Como fazer sorteio no Instagram

Como fazer sorteio no Instagram

Saber como fazer sorteio no Instagram é sem dúvida uma excelente estratégia para quem deseja ganhar visibilidade nessa rede social.

Isso porque, a ideia de fazer sorteios te ajuda a conquistar mais seguidores. E também a divulgar sua marca no Instagram, uma das redes sociais mais populares entre os brasileiros.

Continue lendo e descubra mais sobre o que é, como funcionam, os benefícios e como fazer sorteio no Instagram. Confira!

O que são Sorteios no Instagram e Como Funcionam?

Sorteios no Instagram nada mais são do que produtos ou então serviços que se oferece nas redes de forma gratuita. Estes sorteios se destinam a um ou então para vários usuários.

E funciona basicamente como qualquer outro sorteio. A diferença é que nas redes sociais, a seleção do sorteado é feito através de aplicativos.

E para concorrer a esses sorteios o usuário deverá seguir determinadas regras. Inclusive, são estas regras que alavancarão a visibilidade das marcas envolvidas no sorteio.

Benefícios de Fazer Sorteios do Instagram

A realização de sorteio no Instagram pode trazer muitas vantagens relacionadas ao aumento da visibilidade e popularidade da marca.

Através dele é possível gerar mais engajamento com os seguidores. E permitir maior consulta dos seus produtos. Como resultado, sua marca consegue gerar mais vendas e lucrar mais.

Talvez você pense que um sorteio é algo muito difícil de fazer. Mas, você consegue realizar um sorteio com tranquilidade, desde que siga alguns passos conforme mostraremos mais adiante.

Contudo, já adiantamos que para fazer sorteios no Instagram com foco em resultados é preciso haver todo um planejamento por trás. Até mesmo para não perder tempo e dinheiro em um sorteio que não trará os resultados esperados.

Dentro do planejamento deve ter um estudo do seu público-alvo para saber qual é a melhor abordagem para utilizar.

Como fazer sorteio no Instagram em 2021? 5 Passos Simples

 
 
Quer saber como fazer sorteio no Instagram em 2021 e ganhar mais seguidores assim como visibilidade para sua marca? Então, basta seguir os 5 passos abaixo:
 

1 Defina o público e objetivo do sorteio

O primeiro passo para saber como fazer sorteio no Instagram é a definição do público você quer atrair. Para isso, você deve classificar seu público considerando alguns aspectos como gênero, idade, localização, interesses entre outros.

Em relação aos objetivos, você deve colocar em pauta o que deseja atingir com o sorteio. Entre os objetivos mais comuns de quem adota essa estratégia, estão:

  • Aumentar o número de seguidores das redes sociais;
  • Promover visitas ao site da empresa;
  • Elevar o engajamento do perfil;
  • Vender um produto ou serviço específico;
  • Divulgação de produtos.

Veja qual é o seu objetivo e tenha isso muito claro na hora de dar sequência aos passos seguintes!

2 Defina qual será o prêmio

O prêmio é o que vai despertar o interesse do público para participar do sorteio. Então, para saber como fazer sorteio no Instagram você deve definir bem qual prêmio oferecerá aos seus seguidores.

E quais podem ser esses prêmios? Pode ser um produto físico ou então digital, um desconto na sua loja, um ingresso de shows e eventos entre outras coisas.

Para definir o prêmio ideal para o seu sorteio, você precisa conhecer as preferências do público que você pretende atingir. Além disso, o prêmio também deve ter relação, direta ou indireta, com sua marca.

3 Determine a quantidade de vencedores

Esse é um dos passos fundamentas para um sorteio de qualidade. Isso porque a quantidade de vencedores é quem delimitará o tipo e a quantidade de prêmio que oferecerá.

4 Siga as regras

Além das regras do seu sorteio é importante você dar uma consultada nas regras de como fazer sorteio no Instagram.

O Instagram tem um regulamento explicando como você deve agir na criação do sorteio. A principal regra é deixar o Instagram livre de qualquer obrigação com o premiado. E também com a promoção, referindo que toda a responsabilidade é da marca.

O ideal é que ao criar o regulamento seja inserida uma nota afirmando que o Instagram não tem nenhuma responsabilidade com o sorteio.

Também se orienta que as suas regras não levem os usuários a marcar conteúdos de forma errônea.

Não esqueça que todo sorteio precisa passar pelo crivo do Governo Federal. Assim, você evitará problemas com multas e perda de acesso da sua conta do Instagram.

5 Divulgue o sorteio

Com tudo isso definido, a divulgação é uma das partes mais difíceis do sorteio, que pode acontecer de forma natural ou você poderá investir em anúncios.

A sugestão aqui é sempre ao pensar em um sorteio, já deixar um valor reservado para os anúncios. Dessa forma, aumentará muito os resultados do seu sorteio.

