passos para melhorar a cultura organizacional da sua empresa

4 passos para melhorar a cultura organizacional da sua empresa

Entenda a importância de ter uma cultura organizacional enraizada no seu negócio

A cultura organizacional é um fator primordial para o sucesso da empresa no mercado. Toda empresa possui sua missão, seus valores e princípios e isso precisa estar enraizado em todos os colaboradores. Essa é a melhor forma de humanizar a marca e criar uma identidade no mercado. 

Por meio da cultura organizacional, a empresa define a sua identidade e isso norteia os seus hábitos, crenças, rotina, valores e política. Esse termo surgiu nos anos 80 e foi criado pelo professor e psicólogo americano Edgar Schein, que define a cultura organizacional como o padrão de princípios básicos compartilhados e vivenciados pelo grupo. 

O que é a cultura organizacional? 

A cultura organizacional se refere às pessoas e ao modo como elas se comportam em determinados ambientes. E com isso, essa cultura pode ser aplicada ao meio corporativo. E isso reúne uma série de fatores como crenças, costumes, hábitos e valores, por exemplo. 

Em uma empresa, a cultura organizacional surge por meio das lideranças. Um bom líder consegue alinhar expectativas e estruturar ideias, valores e hábitos. A cultura organizacional faz com que uma empresa se torne única e tenha uma unidade por mais que tenha muitos funcionários. 

Qual é a importância da cultura organizacional? 

Uma empresa com a cultura organizacional enraizada no seu corpo de funcionários tende a ser mais produtiva e ter um ambiente de trabalho mais agradável. A empresa funciona como uma engrenagem em que cada setor cumpre sua função com base nas regras definidas pela cultura. 

Isso faz com que a comunicação interna seja fácil de ser entendida, sendo clara e objetiva. A cultura organizacional é um conjunto de ideias e padrões de comportamento que se seguidos pelos colaboradores tornam o negócio mais fluido. Apesar de não ser algo mensurável, a cultura organizacional se percebe pelo crescimento da empresa no mercado. 

Como melhorar a cultura organizacional de um negócio? 

Existem diversas formas de construir e otimizar a cultura organizacional de um negócio. Antes de tudo é importante saber que a implementação de uma cultura é algo que se desenvolve a médio e longo prazo, e claro, quanto antes o processo for iniciado melhor. Confira abaixo as nossas dicas para melhorar a cultura organizacional de uma empresa:

Defina a missão e os valores da empresa 

Talvez a cultura organizacional de sua empresa não tenha penetrado nos colaboradores porque ela não possui diretrizes bem definidas. Então, é importante que você defina a missão e os valores do negócio com clareza. 

A missão se refere ao objetivo da empresa no mercado. O que sua empresa vende? Por que ela presta este serviço ou vende estes produtos? Qual é a finalidade da empresa? Responda a estas perguntas. 

E os valores se referem ao seu padrão de comportamento e regras que a empresa segue no mercado para lidar com clientes, fornecedores e coordenar a comunicação interna do negócio.Com missão e valores bem claros, o funcionário irá entender o seu propósito dentro do negócio e vestir a camisa da empresa. 

Alinhe expectativas e objetivos da empresa 

Faça pesquisas e reuniões com o seu quadro de funcionários para realizar acordos que definem as funções e objetivos de cada setor. Dessa forma, será possível definir metas e objetivos gerais, definir prioridades e tornar o negócio mais produtivo. 

Com isso, é possível traçar uma diretriz com regras claras para desenvolver o negócio da maneira certa. Essa é a melhor maneira de alinhar expectativas para que a empresa funcione com mais fluidez. 

Compartilhe a missão e os valores do negócio com todos 

Como falamos acima, implementar ou melhorar a cultura organizacional do seu negócio é algo que acontece a médio ou longo prazo. A cultura organizacional já foi formulada e está em curso, e por mais que ela seja melhorada, é preciso que ela seja compartilhada com consistência e afirmada dentro da empresa. 

Com isso, é importante compartilhar a missão e os valores da empresa para todos, todos os dias até que isso vire algo natural para os colaboradores. Essa é a melhor maneira de implementar rapidamente a cultura organizacional no seu negócio. 

Liderança deve dar exemplo 

Um dos fatores que mais rendem sucesso para um líder é o exemplo. E em uma empresa que precisa melhorar a cultura organizacional, é importantíssimo que as lideranças sejam exemplos para os demais colaboradores. 

A figura de gestão é muito importante para qualquer negócio. Não adianta tentar implementar uma ideia se você não age desta forma. Como implementar um novo padrão se você não segue um padrão?  Então é importante trabalhar com base no exemplo para liderar com maestria e consegue engajar todos os colaboradores. 

Estas são as nossas dicas para melhorar a cultura organizacional da sua empresa. Esse fator é fundamental para a empresa ser produtiva e gerar resultados. A cultura organizacional é uma premissa básica para o sucesso de uma empresa no mercado atual.