A importância da energia solar

A importância da energia solar é um tópico que deve ser mais discutido. Muito embora a maior parte das pessoas conheça esse termo, é muito provável que elas não saibam, de fato, como se dá a implementação dessa tecnologia sustentável. No entanto, é importante debater sobre ela.

A energia solar precisa ser cada vez mais estimulada no Brasil, visando garantir a preservação da fauna e da flora, além de promover uma grande economia na conta de luz.

Quanto menos energia elétrica for gasta, maior será a quantidade de água potável disponível no país.

Importância desse tipo de energia

A energia solar tem uma importância social inegável, principalmente porque a sua utilização ajuda as comunidades de baixa renda.

Assim, todos podem ter acesso a esse tipo de projeto, incentivando uma melhoria no saneamento básico e, também, em outros serviços que são essenciais para a sobrevivência humana.

Dessa maneira, será possível ajudar os moradores que, muitas vezes, foram deixados de lado pelo governo. Levando em consideração o ponto de vista ambiental, esse tipo de energia pode ser gerada sem a necessidade de trazer mais danos ao ambiente por meio de gases poluentes ou do consumo desenfreado de água.

Sendo assim, é extremamente importante que a população possa incentivar o uso da energia solar. Ela é alternativa, limpa e renovável.

Em pouquíssimo tempo, o retorno financeiro virá por meio da conta de luz, que expressa toda a economia que será feita em apenas algumas semanas de uso das placas solares.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, o nosso país acabou apresentando um salto de 44% na capacidade de instalação em 2019.

Dessa maneira, mesmo que de forma tímida, esse tipo de energia vem ganhando espaço em terras brasileiras.

Vantagens da energia solar

Existem muitas vantagens em adotar a energia solar como principal fonte. No entanto, é preciso avaliar todas as possibilidades e, principalmente, a situação financeira para cobrir os custos nos primeiros meses de utilização. No mais, os benefícios desse tipo de energia são:

  • Maior economia na conta de energia;
  • Painéis com facilidade de instalação;
  • Sem barulho;
  • Sem danos ao meio ambiente;
  • Totalmente gratuita e renovável;
  • Pode ser utilizada em qualquer ambiente;
  • Baixo custo se comparado com sua vida útil.

Levando todos esses pontos em consideração, é possível se mostrar economicamente sustentável e, ainda por cima, gerar um maior retorno em investimento ao longo de 3 ou 6 anos.

Dependendo da incidência do sol na sua região, o custo-benefício poderá ser ainda melhor.

Principais desafios no Brasil

Não é surpresa para ninguém que, no Brasil, a energia solar ainda não é um tema muito discutido. São poucas as casas que possuem esse sistema e, por isso, a dificuldade para conseguir reduzir o consumo de energia só tem crescido. Sendo assim, é necessário falar mais sobre o assunto.

Demanda durante a noite

Um dos principais desafios da energia solar é, sem dúvida alguma, a demanda durante o período da noite. Os painéis responsáveis pela coleta não funcionam durante esse período.

Sendo assim, haverá a necessidade da utilização de uma fonte de energia elétrica.

No entanto, vendo pelo lado positivo, a economia de energia adquirida ao longo do dia poderá compensar, de certa forma, essa segunda opção de utilização de energia.

Ainda assim, você pode adquirir um banco de baterias para armazenar energia à noite.

Pouco conhecimento

Assim como já foi mencionado, a energia solar no Brasil é um tema pouco discutido. Além disso, o investimento fotovoltaico é muito baixo.

Sendo assim, quanto mais pessoas souberem dos benefícios para a natureza e para a economia, melhor será para que o assunto seja difundido.

A importância da energia solar