Jambo Amarelo

Jambo (Syzygium jambos): as principais informações sobre a árvore

Jambo (Syzygium jambos) é uma árvore ornamental e frutífera de até 15 m de altura, originária do Sudeste Asiático, possui casca castanha escura e lisa. As folhas são lanceoladas, escuras e verdes brilhantes. As flores são formadas em cachos no final dos ramos.

Partes de plantas são usadas medicinalmente contra febre, diarreia, disenteria, catarro, diabetes, feridas nos olhos, reumatismo, varíola, asma, bronquite e rouquidão.

As frutas, suculentas e doces, podem ser comidas cruas, cozidas ou transformadas em sobremesas.

As flores podem ser cristalizadas. O óleo essencial da planta é usado para fazer perfume. A casca contém tanino e corante marrom.

A madeira é de peso médio a pesado, forte e suscetível a ataques de cupins. É usado para postes de cercas, estacas de plantas, móveis, construção, etc. Também produz excelente combustível e carvão.

Jambo (Syzygium jambos): características físicas

O Jambo, ou Syzygium jambos é uma árvore perene que cresce até 8 m (26 pés) por 8 m (26 pés) a uma taxa média.

É difícil de zonear (Reino Unido) 10. As flores são polinizadas por abelhas, insetos. A planta é autofértil.

Adequado para: solos leves (arenosos), médios (argilosos) e pesados ​​(argilosos) e pode crescer em solos nutricionalmente pobres. PH adequado: solos ácidos, neutros e básicos (alcalinos) podendo crescer em solos muito alcalinos.

Pode crescer à meia-sombra (bosques claros) ou sem sombra. Prefere solo úmido ou úmido e pode tolerar a seca.

Usos comestíveis do Jambo (Syzygium jambos)

Frutas – geralmente comidas cruas, as frutas também podem ser cozidas, transformadas em geleias, doces, etc. De sabor doce com textura crocante e crocante, a fruta é um pouco a muito suculenta e tem uma fragrância delicada de água de rosas.

Quando cozinhados com cremes ou pudins, conferem um sabor a rosa. A cavidade grande e oca da semente é às vezes utilizada para encher os frutos e assá-los.
Os frutos do jambo devem ser manuseados com muito cuidado após a colheita porque se machucam facilmente e então perdem sua crocância. O fruto mede até 4cm x 6cm. Em todo o mundo tropical, a fruta é consumida principalmente por crianças. Raramente é comercializado.
Em casa, às vezes é cozido com um pouco de açúcar e servido como sobremesa. A fruta pode ser destilada para produzir uma água de rosas que é considerada igual à melhor obtida a partir de pétalas de rosa. Flores – cristalizadas.

Usos Medicinais do Jambo

Várias partes da árvore jambo são usadas medicinalmente como um tônico ou diurético. Na Índia, a fruta é considerada um tônico para o cérebro e o fígado. Uma infusão da fruta atua como um diurético. Acredita-se que uma preparação adoçada das flores reduza a febre.
As sementes são empregadas contra diarreia, disenteria e catarro. Na Nicarágua, afirma-se que uma infusão de sementes torradas e em pó é benéfica para os diabéticos. Dizem na Colômbia que as sementes têm propriedade anestésica. A decocção de folhas é aplicada em olhos inflamados, também serve como diurético e expectorante e no tratamento de reumatismo.
O suco das folhas maceradas é tomado como febrífugo. Folhas em pó foram esfregadas nos corpos de pacientes com varíola para o efeito de resfriamento. A casca contém 7-12,4% de tanino. É adstringente, emético e catártico. A decocção é administrada para aliviar a asma, bronquite e rouquidão. O povo cubano acredita que a raiz é um remédio eficaz para a epilepsia.

