estratégias de marketing digital

Como aumentar os lucros de sua empresa através de estratégias de marketing digital?

Talvez você já tenha ouvido falar um pouco sobre marketing digital e o assunto te deixou um tanto quanto curioso. Ou quem sabe esta não é uma situação em que você ainda se sente um pouco perdido e confuso?

Seja como for, assim como qualquer pessoa no mercado de trabalho precisa dominar um computador e ter ao menos um curso de informática, você também precisa aprender a utilizar a internet ao seu favor.

E acredite, hoje em dia você pode começar de maneira bem simples e modesta, gastando apenas alguns trocados. Ou seja, é algo acessível para qualquer tamanho de empresa.

Mas vale a pena notar que as maiores podem contratar equipes mais robustas e lucrar no longo prazo. Sendo assim, hoje vou mostrar um pouco mais sobre como você pode aumentar seus lucros através do marketing digital.

Vamos conferir?

Como aumentar os lucros da empresa através de estratégias de marketing digital?

Primeiramente é importante dizer que este tipo de processo costuma ser feito por pessoas que estão diretamente envolvidas com a área de marketing. E muitas vezes pode ser uma excelente opção contratar uma agência especializada.

O custo de uma agência pode não ser extremamente barato, mas sem dúvida nenhuma o investimento compensa no longo prazo.

Porém, sempre vale a pena entender um pouco mais da dinâmica em geral. Assim, você não corre o risco de ser ludibriado por algum profissional charlatão.

Então vamos começar primeiramente pelo que significa uma estratégia de marketing digital.

O que é uma estratégia de Marketing digital?

Uma estratégia nesta área é um conjunto de ações que permite você tomar atitudes pontuais em todas as áreas do marketing em si.

Ou seja, você vai atacar em frentes como o marketing de conteúdo, SEO, redes sociais, tráfego pago e por aí vai.

Entretanto, não basta simplesmente apostar nestas formas de marketing, você precisa de um uso bastante consciente para não desperdiçar tempo e dinheiro de forma inadequada.

Por exemplo, quando você utiliza uma estratégia focando um público errado você acaba por não ter nenhum resultado palpável. Sendo que muitas vezes este tipo de erro pode acontecer quando se mistura um pouco de público errado com o certo.

Digamos que, por exemplo, você tenha um nicho que venda bem entre mulheres de 30 a 40 anos que usam o Facebook. Estender as propagandas para usuárias de Facebook com 15 a 50 anos vai limitar parte dos esforços a quem realmente irá comprar o seu produto.

Isto pode ser feito quando você quer testar novos públicos, mas os valores empregados precisam ser limitados.

Outro ponto a ser trabalhado também é a linguagem a ser empregada no marketing em si. Quando você tenta usar qualquer tipo de linguagem, muito provavelmente pode não cativar ou até ofender quem já é seu consumidor.

Por isso, leve em consideração algumas atitudes.

Como tirar o melhor proveito da estratégia

Existem alguns mecanismos de auxílio para quem está criando campanhas no marketing digital em si. Para isto, é importante notar que você precisa de fato olhar para os dados e extrair algo deles.

Por exemplo, se você já tem um público, tente fazer campanhas com o teste A/B. Basicamente você irá dividir seu público pela metade, e então entregar duas propagandas distintas.

Normalmente a diferença entre elas é uma paleta de cores e o jogo de palavras. Ou seja, não necessariamente serão completamente diferentes, mas serem muito iguais não é interessante.

Após isto, você verá qual das duas gerou mais resultados, e então passará a trabalhar com variações delas, sempre refinando o que for mais interessante.

Isto mostra o tipo de linguagem e interesses que seu público está envolvido, mas é interessante notar que por si só você ainda não descobrirá quem é seu público.

Para definir seus consumidores de conteúdo, pode ser interessante utilizar ferramentas de análise mais robustas, como por exemplo a aHrefs e SEMRush. Entretanto, elas são opções bastante caras, e compensa mais contratar análises diretas em uma agência especializada.

Alternativas mais baratas

Existem algumas ferramentas gratuitas bastante limitadas, mas que podem realmente fazer uma diferença.

Um exemplo é o Ubersuggest, que pode entregar como a sua concorrência está trabalhando uma certa palavra-chave ou site.

Assim, você consegue espionar aqueles sites para descobrir de fato onde há mais resultados envolvidos. Você poderá entender que tipo de linguagem está sendo empregada e onde as empresas estão mais inclinadas a pagar por tráfego pago.

Trabalhar com o SEO também é possível através do Google Analytics, que irá entregar uma visão geral das pessoas que acessam o seu site. Isto com certeza já vai dar um impulso gigantesco para os seus resultados.

Compensa fazer um curso completo de marketing digital?

Eu digo que sim, sempre existem vantagens em se estudar mais a fundo o assunto em si. Se você é um profissional da área, então precisa realmente se inteirar em um mundo de tecnologias e ações que irão fazer a diferença.

Contar com tutoriais e vídeos rasos da internet não irão te levar aonde você deseja.

Mas se os computadores e a internet por si só já forem um grande desafio, então comece por um curso de informática mesmo. Fortalecer as bases é crucial quando se deseja ter um resultado de longo prazo.

Isto irá garantir que você também tenha a possibilidade de utilizar ainda melhor as ferramentas.

Entretanto, é justo dizer que a melhor opção de curso online é sempre aquele que traz algum tipo de certificado. Mesmo que ele seja gratuito.

Confira também as avaliações gerais dos envolvidos, isto pode facilitar bastante o processo para que você veja se as pessoas que estudaram antes de você tiveram um apoio legal ou mesmo se obtiveram resultados no mercado de trabalho.

Isto fará toda a diferença no longo prazo, e irá possibilitar uma enorme transformação geral das suas habilidades já que você não vai perder tempo com cursos introdutórios que não trazem conteúdo de verdade.

No mais é isso, espero que estas dicas te permitam ter bons resultados. Qualquer dúvida sobre o assunto estou à disposição para te ajudar, ok?

Até à próxima!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.