Veja onde investir o seu dinheiro para ter os melhores rendimentos em 2022

Está pensando onde investir o seu dinheiro em 2022? Para quem consegue guardar um valor do orçamento, mesmo com todas as dificuldades, saber qual o melhor local para destiná-lo é muito importante.

E uma assessoria de investimentos ajuda nessa questão.

No mercado, existem várias opções mais rentáveis do que a poupança, que ainda é a alternativa mais usada entre os brasileiros.

Mas nos últimos anos, os investimentos de renda fixa e variável tem sido muito buscados pelos novos investidores. 

De acordo com a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), os investimentos das pessoas físicas tiveram um aumento de 6,8% no Brasil entre janeiro e setembro de 2021, alcançando o patamar de R$ 4,45 trilhões.

Mas conhecer qual deles é a melhor opção requer uma profunda análise do perfil de investidor e quais os seus objetivos. 

Por isso, acompanhe neste guia informações muito importantes sobre onde investir e garantir grandes retornos em 

Aproveite a leitura!

gráfico de investimentos

Porque é importante saber como e onde investir?

Para começar a entender onde investir e a importância disso, saiba que não é necessário ter grandes valores. 

Felizmente, o mercado conta com várias alternativas acessíveis para quem tem menos capital. Portanto, os investimentos não são limitados apenas para os mais ricos, mas qualquer pessoa interessada pode aderir a uma forma para render o dinheiro. 

Aliando uma boa estratégia aos conhecimentos adequados, você encontra excelentes alternativas para uma boa rentabilidade e assim aumentar seu patrimônio ao longo dos anos. 

Para isso, não tem muito segredo: basta se organizar, manter a constância nos aportes para garantir o foco e atingir suas metas.

E entender a melhor maneira de onde investir te ajuda a criar segurança para a sua vida financeira. Deixar o dinheiro guardado na conta corrente não é o caminho ideal.

Porque quando você começa a investir, mesmo que com um valor mais baixo, o seu dinheiro multiplicará muito mais do que apenas se for acumulado na conta bancária. 

Mas tomar essa decisão sem o conhecimento que precisa pode fazer com que você tenha uma alternativa errônea para investir, porque ela não vai de acordo com os seus objetivos e nem o seu perfil de investidor.

Então a dica é começar a estudar sobre o tema e investir o quanto antes, para ter um melhor desempenho no futuro.

Porque é importante saber como e onde investir

Onde investir? Veja as opções que separamos 

As opções de investimentos variam de acordo com o perfil do investidor, que evidencia quais são as tolerâncias para os riscos de rentabilidade e perda de valores. Assim, os perfis são. 

  • Conservador
  • Moderado
  • Arrojado

A partir de então é possível guiar suas escolhas e saber onde investir o seu patrimônio. Veja a seguir opções que separamos dentre as mais escolhidas pelos investidores. 

Tesouro Selic

Para quem está começando e não sabe onde investir, o Tesouro Selic é uma das opções mais conhecidas para montar uma reserva de emergência, que é o principal passo para iniciar os investimentos. 

Essa é uma alternativa com rendimento pós-fixado, acompanhando a taxa Selic, que é a taxa básica de juros da economia.

Como o Comitê de Política Monetária (Copom) se reúne a cada dia  para definir o valor da taxa Selic, o rendimento do título é bem variável. E com a rentabilidade diária do Tesouro Selic, há uma grande vantagem neste investimento.

Tesouro IPCA

Outra modalidade de onde investir é o Tesouro IPCA, que  combina uma taxa pós-fixada com outra prefixada, baseada no Índice de Preços ao Consumidor Amplo, que é a taxa oficial de inflação brasileira.

Assim, o dinheiro do investidor rende acima da inflação e não perde o poder de compra. Os títulos de médio a longo prazo podem ser utilizados por quem deseja complementar a aposentadoria, por exemplo.

CDB

O Certificado de Depósito Bancário, conhecido como CDB é uma opção de onde investir por meio dos bancos. As instituições emitem os certificados, captando recursos dos investidores para usar em suas atividades. 

Ou seja, é um empréstimo que o investidor faz, com a garantia de uma maior taxa de rentabilidade. Existem títulos que oferecem liquidez apenas no vencimento e outros são diários. 

E a rentabilidade, ela pode ser pré fixada, pós-fixada ou híbrida, com a cobertura do FGC, que garante o pagamento do dinheiro investido, caso o banco vá à falência.

E para investir em CDB, é só abrir a conta na instituição e escolher essa modalidade. 

CDB

LCI e LCA

A Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) também são títulos emitidos por bancos ou outras instituições financeiras.

Os recursos são usados para a concessão de empréstimos e financiamentos imobiliários e do agronegócio. 

Em ambos os casos, a rentabilidade e o prazo de resgate podem variar de acordo com o título. A vantagem é que eles são isentos da cobrança de Imposto de Renda,e também  contam com a proteção do FGC. 

Ações 

Por isso, as ações também são uma ótima opção de onde investir. Tratam-se da menor parcela do capital social de uma empresa, emitidas por empresas que estão na bolsa de valores. Ao adquiri-las, o investidor passa a ser sócio da empresa. 

Elas são negociadas na bolsa, com alta liquidez. Mas as ações podem variar, de acordo com o volume de negociações e procura pelo ativo. Contudo, é possível adquirir lotes variados com diversas opções de retorno.

Uma forma de garantir isso é ficar de olho na valorização dos papéis e assim lucrar com vendas posteriores. E outro bom retorno é o recebimento de dividendos, que é o lucro atingido pela empresa e que é distribuído entre os acionistas.

Como você pode ver, mesmo quem tem um pouco mais de dinheiro pode investir em diversas opções no mercado.

Além dos títulos renda fixa, a renda variável também apresenta opções com variados preços e garantias de bons retornos para quem decide onde investir. 

onde investir