Plano de estudo, veja dicas de como se preparar para provas de concurso

Para ter bons resultados em provas de concurso, é necessário apresentar um ótimo planejamento. É importante que tenha um plano e um cronograma de estudos para acompanhar até o dia da prova.

O preparo não envolve apenas o estudo, como também realizar simulados de matemática com gabarito, descanso e até mesmo uma boa alimentação.

Sem um planejamento completo para o grande dia, é muito fácil de você estudar bastante, mas se desconcentrar na hora H.

Se você quer estudar para o concurso, prossiga com a leitura do artigo e tenha o melhor preparo para o concurso público!

Provas de concurso: como montar o seu plano de estudo?

“Para ser aprovado num concurso público, é importante montar um plano de estudo online que contemple não apenas o conteúdo, como também o bem-estar.”

Estudar para um concurso envolve, antes de tudo, disciplina, planejamento e força de vontade para mantê-lo. Em cada etapa do concurso público, é necessário pensar em técnicas para fazer a prova, antecipando o que vem a seguir nela.

Porém, tudo pode vir por água abaixo se ocorrer a ansiedade e o branco na hora de responder as questões da prova do concurso público. Como evitar esse problema? Montando um plano de estudos para concursos!

O plano de estudo é a melhor forma de entender a sua própria cabeça e montar um planejamento adequado para a sua realidade. E como montá-lo? Veja agora algumas dicas!

Leve em conta a sua organização mental na hora de definir prioridades

Não é possível estudar todos os conteúdos com a mesma intensidade. Por isso que é recomendado definir as matérias que são as suas prioridades, geralmente aquelas nas quais têm mais dificuldade.

Com isso, você vai focar a sua atenção no que provavelmente faria a sua prova mais difícil de fazer. Agora, no dia do teste, faça o contrário e use de uma das principais técnicas para fazer prova: foque em resolver primeiro as questões mais fáceis.

Dessa maneira, você não perde um tempo que é valioso para concluir a prova do concurso público.

Defina uma meta e objetivo claros

Para se manter motivado para o concurso público, é importante que o plano de estudo online tenha metas e objetivos no horizonte. Eles devem ser de curto e longo prazo, enquanto são também realistas e específicos.

Além disso, defina recompensas para quando alcançá-los, de forma que seu cérebro entenda que vale a pena se manter motivado.

Monte um plano de estudos para concursos completo

Para que seu plano de estudo online seja eficiente, é importante pensar em todos os aspectos que impactam no seu cronograma de estudos:

  • Para qual concurso vai estudar?
  • Quais são as matérias de maior peso no edital?
  • Quais são as matérias nas quais têm maior dificuldade?
  • Quanto tempo você tem disponível para estudar para o concurso?

No geral, é recomendado que comece a estudar antes da publicação do edital. Após a publicação, você monta um plano de estudos baseado no conteúdo programático do concurso público.

Estabeleça onde vai estudar

É importante que escolha um local que privilegie a sua rotina de estudos. Ele deve ser agradável, silencioso e confortável, tendo:

  • Boa iluminação;
  • Ótima temperatura;
  • Menor possibilidade de interrupções de familiares, amigos e conhecidos.

Não esqueça do seu bem-estar no plano de estudos para concursos

Estudar toda hora não vai lhe fazer passar no concurso – na verdade, isso gera um estresse que leva à ansiedade e ao branco na prova. É importante que mantenha uma alimentação saudável dentro do horário, separando 2 horas do dia para cada refeição.

Além disso, tenha 8 horas de sono, no mínimo, e também separe um dia de folga ou, pelo menos, de diminuição da carga de estudos.

Se prepare através de simulados

Uma das principais técnicas para fazer a prova é ter antes dela a prática de um simulado. Após definir quais matérias têm mais dificuldade, foque em sua teoria e depois passe para a prática em um simulado online.

Por exemplo, se a sua maior dificuldade são as equações de primeiro e segundo grau, estude elas e depois realize simulados. Ao conferir as respostas no final, você descobre o que está fazendo de errado e corrige.

Você está pronto para as provas de concursos

O concurso público não é esse bicho de sete cabeças todo que muitos podem alardear por aí. O segredo para passar nele é montar um planejamento que privilegie a sua realidade e não copiar o que está sendo feito pelos outros.

Dessa forma, você diminui o risco de chegar estressado para as provas de concurso e falhar na hora H!

Plano de estudo, veja dicas de como se preparar para provas de concurso