor, sempre um grupo de pessoas que, por sua vez, deve ser rival de outro na competição. Essa é a primeira característica desse tipo de esportes: a competição e a habilidade que os jogadores precisam para vencer.

Para a disputa precisa-se também de muita resistência. Por exemplo, para aguentar uma partida dentro de campo por um tempo mínimo de quarenta e cinco minutos, um jogador precisa de um bom condicionamento físico. Caso contrário, não dará conta de jogar. Assim, outra característica é a força e condicionamento físicos.

Em relação ao jogo mesmo, é muito comum ter um objeto, em geral uma bola. É nesse objeto que todos os jogadores devem focar na partida. Isso porque em todos os casos o objetivo é levar esse objeto até o alvo que é protegido pelo adversário. Ganha pontos aquele time que conseguir fazer isso mais vezes que seu oponente.

Alguns exemplos

Para você entender melhor, aqui vão alguns exemplos de modalidades de esportes de invasão:

  • Handebol: para esse jogo são necessárias duas equipes com sete jogadores cada uma e um deles sendo goleiro. Durante a partida, o goleiro é o único jogador que pode tocar a bola com os pés para defender. Os outros jogadores têm a função de quicar a bola na quadra e acertar o gol.
  • Futsal: o nome dessa modalidade é, basicamente, a abreviação para dizer do futebol de salão. Como o próprio nome já diz, ele acontece numa quadra, e não em um campo com gramado. Outra diferença é, por exemplo, o tempo de cada partida numa competição e também o peso da bola que, neste caso, é mais pesada.
  • Basquetebol: esse também é bastante popular. É um esporte que se difundiu por vários países e consiste na competição de dois times que disputam pela passagem de bola. A bola em formato e peso específicos é quicada no chão com as mãos e passada entre os jogadores. Ganha quem conseguir fazer o maior número de pontos, conquistados quando se faz uma cesta.
  • Hóquei no gelo: nesse caso é ainda mais evidente que se trata de um esporte de invasão. Isso porque a competição está presente todo o tempo entre os jogadores que, cada um com seu taco, disputam, portanto, o domínio de um disco. Vence aquele que tiver a maior habilidade para acertar o disco no gol, ou trave. Nela também fica um jogador defendendo. Cada partida acontece em 20 minutos e os times devem ter 6 jogadores em cada.
  • Entre outros.

Resumindo

Os esportes de invasão iniciaram no século XIX. Por sua vez, são um resgate de alguns tipos antigos de atividades esportivas que valorizam a competição e a rivalidade entre grupos. As características principais de um esporte como esse são o passe, o domínio e o ataque. Por isso, com certeza, os chamamos de invasão, já que literalmente cada grupo precisa avançar, invadir o espaço do outro, para vencê-lo.

Em conclusão, é quase certo que você já conhecia várias dessas modalidades. Principalmente, deve ter visto quase todas em grandes competições como, por exemplo, olimpíadas e copas mundiais. Isso se dá pela proporção que o esporte tomou em vários países. Agora não mais os times dentro de um país competem entre si, mas as nações também competem. Além disso, escolhem seus melhores jogadores.

Esportes de invasão