Hospedagem cloud grátis

O que é ser um bom motorista?


Muitas pessoas acreditam que um bom motorista é aquele que tem anos de experiência prática ou é aquele que segue à risca todas as leis de trânsito e preza pela segurança de todos, porém não adianta ter todas as técnicas de condução e não respeitar as regras de trânsito.

Um bom motorista

É importante que o condutor entenda que ele não está dirigindo sozinho, ser um bom motorista vai além de seu domínio técnico, é muito mais sobre como o indivíduo se comporta em frente a sociedade de forma geral.

Uma das maiores causas de acidentes de trânsito são os fatores humanos, e sua grande maioria é um acidente evitável, ou seja, poderia ser evitado. A falta de atenção, brigas e uso de entorpecentes aumentam muito as chances de acontecer algum acidente de trânsito. 

Um bom motorista deve adotar cada vez mais uma direção defensiva ao conduzir um veículo. Por isso, a seguir, vamos entender o que é direção defensiva e como ela ajuda o motorista a ter mais cuidado no trânsito, assegurando assim sua segurança e a de demais condutores.
 

O que é Direção Defensiva?


A direção defensiva é um dos conteúdos ensinados em vários cursos nos centros de formação de condutores, porém hoje em dia existem também vários curso de direção defensiva online, sendo mais acessível ao motorista descobrir quais são os cuidados que ele deve ter quando está dirigindo um veículo. 

Direção defensiva se refere aos cuidados que o motorista deve adotar para evitar acidentes ao dirigir um veículo garantindo a segurança no trânsito. Ela envolve o planejamento, organização e observação para garantir uma condução segura e assim evitar acidentes.

Um motorista está praticando direção defensiva quando ele verifica periodicamente as condições de seu veículo, adota uma postura correta ao dirigir, ajustar os espelhos retrovisores e evitar o uso de celular e música alta, por exemplo, evite dirigir com fome, cansado ou sob o efeito de alguma substância psicoativa. 

Resumindo, é quando o motorista adota um conjunto de técnicas para evitar acidentes, apesar das ações incorretas de outros condutores e das condições adversas que possam ocorrer quando dirigindo o veículo.
 

Atitudes de um bom motorista


Vamos conferir a seguir algumas atitudes que um bom motorista deve ter. A direção defensiva depende muito mais dos cuidados com o veículo do que do domínio que o motorista exerce sobre ele e da autoconfiança que tem na direção.

  •  Preparação do veículo


É dever do motorista se certificar de que seu veículo está em boas condições para trafegar e levar o veículo periodicamente para revisão de pneus, fluidos, luzes, freios, parte elétrica e bateria do veículo, todos esses cuidados previnem problemas e conservam as peças do veículo em bom estado.

  •  Preparação do percurso


Antes de viajar para algum lugar, você deve tomar conhecimento, planejar e só depois realmente ir. Por isso é importante conhecer o trajeto, conhecer as atividades comerciais, bancárias, industriais e residenciais, pois se algo acontecer você estará preparado para agir rápido e conscientemente.

  •  Preparação de si mesmo


Como o motorista é a principal figura para a segurança no trânsito, ele deverá estar preparado para deixar de lado suas frustrações, ansiedade e medo na hora de dirigir, procure usar calçados firmes que não prejudiquem sua utilização dos pedais e portar todos os documentos obrigatórios do motorista e do veículo.

  •  Uso correto do cinto de segurança


O uso do cinto de segurança é obrigatório para o motorista e para os passageiros, sendo de responsabilidade do condutor fazer com que os passageiros o utilizem. O sinto de segurança é importante pois evita que seu ocupante seja lançado para fora do veículo, assim diminuindo o choque dos ocupantes contra o painel, o volante, o para-brisa, os bancos dianteiros ou entre si e mantém o condutor em sua posição, para que ele possa ter mais agilidade para tentar reverter a situação.

  •  Manter uma velocidade segura


É importante o motorista sempre manter uma velocidade segura e nunca ultrapassar os limites de velocidades estabelecidos em cada lugar, É preciso que o condutor observe constantemente as condições físicas da via que está transitando e levar em consideração se o trânsito está muito movimentado.
 

Características de um bom motorista


Algumas características que devem estar presentes em um bom motorista são: Respeito, atenção e paciência. Vamos ver mais detalhadamente sobre cada uma dessas características a seguir.

  • Respeito


Os motoristas e pedestres por compartilharem dos mesmos locais para se deslocar precisam interagir entre si, assim um bom motorista deve exercitar a gentileza e ter empatia com o próximo, para garantir o bem comum.

  • Atenção


A atenção é uma das principais características que um bom condutor deve apresentar. O motorista deve estar sempre atento ao que acontece em sua volta enquanto está dirigindo, deve estar sempre em alerta, a fim de impedir que acidentes aconteçam.

  •  Paciência


Muitas vezes no trânsito é difícil ser paciente, porém é um exercício que um bom motorista deve ter para evitar entrar em situações desconfortáveis. Por isso é bom evitar confrontos e confusões e sempre manter uma boa postura frente a situações adversas.

Conclusão


Conseguimos entender que a direção defensiva é importante pois ela ensina ao motorista quais cuidados e atitudes devem ser seguidas a fim de evitar acidentes ao dirigir um veículo e descobrimos os meios de se aprender sobre direção defensiva, sendo por um centro de formação de condutores ou por algum curso de direção defensiva

Compreendemos que são várias as atitudes a serem tomadas pelo motorista, sendo elas: preparação do veículo, preparação do percurso, preparação de si mesmo, uso correto do cinto de segurança e manter uma velocidade segura e que todas elas contribuem para um melhor motorista. 

E por último vimos algumas características necessárias para que o condutor melhore a sua segurança e a segurança dos outros no trânsito, sendo a paciência, atenção e respeito, e que todas essas informações contribuem para a formação de um bom motorista que esteja apto a evitar conflitos e acidentes no trânsito.

Qualquer outra dúvida sobre o assunto estamos à disposição para ajudar, ok?

Até a próxima!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.
Postagem Anterior Próxima Postagem