Um ponto fundamental é a imagem de publicação do sorteio, deve ser chamativa. E estar relacionada aos objetivos do negócio.

Esse é outro investimento que será necessário, caso você não tenha habilidade com criação de designer gráfico.

Quais as Regras dos Sorteios do Instagram?

As regras necessitam ser claras e transparentes, assim evitará problemas futuros. Esse passo precisa ser definido de forma prévia.

Além disso, é importante que todos os parceiros estejam muito cientes de todas as regras envolvidas no sorteio do Instagram. Essas regras precisam ir de encontro com os objetivos. Segue alguns exemplos de regras a serem inseridas:

  • Seguir seu perfil: é uma regra básica, porém essencial, deve estar no topo das regras.
  • Curtir a publicação: como um dos objetivos é aumentar o engajamento, então essa regra é imprescindível e muito necessária.
  • Marcar amigos nos comentários: nessa regra você consegue divulgar seu sorteio, aumentando os participantes. OBS: coloque no regulamento que não deverão ser marcados perfis falsos ou então de famosos, podendo acarretar desclassificação.

Deixe todas as regras descritas no post oficial do sorteio, garantindo que todos tenham acesso. Além disso, também é necessário deixar descrito o número de pessoas premiadas e como será realizada a entrega dos prêmios.

Melhores Apps Para Fazer Sorteio no Instagram

Existem alguns sites, bem como aplicativos, especializados que te ajudarão como fazer sorteio no Instagram.

Além da utilização dos apps é importante você fazer o processo de forma transparente. Para isso, a dica é fazer sorteios no Instagram através de recursos de transmissão ao vivo. Assim, poderá mostrar todo o processo aos participantes, garantindo que não haverá nenhum tipo de fraude.

Através da transmissão ao vivo você e os participantes conseguem conferir se o vencedor cumpriu com as regras do sorteio.

Segue abaixo a descrição dos aplicativos que poderão te auxiliar no tipo de sorteio.

1 Wishpond

O Wishpond é um app que promete te ajudar a solucionar o problema de como fazer sorteio no Instagram. Funciona também para fazer sorteio em outras redes.

Ele se apresenta como uma ferramenta que agencia as redes sociais, com funções que ultrapassam apenas promoções ou então sorteios.

Com ele você consegue criar landing pages, popups, bem como formulário. E obviamente desenvolver bem os sorteios que necessitar.

Neste app você consegue mais de uma modalidade de sorteio, não apenas aquele básico. Mas também competições entre fotos e vídeos, hashtags, concursos de votações ou prêmios por indicação.

2. Heyo

O Heyo é outro aplicativo que irá te auxiliar muito na criação de sorteios ou então promoções. Ele também te possibilita distribuir prêmios em várias mídias sociais.

Nesse aplicativo você também conseguirá desenvolver vários tipos e modelos de sorteios ou então competições. Inclusive, você poderá promover competições de fotos e vídeos no Instagram.

Além de todos esses benefícios e soluções de como fazer sorteio no Instagram, ele ainda permite a utilização de hashtags com sua marca, durante o sorteio, aumentando a sua divulgação.

O Heyo também permite a realização de sorteios a partir de landing pages. Porém é um aplicativo pago, mas possui versão teste por 1 semana.

3. SorteioGram

Outra opção para realização do sorteio é através do Sorteiogram. Inteiramente gratuito, este app é simples e fácil de usar. Além disso, ele não necessita de realização de login e cadastro.

Ele permite a criação de filtros, como:

  • Um comentário por seguidor na rede social;
  • Tirar comentários duplicados;
  • Selecionar múltiplos vencedores.

A dinâmica do Sorteiogram é carregar os comentários da publicação, assim como seleciona o vencedor de forma aleatória.

4 ShortStack

O ShortStack é uma plataforma de marketing digital que visa o aumento do engajamento nos perfis de mídia social.

Através da coleta de leads, bem como automação de marketing, ele promove concursos e a criação de páginas de destino. Com ele você consegue aumentar o número de seguidores e coletar dados de contato, como e-mail, por exemplo.

5. Sorteador

O sorteador é um aplicativo um pouco diferente da maioria, ele sorteia números, assim como nomes.

É uma ferramenta mais simples e um pouco mais trabalhosa, pois você mesmo quem deverá consultar os comentários e verificar se o vencedor cumpriu todas as regras, para assim poder receber o prêmio.

Conclusão

Agora que você sabe como fazer sorteio no Instagram, esperamos que você absorva todas essas informações e consiga colocar em prática.

E através dessas práticas aumente sua visibilidade. E, por consequência, seus lucros. Porém, não esqueça que o planejamento é essencial e não pode ser desprezado.