Outros usos do Syzygium jambos

Usos agroflorestais: Se as plantas jovens forem podadas severamente, elas se tornam muito densas e formam uma sebe anti-vento eficaz, se não particularmente bonita. As plantas desenvolvem sistemas de raízes massivos e podem ser úteis para estabilizar solos nas margens de rios.

No entanto, o crescimento denso do topo pode interromper o crescimento de qualquer planta abaixo, e isso às vezes leva à erosão da folha, a menos que a copa seja desbastada. As abelhas produzem um fluxo consistente e pesado de mel âmbar das flores.
Outros usos Um óleo essencial de cor amarela, importante na indústria de perfumes, é derivado das folhas por destilação. Contém, entre outras propriedades, 26,84% dl-a-pineno e 23,84% l-limoneno, e pode ser utilizado como fonte desses elementos para uso na indústria de perfumes.
A casca do jambo contém 7% de tanino com base no peso seco e é usada pelos moradores locais para fins
de curtimento e tingimento. A casca também produz um corante marrom. Os ramos flexíveis dividem-se facilmente. Eles são avaliados para fazer pau, aros para grandes tonéis de açúcar e também são avaliados para tecer grandes cestos.
O cerne é vermelho-escuro ou marrom; o alburno é branco. A madeira é reta e de veia fechada, de peso médio a pesado, forte. Não é durável no solo e está sujeito ao ataque de cupins de madeira seca.
Geralmente é muito pequeno para muitas finalidades, mas é comumente usado para postes de cercas, estacas de plantas, etc., e peças maiores podem ser usadas para fazer móveis, raios para rodas, braços para poltronas, joelhos para todos os tipos de barcos, vigas para construção, armações para instrumentos musicais (violinos, guitarras, etc.) e caixas de embalagem. Também é popular para torneados em geral. A madeira é um excelente combustível e carvão.
Detalhes de cultivo do Jambo

Floresce apenas em climas tropicais e quase tropicais, geralmente abaixo de altitudes de 1.200 metros, mas até 2.300 metros no Equador.

Tem sucesso em áreas secas, mas frutifica melhor em regiões mais úmidas. Em seus limites climáticos, como na Califórnia, a árvore cresce vigorosamente, mas não dá frutos. Ele cresce melhor em áreas onde as temperaturas diurnas anuais estão na faixa de 18 – 38 ° C, mas pode tolerar 5 – 40 ° C.
A planta do jambo madura pode tolerar temperaturas ocasionais de até cerca de -3 ° C. Ele prefere uma precipitação média anual na faixa de 1.200 – 1.600 mm, mas tolera 700 – 4.000 mm. Não gosta de estações secas, a menos que cresça em solos com níveis de umidade adequados.
É bem-sucedido em qualquer solo razoável em pleno sol ou sombra parcial do dia. As plantas jovens requerem alguma sombra e um ambiente úmido. Tolera pobres, solos arenosos e alcalinos, mas cresce lentamente e se reproduz mal. Frequentemente encontrado em solos mal drenados.
Prefere um pH na faixa de 5,5 – 7, tolerando 5 – 8. Diz-se que a árvore tolera vento e sal. As árvores se naturalizaram completamente nas partes mais úmidas da Guatemala. A regeneração natural a partir de sementes em locais adequados é geralmente abundante e ocorrerá em quase todas as condições. As plantas jovens têm uma taxa de crescimento lenta, acelerando à medida que envelhecem.
As plantas de dois anos têm cerca de 80 cm de altura, até 3 metros aos 7 e 4,5 metros aos 10 anos. Árvores cortam muito vigorosamente. Uma planta pode produzir densos ramos de brotos de até 3,6 metros de altura apenas 12 meses após ser cortada ao nível do solo.
A frutificação do jambo pode ser esperada dentro de 4 anos, especialmente de plantas em camadas. Em algumas áreas floresce e frutifica esporadicamente quase todo o ano, enquanto em outras áreas tem uma estação de frutificação clara. As árvores ao ar livre geralmente frutificam abundantemente, mas a frutificação diminui à medida que a sombra aumenta.
Na Índia, diz-se que uma macieira-rosa madura produz 2 kg de frutos a cada temporada. Os frutos são, claro, muito leves porque são ocos, mas este é um retorno muito pequeno para uma árvore que ocupa tanto espaço. Árvores cortam muito vigorosamente. Cor Bloom: Branco / Quase Branco Creme / Castanho.

