lavador de gases tudo o que você precisa saber

Lavador de gases: Tudo o que você precisa saber

Lavador de gases, um dos equipamentos mais importantes dentro da Indústria, sem nenhuma dúvida, são os lavadores de gases.

Na verdade, os sistemas de lavagem de gases tratam-se de um grupo bastante diverso formado pelos mais diferentes dispositivos para controle da poluição atmosférica.

Sendo assim, eles são usados com o intuito principal de realizar a remoção das partículas ou ainda dos gases de escape, que surgem dos fluxos industriais.

O lavador de gases teve seu primeiro equipamento projetado com o intuito de ajudar na remoção do dióxido de carbono presente no ar de um submarino, chamado de Ictino.

A função usada para solucionar o problema desse submarino ainda é utilizada até os dias de hoje nos lavadores de gases atuais.

O termo famoso “lavador”, na verdade, referia-se aos dispositivos que tinham como finalidade fazer o controle da poluição por meio do uso de líquidos.

O intuito era poder lavar todos os poluentes considerados como indesejados, fazendo uso para isso de uma determinada corrente de gás.

O lavador de gases, portanto, trata-se de um dispositivo primário que tem como objetivo promover o controle das emissões dos gases, principalmente dos gases ácidos.

Ele pode ser usado com a finalidade de recuperar alguns materiais por meio da condensação de gás da combustão ou ainda de outros processos do ponto de vista químico.

Por que é importante usar um lavador de gases?

O lavador de gases trata-se de um equipamento que é extremamente vantajoso, sendo a principal vantagem dele a melhora na qualidade do ar de um ambiente.

Esse produto é muito importante dentro da indústria, não importa qual seja o segmento, desde que ocorra uma emissão de gases tóxicos que podem pôr em risco a vida das pessoas ou o meio ambiente.

Além disso, ele também deve ser usado nas indústrias onde o ar está contaminado por conta do processo produtivo, gerando sérios problemas de ordem respiratória para seus colaboradores, por exemplo.

O controle da poluição do ar, ainda mais nos dias atuais, se faz essencial e é aí que entra a tamanha importância desse equipamento.

O lavador de gases funciona por meio da remoção das partículas presentes em um fluxo de gases, na forma de névoa, por conta da colisão das partículas com as gotas que fazem parte do sistema de lavagem em um contra fluxo.

Tipos de lavadores de gases

É possível encontrar diferentes tipos de lavadores de gases no mercado, então saber quais são eles e para que servem é mais do que essencial.

Existem dois tipos que são os mais comuns e entre os quais uma empresa pode fazer a sua escolha: o horizontal e o vertical.

Lavador de gases horizontal

Esses lavadores de gases são bastante indicados para uso quando há problemas em termos de espaço disponível para instalação e tamanho do equipamento lavador de gases.

O lavador de gases horizontal é bastante compacto e possui partes que são acessíveis de forma bastante fácil.

Eles podem ser instalados nos mais diversos ambientes que possuem espaços que são reduzidos, onde não seria possível fazer a instalação de um lavador de gases vertical.

A eficiência do lavador horizontal é bastante similar ao do lavador vertical, mostrando assim que não há diferença, em termos de resultados, na escolha realizada.

Lavador de gases vertical

Esse tipo de lavador de gases é bastante recomendado para as aplicações químicas, e é muito importante estar atento aos produtos que serão tratados e também nas concentrações dos gases que são extraídos da chaminé da indústria.

O lavador vertical possui características que são bastante construtivas, como um tamanho bastante compacto, uma alta eficiência e uma perda de carga bem baixa.

Os processos que são utilizados nesse tipo de lavador de gases são a transferência de calor, a transferência de massa e as reações químicas.

É importante que haja o contato do gás com o líquido, e deve-se verificar qual é o tempo da permanência e a velocidade com que os gases passam pelo lavador.

De acordo com as características e as propriedades daqueles gases de entrada no lavador, é possível utilizar dois tipos distintos de lavadores verticais: os lavadores com recheios internos ou os lavadores com bicos atomizadores.