3 boas profissões para quem deseja trabalhar no exterior

Trabalhar no exterior pode ser o sonho de muitos profissionais que estão em busca de crescimento e expansão de suas atuações ocupacionais. Por esse fator, iremos disponibilizar a seguir todas as informações que você precisa saber para trabalhar no exterior.

Por que trabalhar no exterior?

Para o profissional que deseja atuar no exterior, existem grandes vantagens pelas quais as pessoas acabam se interessando por isso, uma das principais vantagens é que além de você exercer a sua profissão e ganhar o justo por ela, você poderá:

  • Conhecer novos lugares e pessoas

Quando você muda de país, uma das coisas que mais chama a atenção sem dúvida alguma é que você estará rodeado de lugares e outros países nos quais você poderá visitar, além de sua própria cidade.

  • Falar inglês fluentemente 

Sem dúvida alguma para conseguir exercer a sua profissão fora do país, você deverá já falar o inglês fluentemente para melhor compreensão das necessidades dos seus futuros clientes, mas, a atuação constante e comunicação com as pessoas irá aprimorar mais ainda o seu idioma.

  • Vivenciar outra cultura

Esse fator é um dos principais que deve ser levado em consideração, pois a cultura é um dos elementos de uma sociedade que mais acrescenta na vivência de pessoas que mudam de país. Esses são apenas 3 dentre tantos outros motivos nos quais você deve exercer a sua profissão no exterior. 

Veja a seguir como você pode trabalhar no exterior.

Como trabalhar no exterior?

Existem muitas formas que você pode fazer para exercer a sua profissão no exterior, algumas delas são:

  • Intercâmbios 
  • Empresas que podem te mandar para fora do Brasil
  • Agências de recrutamento
  • Uso de redes sociais como o Linkedin 

E diversas outras formas pelas quais você pode optar em estar começando a procurar novas oportunidades de trabalho no exterior. Veja a seguir algumas boas profissões que você poderá exercer.

3 boas profissões para quem deseja trabalhar no exterior 

Agora que você sabe como trabalhar no exterior, confira as 3 boas profissões para quem deseja trabalhar no exterior:

Médico

Médico nos Estados Unidos é uma profissão bastante carente, isso se dá ao fato de que no país o curso de medicina é extremamente alto, o que acaba diminuindo drasticamente o número de estudantes que podem causar. Isso acaba afetando muito as formações específicas como odontologia, fisioterapia, enfermagem, entre outros. 

Para ser um médico no exterior, é necessário compreender que o governo americano exige alguns requisitos para que a prática da medicina seja rigorosamente regulamentada, alguns dos requisitos são:

  • A formação acadêmica em Medicina
  • Você terá de realizar provas teóricas e práticas de aptidão para que você consiga retirar a sua licença e permissão para atuação da profissão.
  •  Concluir todo o processo de residência necessária no país.

Esses são alguns dos requisitos necessários gerais para quem deseja atuar como médico no exterior, mas existe também a opção para quem deseja se formar no Brasil e atuar em outros países.

Alguns dos passos para a retirada da licença para quem se formou no Brasil é: 

  • Verificação do seu diploma.

É necessário que você entre no site do IMED (International Medical Educational Directory) para que você verifique se o seu diploma vale e é reconhecido no país extrangeiro.

  • Enviar documentos

É necessário que você envie os documentos necessários no ECFMG (Education Commission for Foreign Medical Graduates) para que eles sejam submetidos a uma análise para autenticação de suas credenciais médicas.

Após isso você irá realizar diversos exames e começar o processo seletivo de provas teóricas e práticas.

Agora que você compreende como funciona para se tornar um médico no exterior, acompanhe a seguir outros tipos de profissões.

Engenheiro

Para que você seja um engenheiro no exterior, o fator indispensável que você deve levar em conta é que assim como em medicina, existem alguns processos para que sua profissão seja efetivada.

Nos Estados Unidos, por exemplo, o órgão responsável é o NCEES (National Council of Examiners for Engineering and Surveying) para conferir todos os processos, requisitos e custos de validação do seu diploma que são: 

  • Avaliação: US$350
  • Re-avaliação US$ 100

Os outros processos são provas teóricas e práticas, exames e comprovação de suas experiências profissionais.

Advogado

Para essa profissão, é muito importante que haja todo um planejamento antes da realização do curso, pois em alguns países estrangeiros como os Estados Unidos não permitem outros diplomas fora o americano. 

Tudo isso acontece devido às diferenças nas legislações que cada país tem, então as leis do Brasil certamente serão diferentes das leis americanas. Por isso, o ideal é que você curse primeiramente a universidade no país e logo após seguir e concluir esses passos: 

  • Exame ABA (American Bar Association), esse exame é semelhante ao da OAB no Brasil.
  • Exame de Responsabilidade Ética Multi-Estatal (MPRE);
  • Exame Bar;
  • Certificação de Moral Character no estado.

Após a conclusão da faculdade e das provas que são exigidas para a qualificação profissional você já poderá atuar como advogado no país.

Neste artigo, você pode ver as principais opções de profissões que você pode estar exercendo no exterior, além de informações sobre como você pode trabalhar fora do país.

boas profissões para quem deseja trabalhar no exterior