Carteiras Digitais

Carteiras Digitais: o que são, vantagens e as tendências para 2021

O avanço tecnológico tem trazido várias melhorias para a vida cotidiana, e a incorporação de soluções inovadoras também são perceptíveis nas empresas que passam por reformulações estruturais de gestão. A tecnologia é inserida nas empresas desde o controle de presença até transações bancárias de rotina.

Tais avanços permitem às empresas dispor de um novo mecanismo de apoio às operações financeiras, conhecidas como carteiras digitais, que nada mais são do que aplicativos de armazenamento de dinheiro virtual e criptomoedas, que efetuam transações para envio, compra ou recebimento de fundos.

No entanto, antes de começar a usar, é importante entender o conceito por trás da tecnologia e como funcionam as carteiras digitais na prática.

Portanto, iremos abordar os conceitos fundamentais para que as carteiras digitais tornem uma realidade no seu dia a dia tornando as tarefas menos burocráticas e o seu dia de trabalho mais produtivo do que nunca.

O conceito por trás das Carteiras Digitais

As carteiras digitais, traduzida da palavra em inglês “e-wallet” digital, é um método digital que permite a processa transações financeiras entre usuários e sua conta bancária através de aplicativos instalados em um smartphone.

Por décadas, os cartões de crédito e débito dominaram o cenário das transações bancárias, sendo o meio mais seguro e ágil de realizar pagamentos por intermédio das famosas maquininhas de cartão.

A pandemia impulsionou a transformação digital e, surfando nesta onda, os meios de pagamento sofreram um avanço tecnológico, consolidando as carteiras digitais como meio de pagamento que veio para ficar.

As chamadas carteiras digitais têm a mesma função dos cartões e são utilizadas por meio de smartphones.

Como funcionam as carteiras digitais? 

Quando falamos em soluções tecnológicas de meios de pagamento, as carteiras digitais eletrônicas são um assunto bastante atual.

Isso porque mesmo que o usuário não possua nenhum tipo de cartão do banco ainda é possível utilizá-las, basta efetuar um pagamento via boleto bancário e o valor é depositado na conta da carteira digital do usuário. 

A nova tecnologia funciona por meio de aplicativos instalados no smartphone do usuário. A carteira digital armazena o dinheiro na nuvem garantindo assim praticidade e o mais importante, segurança. 

As carteiras digitais são amplamente utilizadas para transações na Internet, porém,  os dispositivos eletrônicos estão sendo preparados para se adaptar à nova tecnologia

A tecnologia NFC (Near Field Communication), por exemplo, permite a conexão entre dispositivos, facilitando ainda mais os pagamentos. 

Estamos vivendo uma verdadeira revolução tecnológica dos meios de pagamento que promete transformar completamente a forma como fazemos compra e vai impactar diretamente a vida das pessoas e sua relação com o dinheiro.

Agora, vamos dar uma olhada nas vantagens?!

O maior benefício das carteiras digitais, é tornar o processo de pagamento ágil e seguro, sem a necessidade de adicionar dados a cada compra. 

As carteiras digitais tornam as transações seguras, onde riscos de clonagem ou vazamento de informações não existem mais, já que as informações passam a ser enviadas criptografadas e os cartões físicos deixam de fazer parte do processo de compra.

A segurança torna a compra mais confiável, pois grande parte das pessoas se sentem inseguras em incluir dados pessoais em plataformas online.

A revolução tecnológica é uma realidade no dia a dia das pessoas, tornando as compras online um momento seguro e agradável. 

Tendências para os meios de pagamento

Com a incrível agilidade e segurança que as transações e processos de pagamento se tornaram, o uso das carteiras digitais vem ganhando mais adeptos de forma orgânica.

Algumas plataformas de compras online oferecem o uso das carteiras digitais como alternativa de pagamento. 

Para fazer isso, basta aproximar o smartphone ao dispositivo de leitura para que o processamento do pagamento. É seguro e prático para ambas as partes. 

A carteira digital torna o pagamento mais seguro e a taxa de conversão dos varejistas adeptos é mais alta.

O uso de e-wallets é uma realidade sólida quando se trata de compras feitas através de aplicativos de entregas. Este crescimento apenas confirma a aderência dos consumidores à nova tecnologia.

As carteiras digitais adentram o mercado das empresas e vale citar o exemplo da Sodexo, empresa especializada em oferecer soluções para benefícios corporativos, ela conta com o produto Sodexo Multi, uma carteira digital que une um cartão pré-pago, aplicativo e plataforma de gestão de gastos.

Conta ainda com soluções para despesas corporativas, viagens, hotéis, farmácia, home-office e premiação.

A carteira digital corporativa é vantajosa para o colaborador, que tem total controle dos gastos, e para o RH da empresa.