Cidades para conhecer sem serem no litoral necessariamente

O mês de novembro chegou, sendo a época ideal para quem quer aproveitar os últimos dias do ano ao máximo, mas sem precisar enfrentar as multidões da alta temporada ou os preços abusivos. Além disso, as temperaturas já começam a esquentar, deixando claro que o verão é uma das melhores épocas do ano para se divertir. Ainda que muitos brasileiros gostem do litoral, sabemos que muitos preferem destinos mais urbanos ou voltados para a natureza sem praias. Então, pensando nisso, para atender essa parcela do público viajante, preparamos o post de hoje com algumas cidades sem ser praia para conhecer no mês de novembro.

1. Rio do Sul, Santa Catarina

Rio do Sul é uma cidade importante do Vale Europeu, localizada no Alto Vale do Itajaí. Com economia aquecida, natureza exuberante e diversas opções de lazer, ela atrai muitas pessoas em busca de uma imobiliária em Rio do Sul a fim de encontrar um imóvel e instalar-se de vez na região. Por ser um importante centro de compra de roupas, viajar para Rio do Sul em novembro é uma boa opção para quem quer adiantar os presentes de natal, sendo que existem mais de 100 lojas que produzem jeans, malhas, etc. Mas, além disso, você pode aproveitar toda a natureza da região, explorando suas montanhas, cachoeiras, picos e muito mais.

2. Gramado, Rio Grande do Sul

Gramado é uma excelente cidade para conhecer em novembro, esteja você viajando com a família, em casal ou até mesmo sozinho. Isso porque, a cidade é extremamente diversa, com variadas atrações de lazer para todos os públicos. Inclusive, em novembro se inicia o famoso Natal Luz, em que as ruas da cidade são enfeitadas e ocorrem diferentes espetáculos todas as semanas, assim como a presença do Papai Noel. Não podemos deixar de lembrar que além de as temperaturas estarem mais amenas, os preços de hotéis continuam razoáveis.

3. Foz do Iguaçu, Paraná

Foz do Iguaçu é responsável por abrigar uma das sete maravilhas naturais: as imponentes Cataratas do Iguaçu. Em novembro, o volume de água é maior, criando um efeito ainda mais bonito para as quedas d’água. É possível avistar a paisagem das passarelas, de helicóptero ou até mesmo dentro de botes e barcos. Além disso, Foz do Iguaçu ainda conta com parques naturais, a usina de Itaipu, o Marco das Três Fronteiras, boa estrutura turística e muito mais. Por fazer divisa com o Paraguai, muitos ainda aproveitam para fazer compras na região.

4. Curitiba, Paraná

Curitiba é outro destino interessante para conhecer em novembro, seja em finais de semana ou em feriados. Por ser muito fácil de ser percorrida, os passeios são bem aproveitados, com diversas opções de lazer gratuitas e pagas. Os parques curitibanos são muito famosos e inclusive dão a fama para a capital de cidade verde. Não deixe de conhecer o Jardim Botânico, o Parque Barigui, o Centro Histórico e os museus da cidade. Além disso, se tiver tempo, fazer o passeio de trem até Morretes é uma experiência única, passando entre as belezas incríveis da Serra do Mar.

5. Brotas, São Paulo

Brotas é conhecida como a capital brasileira de aventura e está localizada no interior de São Paulo, com muito verde e opções de esportes radicais. Suas principais atrações estão ligadas à natureza, envolvendo atividades como arvorismo, escalada, canoagem, tirolesa, trilhas, etc. Além disso a cidade ainda abriga cachoeiras de águas cristalinas, onde é possível se refrescar com as altas temperaturas de novembro. Também é possível fazer passeios de jipe, rafting pelo rio Jacaré Pepira, conhecer parques, represas, saborear culinária diversa, etc.

6. Bonito, Mato Grosso do Sul

Bonito é um dos destinos de ecoturismo mais famosos do Brasil, sendo que todos os passeios têm um número limitado de visitantes a fim de manter a preservação da natureza extremamente rica da região. Com diversas cachoeiras, cavernas e rios, a cidade não decepciona, sendo que a principal atração é a Gruta do Lago Azul. Ela é uma caverna com um lago de águas azuladas que chega até 90 metros de profundidade, com várias estalagmites, estalactites e colunas formadas ao longo dos anos.

7. Monte Verde, Minas Gerais

Monte Verde é um distrito de Camanducaia localizado no Sul de Minas Gerais e considerado a Suíça Brasileira. A cerca de 1600 metros acima do nível do mar, as temperaturas são amenas mesmo em novembro, sendo um ótimo destino para saborear os deliciosos chocolates e fondues. A cidade é bastante romântica, o que atrai muitos casais, mas ainda assim oferece atrações para outros públicos, como famílias e jovens. Além disso, nessa época do ano o trânsito é mais tranquilo, assim como os preços são mais amigáveis.

Então, agora que você conhece alguns dos melhores destinos para visitar em novembro sem ser praia, já pode preparar sua mala de viagem e escolher qual será o próximo lugar que irá conhecer.

Cidades para conhecer sem serem no litoral necessariamente