Como saber se o ovo está bom

Como saber se o ovo está bom? 5 dicas para não errar!

Como saber se o ovo está bom, para não errar na hora do preparo e estragar a comida?

Ovos são utilizados para praticamente tudo na cozinha. Do preparo de bolos e massas em geral, até processos para empanar a carne ou simplesmente um bom ovo frito.

E não há nada pior do que quebrar um ovo estragado bem no meio da sua receita e tenho que jogar tudo fora. Portanto, o melhor é descobrir se o ovo não está estragado antes de colocar na comida.

Mas, como saber se o ovo está bom antes de quebrar?

Para ajudar você a responder essas perguntas eu preparei cinco dicas para você descobrir como saber se o ovo está bom sem errar aí na sua cozinha.

Acompanhe.

1. Como saber se o ovo está bom: veja se ele flutua na água

Esse é um dos testes mais conhecidos e mais práticos de se fazer em casa para saber se o ovo está bom antes de cozinhar.

Tudo o que você precisa é de uma tigela funda com água fria ou de um copo grande também cheio de água. Então, coloque o ovo na água e observe e observe:

  1. Se o ovo cair de lado na água está excelente para consumir;
  2. Caso caia em pé já passou um pouco do ponto, mas ainda está bom;
  3. Mas, se o ovo flutuar na água então provavelmente já está estragado.

Isso acontece porque os ovos possuem uma pequena bolsa de arem seu interior. E quanto mais tempo se passar antes do ovo ser consumido maior essa bolsa fica.

Em alguns casos, pode ser que mesmo flutuando na água o ovo ainda esteja próprio para o consumo. Portanto, para ter certeza, quebre o ovo em uma tigela separada e veja se ele está mesmo estragado.

Ou seja, o ovo estragado flutua na água porque sua bolsa de ar interna já está muito ampla.

2. O teste da aparência da clara e da gema

Quebre o ovo em prato de cor branca onde você possa observar bem a aparência da clara e da gema. Pois, quando o ovo não está bom ele tem algumas características específicas:

  • Tem um cheiro forte e desagradável;
  • Possui cores diferentes de um ovo fresco;
  • A gema e a clara costumam estar uma consistência mais líquida.

Normalmente, um ovo estragado se entrega apenas pelo cheiro. Mas, quando ele está começando a estragar o odor característico ainda não se manifesta.

Então, e verificar a cor e a consistência da clara e da gema ajudam você a perceber se o ovo ainda está no ponto certo para consumir.

Caso a gema esteja um pouco afundada e mais líquida, e a clara transparente e firme, você ainda pode usar esse ovo, mas é melhor fazer isso logo.

Contudo, uma gema muito plana e uma clara líquida indicam que o ovo está estragado. Ou seja, impróprio para o consumo.

3. Como saber se o ovo está bom: chacoalhe bem

A clara e a gema do ovo envelhecem, você sabia? Quanto mais tempo passar, mais ressecadas e menores elas ficam. E aquela bolsa de ar sobre a qual falamos no início aumenta.

Isso acontece porque a umidade interna do ovo e o dióxido de carbono presente em sua casca diminuem conforme ele envelhece.

Portanto, um ovo estragado além de ser mais leve, tem mais espaço além de ser mais leve, também tem mais espaço livre dentro.

Em outras palavras, o conteúdo interno, balança contra as paredes da casca do ovo com muito mais facilidade quando ele está começando a estragar ou já está podre.

Portanto, esse é outro ótimo truque sobre como saber se o ovo está bom.

  1. Segure perto da orelha e chacoalhe bem;
  2. Se você ouvir um som de líquido se movendo, é muito provável que esteja ruim.

Então, novamente para ter certeza quebre o ovo em uma tigela separada. E verifique as características típicas: odor, cor e consistência do conteúdo interno.

4. Faça o teste da lanterna

Outra maneira de saber se o ovo está bom antes de quebrá-lo é colocar luz sobre ele e observar seu conteúdo interno dessa forma.

Para isso, você pode pegar uma lanterna, encostar na casca do ovo e acendê-la. Em seguida, confira o brilho da casca do ovo sob a luz.

  • Se o brilho da casca é claro então ovo está bom;
  • Mas, se o brilho é escuro então provavelmente o ovo está estragado.

A melhor forma de fazer esse teste é com uma lanterna pequena que você possa encostar suavemente sobre a casca dos ovos. Mas, também ajuda está em um ambiente pouco iluminado.

Porque, em um ambiente escuro você pode segurar o ovo na mão e girar enquanto o ilumina. Dessa forma, além do brilho da casca, você verá o seu conteúdo interno. Portanto, pode observar se a câmara de ar do ovo é grande ou pequena.

Ovos frescos têm uma câmera interna de gases bem pequena.

E com esse teste você também pode observar a consistência da clara e da gema ao movimentar e chacoalhar o ovo em frente à luz.

Caso conteúdo interno se mova demais e com muita facilidade, se chocando contra as paredes da casca, o ovo deve estar podre.

5. Como saber se o ovo está bom: dicas lutas para seus ovos durarem mais

Antes de tudo, ao comprar ovos confira a data de validade na embalagem. Essa é uma dica importante, pois muitas pessoas esquecem de verificar a validade dos ovos.

Obviamente, se a data de validade é maior você tem mais tempo para guardar e consumir depois. Mas, você também precisa guardar seus ovos da forma correta na sua casa para garantir que eles duram mais.

E isso também tem a ver com o estado em que você recebe os ovos ao adquiri-los.

Portanto, se os ovos que você comprar já estão lavados, ou estavam refrigerados no mercado, você precisa guardar na geladeira.

Mas, se você comprar logo que já estavam armazenados em temperatura ambiente e não foram lavados, então é possível guardar com segurança fora da geladeira.

Isso porque os ovos possuem uma película protetora natural, mas que sai facilmente durante a lavagem.

Dica: não deixe ovos refrigerados por mais de duas horas expostas a temperatura ambiente. Portanto, se você guarda os ovos na geladeira, deve consumi-los assim que os tirar dela.

Dicas finais

Caso você tenha dúvidas sobre a procedência dos ovos, leia com atenção todas as informações da embalagem. Você verá que há dados sobre a fabricação, que nesse caso significa a data em que os ovos foram coletados no galinheiro.

Um dado costuma aparecer com três dígitos que representa um dia do ano em que os ovos foram colhidos. Por exemplo: se constar na embalagem o número 145, quer dizer que aqueles ovos foram coletados no dia 145 do ano vigente.

E como mencionei também, há a data de validade, contada a partir do dia da coleta. Ou seja, o prazo máximo para consumir os ovos, que normalmente é de 45 dias.

Portanto, não se esqueça também de levar em consideração o dia da sua compra. Pois, a partir dele você descobre a quanto tempo aqueles ovos já estão no mercado.

Então, agora que você descobriu como saber se o ovo está bom, aproveite para deixar seu comentário!