Propagação

Semente – as sementes têm uma viabilidade muito curta e nenhuma dormência; eles geralmente germinam bem dentro de 10 – 120 dias se semeados frescos. Semeie a semente à sombra, firmando-a suavemente no solo e regue bem, mas tenha cuidado para não lavar a semente.

Uma única semente geralmente dá origem a 3 – 8 mudas e a maioria delas é fiel ao tipo. As plantas jovens são mal transplantadas, por isso devem ser colocadas em vasos individuais assim que forem grandes o suficiente para serem manuseadas e antes que as raízes tenham crescido muito. As plantas jovens precisam de sombra. Camadas de ar.

Outros nomes

Utros nomes que o jambo é conhecido são, Pomarosa, Wax Apple, Jambu Mawa, Poma Rosa, Chom pu nam, Chom pu, Chumpu sa, Farang nam, Golabjamli, Golapi jamu, Gulab jamun, Gulabjamb, Jambavam, Jambu bulu, Jambu desrana, Jambu kelampok, Jambere mawaru Jamrul, Jamun, Kavika ni vavalagi, Malabar-ameixa, Malakkachampa, Mjambosa, Mjamini, Pannerale, Pannirkoyya, Perunaval, Rosa-maçã, Sambunaval, Seeni jambu, Veli jambu, eugenia jambosa, gulabu, jambos, jambos , árvore de ameixa malabar, ameixa malabar, manzana rosa, fanrídeo, pomarrosa, rosa pomme, pu tao, pu tao ke, pu tao zhong zi, maçã rosa, maçã rosa | weli jambu / seeni jambu, maçã rosa, rosenapfelbaum, rosenäpple , yambo.

Onde o Jambo é encontrado

O Jambo é encontrado em lugares abertos, geralmente ao redor de vilas, em elevações de 600 a 1.400 metros no Nepal. Mais comumente encontrados em habitats úmidos, como margens de riachos, tornando-se mais freqüentes em altitudes mais elevadas conforme os níveis de precipitação aumentam.

Os países onde a planta foi encontrada são, Bangladesh; China; Índia; Indonésia; República Democrática Popular do Laos; Malásia; Mianmar; Nepal; Tailândia; Vietnã, África, Andamans, Ásia, Austrália, Bangladesh, Brasil, Birmânia, Camboja, Camarões, África Central, América Central, China, Colômbia, Ilhas Cook, Costa Rica, África Oriental, Timor Leste, Fiji, Gana, Guiana, Guiné -Bissau.
O Jambo também é encontrado em, Guiana, Haiti, Havaí, Índia, Indochina, Indonésia, Jamaica, Laos, Madagascar, Malawi, Malásia, Moçambique, Mianmar, Nepal, América do Norte, Nordeste da Índia, Pacífico, Papua Nova Guiné, Filipinas, PNG, Sudeste Asiático, Serra Leoa, Somália, África do Sul, América do Sul, Sri Lanka, Suriname, Tanzânia, Tailândia, Timor-Leste, Tonga, Uganda, EUA, Venezuela, Vietnã, África Ocidental, Zimbábue.

⚠️Perigos Conhecidos

Diz-se que as sementes do jambo são venenosas. Uma quantidade desconhecida de ácido cianídrico foi relatada nas raízes, caules e folhas. Um alcalóide, a jambosina, foi encontrado na casca da árvore e nas raízes, e as raízes são consideradas venenosas.

Traduzido de https://pfaf.org/user/Plant.aspx?LatinName=Syzygium+jambos