Boleto registrado

Boleto registrado: o que é e quais as suas vantagens

Boleto registrado é um dos principais meios de pagamento que os e-commerces utilizam, pois proporciona praticidade tanto para os vendedores quanto para os compradores. Além disso, desde 2018, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) prevê esse modelo como o ideal.

Por ser uma opção de boleto mais completa, ela evita insegurança em suas vendas por disponibilizar muito mais informações, evitando assim a possibilidade de golpes e fraudes. 

Agora vamos ao que lhe trouxe até esse artigo, o que é e quais as principais vantagens desse método de pagamento. Confira!

O que é boleto registrado?

É um tipo de pagamento realizado no sistema do banco emissor, ou seja, as informações que envolvem essa cobrança obrigatoriamente são encaminhadas para a instituição financeira, que registra esses dados para a confirmação do pagamento.

Geralmente são solicitadas as informações de identificação do pagador e do emissor, CPF ou CPNJ de ambos, endereço completo, quais serviços ou produtos, valor da transação, data de vencimento e informações sobre multas e juros, se aplicável.. 

Caso alguma modificação seja realizada, recomenda-se falar diretamente com o banco responsável e solicitar essa troca. Assim a frequência de fraudes e golpes diminuem. 

Quais os tipos de boleto registrado?

‍Instituição bancária 

Com esse tipo, ao gerar seu boleto você envia diretamente para a agência bancária desejada e ela terá todas as informações do título. 

Assim o devedor pode quitar esse boleto em qualquer banco ou casa lotérica até seu vencimento. Passando dessa data, o pagamento é realizado somente na agência que emitiu o boleto.

‍Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP)

A CIP funciona integrada com o Sistema de Pagamentos Brasileiros (SPB), contando com uma infraestrutura que atende bancos, consórcios, cooperativas de crédito, bandeiras de cartões, dentre outros. 

Sua principal diferença diz respeito ao pagamento do documento, que pode ser realizado em qualquer banco, mesmo após seu vencimento, tendo atualizações  em seu valor caso necessário. Esse método gera uma cobrança juntamente com a FEBRABAN, modernizando o processo de liquidação de boleto e proporcionando maior segurança. 

Quem tem autorização para emitir boletos registrados?

Felizmente, se assim desejar, qualquer empresa ou pessoa física pode e deve emitir boletos registrados, afinal esse é um processo simples e acessível para qualquer pessoa.

A principal vantagem do boleto registrado é a possibilidade da emissão rápida, além do mercado já possuir fornecedores oferecendo ótimas opções de plataformas para pagamentos online.

Como saber se o boleto foi registrado?

Para responder a essa pergunta será preciso atentar-se a alguns fatores importantes para não correr o risco de realizar um pagamento errado. Tais fatores são:

  • Observe o código de barras: a sequência disponível na parte de cima do título deverá ser igual a visualizada na parte de baixo. Também vale verificar os três primeiros números, pois são eles que representam o código de quem o emitiu;
  • Verifique a forma como recebeu seu boleto: caso receba um boleto através de aplicativos de mensagem ou por um número desconhecido, desconfie!; 
  • Sempre analise os dados e valores: os boletos não registrados geralmente contam com informações incorretas, tanto nos números do documento quanto no seu valor. Por isso leia sempre atentamente o documento assim que o receber.

Sua empresa não deve ficar sem sistema de boleto registrado!

‍O objetivo principal é ter mais controle em suas operações através do boleto registrado. Com esse controle você saberá quais faturas já foram emitidas, qual cliente que realizou o pagamento, qual o valor do pagamento, e assim diminuímos os riscos, pois com os nossos boletos registrados na CIP ou no Banco esse problema é praticamente nulo.

E agora que sabe de todas essas informações, que tal utilizar um software ERP e aproveitar desse novo sistema de pagamento de uma maneira mais eficiente? Com um software completo de gestão empresarial você consegue maior agilidade no acesso, não importando de qual porte ou segmento sua empresa pertença. 

Isso sem contar que através das vantagens que um sistema de gestão ERP traz a sua empresa conseguirá otimizar o tempo, informatizar os dados, conectar os setores, automatizar os procedimentos e realizar isso tudo sem esquecer da qualidade e segurança.

E, caso você tenha uma empresa de e-commerce, atue com um alto volume de transações ou queira melhorar sua organização, implantar uma plataforma de gestão facilitará o seu dia a dia, principalmente em relação aos pagamentos de boleto registrado!