chá de hortelã pimenta

Chá de hortelã pimenta: conheça seus benefícios e como fazer

Chá de hortelã pimenta é uma das formas nas quais a planta é utilizada por suas propriedades medicinais, que também envolvem o óleo essencial, xaropes e até cosméticos. Quem nunca tomou um chá para curar uma dor no estômago? Essa é uma de suas indicações.

Já que falamos sobre essa erva, você já parou para pensar que o óleo essencial dela e o próprio chá de hortelã pimenta podem trazer diversos benefícios para a nossa saúde? Como muitas outras folhas, ela possui propriedades medicinais que precisamos usar para cuidar do nosso corpo.

Por isso, neste artigo vamos mostrar como o chá de hortelã pimenta, que fazemos em casa, pode ser usado para cuidar da nossa saúde, além de vermos duas formas de prepará-la de uma maneira fácil e simples.

Se você ficou interessado, continue aqui e acompanhe! Boa leitura.

Chá de hortelã pimenta: quais são os benefícios?

As terapias alternativas na medicina buscam sempre diferentes ervas para fazer um tratamento natural, sem adição de muitos elementos químicos e agressivos ao nosso corpo.

O uso do óleo essencial da hortelã-pimenta, assim como de outras folhas, é bastante comum, principalmente quando o intuito é tratar de estresse, insônia ou outros problemas psicológicos.

Porém, saindo um pouco do ramo medicinal e trazendo para dentro de nossas casas, é possível fazer uma terapia caseira, sem gastar muito, e que ainda é deliciosa: o chá de hortelã pimenta.

Com um gosto um pouco mais forte que outras ervas, esse tipo de hortelã tem caído no gosto de muitas pessoas devido às suas propriedades.

Para o nosso organismo, o consumo desse tipo de chá pode trazer os seguintes benefícios:

Chá de hortelã pimenta é excelente para dores no estômago

Pessoas que têm dores no estômago com frequência podem ingerir o chá de hortelã pimenta como um tratamento alternativo. O uso de remédios com frequência pode não ser suficiente ou acostumar o nosso corpo com os seus elementos químicos (e deixar de fazer efeito com o tempo).

Se você tem problemas crônicos no estômago, essa terapia alternativa é ainda mais indicada, já que pode vir intercalada com o tratamento indicado pelo seu médico especialista e pela sua opção de usar cuidados naturais.

Ele também serve como tratamento para irritação na pele

Como muitas outras ervas, o hortelã-pimenta possui efeitos calmantes. Esse benefício pode ser usado não somente em casos de pessoas com ansiedade ou excesso de estresse, como também para irritação na pele.

O consumo do chá de hortelã pimenta faz com que o nosso organismo sinta os efeitos calmantes e consiga levar essa neutralidade para a epiderme. Pessoas que sofrem com urticárias, rosáceas e outros problemas de irritação na pele podem ingerir este chá para ajudar no tratamento.

Reduza gases intestinais com o chá de hortelã pimenta

O efeito calmante pode ser usado também para outras partes do nosso corpo. Além de ajudar o estômago, pessoas com muitos gases intestinais e que até mesmo possuem problemas de irritação no estômago devem consumir o chá de hortelã pimenta como uma terapia alternativa.

A nossa dica é que, em casos mais graves, como Doença de Crohn, o uso do óleo essencial dessa erva e de cápsulas que contenham elementos dela sejam também opções viáveis para o tratamento concomitante aos da medicina tradicional.

Inchaço no corpo

Por fim, pessoas que sofrem com inchaço no corpo podem também usar o chá de hortelã pimenta ou também o óleo essencial da erva. Já que ele age como calmante, as partes do nosso corpo que estão com problema de circulação voltam a ficar normais e perder o aspecto inchado.

É importante salientar que, embora seja usado em dietas, o uso desse chá não emagrece! A sua única função é desinchar, já que melhora a circulação sanguínea em várias partes do nosso corpo.

Como se faz o chá de hortelã pimenta?

Descobrimos até aqui, então, que o chá de hortelã pimenta é uma ótima opção para cuidar do bem-estar do nosso organismo. Existem outras ervas que ajudam a tratar o nosso corpo e que podem servir de tratamento alternativo na medicina humana.

Para você que quer experimentar esse chá, existem duas formas de prepará-lo e tomar em casa. Veja como fazer:

Chá de hortelã pimenta puro

Se você curte saborear um chá de verdade, é possível prepará-lo somente usando as folhas amassadas e misturadas com água filtrada fervente.

Para isso, basta apenas esquentar a água, jogar as folhas no copo e misturar. Caso fique muito amargo, misture um pouco do adoçante de sua preferência.

Chá misturado com outras ervas

Se você já é uma pessoa que gosta de misturar sabores e não quer sentir o gosto amargo do chá de hortelã pimenta, recomendamos que faça com outras ervas, como camomila ou a própria hortelã comum.

Essa mistura pode trazer outros benefícios para a sua bebida e dar uma sensação mais adocicada.

Conclusão

Mesmo que existam tratamentos altamente tecnológicos nos dias de hoje, o nosso bom e velho amigo, o chá, pode ajudar com inúmeros problemas, como irritação na pele, dor de estômago e até mesmo inchaço.

As ervas naturais são excelentes opções para quem quer investir em uma terapia alternativa e fugir somente dos cuidados médicos com remédios e outros métodos mais agressivos ao nosso corpo.

O chá de hortelã pimenta pode parecer simples, mas traz benefícios interessantes para o organismo. Por isso, sempre que precisar, busque saber sobre como um chá pode ajudar no seu problema e se os óleos essenciais também servem como um tratamento.