horas complementares de ensino

Como conseguir horas complementares de ensino?

O MEC (Ministério da Educação) possui várias exigências e uma delas é com relação às horas complementares. Elas ajudam na formação acadêmica que é feita de modo paralelo ao curso, no final deve ser passado para o professor.

Para o governo as horas complementares ajudam muito no bom desenvolvimento acadêmico de um modo extra classe. Isso ajudará muito em suas relações de aprendizado, contribuído para mais conhecimento do estudante.

Essas atividades são obrigatórias e não há possibilidade do aluno se formar se não as possuir. Por isso é existem cursos para horas complementares, sendo assim você saberá mais sobre esse assunto logo abaixo.

Como conseguir horas complementares de ensino?

Para que serve as horas complementares?

As horas complementares, que também é chamada de atividades complementares, é um aprendizado extracurricular que ajudará muito o aluno a interagir com outras formas de conhecimento.

Elas são muito importantes para que a grade de conhecimento acadêmico fique mais ampla e o estudante possa ter a mente não somente focada em um só conhecimento, mas permite que ela seja mais aberta para outras áreas, mesmo que nunca ingresse na área.

Muitos estudantes deixam essas atividades para última hora, fazendo com que o seu tempo fique sobrecarregado e não possa ter um fechamento. Isso se torna um grande problema porque a quantidade de trabalhos e provas são imensas no final de cada semestre.

Como funcionam as horas complementares?

Cada instituição de ensino tem a sua maneira de lidar com essa questão das horas complementares, com relação ao tempo mínimo e quais serão os tipos de atividades que serão aceitas.

Muitos professores anunciam na sala de aula algumas atividades que são interessantes para o aluno, pode não ser todos, mas sempre tem aquele que é mais dinâmico e incentiva algumas que ele acha interessante.

Normalmente há mais variados tipos de atividades do que restrição, como  eventos acadêmicos, iniciação científica, monitoria, palestras, simpósios e tantos outros.

Além disso, existem muitos cursos online que ajudam nesse momento importante, tendo muitos deles gratuitamente.

Toda vez que o aluno faz alguma atividade ligada a horas complementares ele deve pegar no local o comprovante de que ele esteve lá, normalmente é assinado e quando estiver preenchido deve levar ao lugar onde ele buscou, ou seja, na coordenação.

Fazendo tudo direito a sua situação não ficará corrida no final do ano.

Existe limite para horas complementares?

Essa é uma pergunta de muitos que não iniciaram a faculdade, mas ficaram sabendo que existe esse quesito muito importante para obter a conclusão de seu curso.

Na realidade, as horas de atividades complementares têm níveis diferentes que envolvem três categorias que são o ensino, extensão e pesquisa, essas são atividades internas que tem haver com cursos, iniciação científica e monitoria.

Já as atividades externas são realizadas fora da faculdade e de período de aula e sua quantidade de horas vai depender muito de cada instituição de ensino, então é importante que você pergunte e fique por dentro de como funciona tudo onde vai estudar.

Essas horas complementares externas envolvem questões culturais, acadêmicas e científicas. Veja algumas:

  • Participar de congressos, simpósios, seminários, conferências, palestras, semanas acadêmicas, etc.
  • Participação como ouvinte em bancas de , dissertação, monografia
  • Trabalhos voluntários em asilos, creches, hospitais, escolas, casa de repouso e etc.
  • Fazer estágios voluntários ou remunerados na área relacionada ao seu curso.

Embora a quantidade de horas complementares que se pede em cada faculdade seja diferente, é possível fazer um simples cálculo fazendo a relação de crédito que na maioria das vezes é de 15 horas cada um.

Sendo assim, se a sua Universidade exigir 20 créditos, então serão 300 horas complementares.

Detalhes sobre os tipos de horas complementares

Palestras. Costumam ter muitos profissionais de sua área, permitindo assim obter um conhecimento extra, tendo contato com gente muito experiente no assunto, além disso, você tem o enorme benefício de horas complementares naquilo que gosta.

Além disso, tem momentos de perguntas sobre o assunto e ainda  poderá se comunicar sobre muito desses temas abordados e pegar uma amizade com profissionais da mesma área e isso ajudará muito no decorrer do estudo.

Iniciação científica. A iniciação científica é muito importante, aliás, primordial porque pode mudar a visão do aluno com relação aquilo que ela anteriormente já tinha fixado na mente, criando assim profissionais de grande qualidade.

O conhecimento científico leva o estudante a se aprofundar muito no aprendizado, desta forma essas horas complementares, ajudarão o aluno a se tornar ainda mais estudioso, porque esse tipo de curiosidade cria gênios.

Estágios não curriculares. Esse tipo de estágio extra curricular é remunerado com contrato assinado até por dois anos. Isso ajuda o estudante a ter um conhecimento fora de sua área de estudo, mas concede horas complementares e ainda assim mais experiência.

Busque por eventos estudantis. É importante que tenha em mente que esse estágio não é da grade curricular do aluno, mas que ajuda a ter horas complementares, inclusive isso é incentivado pelas Universidades para ajudar o estudante a cumprir as atividades internas.

Então esse tipo de atividades complementares estão bem distribuídas no ano em forma de semanas de acadêmicas que são muito boas, simpósios que duram muitas horas, passando um grande conhecimento em um único dia.

Curso online com certificado. Esses cursos tem sido muito bom para os alunos que podem aprender uma área que está muito relacionado com o curso que estuda, além disso, permite uma boa flexibilidade com o tempo.

Várias instituições oferecem cursos online gratuitos com um certificado, mesmo que parece de menor valor, não é, porque oferece grande conhecimento, dessa forma não precisa se preocupar porque não é fraco o aprendizado.

Esse curso será de grande proveito, onde horizontes serão abertos e deixará o currículo muito mais forte quando terminar a formação acadêmica e ir buscar um emprego.

Últimas considerações

O conhecimento através das horas complementares é muito importante para o aluno, além de cumprir um requisito exigido pelo MEC, ele aprende e se entregar mais ainda ao seu objetivo

Essas atividades aqui citadas são primordiais para o crescimento acadêmico, permitindo uma grande evolução do aluno

O aluno se beneficiará com o curso online com certificado porque é mais válido E aí, gostaria de fazer?

Então tome uma grande decisão e tenha sucesso em sua carreira.

E aí, mais alguma dúvida? Qualquer coisa é só chamar nos comentários, ok?

Até a próxima!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.